A relação dos alunos com os saberes compartilhados nas aulas de educação física

Autores

  • Omar Schneider
  • José Geraldo Silveira Bueno

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.2860

Palavras-chave:

Educação Física. Saberes escolares. Relações com o saber

Resumo

O trabalho dá prosseguimento a uma série de análises realizadas no ano de 1999 e que se referem à pesquisa Diagnóstico da Educação Física no Estado do Espírito Santo. Nesta nova análise, discute-se duas questões que fazem parte de um questionário com dezessete perguntas aplicadas aos alunos do ensino médio da Rede Pública da Região da Grande Vitória. Analisa-se especialmente, a questão nº 3 (Você gosta das aulas de Educação Física? Por quê?) e a questão nº 5 (O que você faz e aprende nas suas aulas de Educação Física? O que o seu professor ou professora mais ensina?). Utilizando como referência os estudos de Charlot (2000 e 2001), em relação às figuras do aprender, propõe-se uma nova análise a essa parte dos dados. Para tanto, volta-se a atenção para os saberes que os alunos reconhecem como os que foram compartilhados pela Educação Física durante o processo de escolarização. Com base nessa referência teórica, problematiza-se essa relação, em termos da distinção entre saber-objeto, saberes de domínio e saberes relacionais, estes dois últimos muito presentes nas aulas de Educação Física, mas pouco privilegiados como objetos de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-12-27

Como Citar

SCHNEIDER, O.; BUENO, J. G. S. A relação dos alunos com os saberes compartilhados nas aulas de educação física. Movimento, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 23–46, 2007. DOI: 10.22456/1982-8918.2860. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2860. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Em foco #1