ANÁLISE DO CONHECIMENTO TEÓRICO-METODOLÓGICO DOS PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA DO CEFD/UFSM EM RELAÇÃO À SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA.
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.2315Palavras-chave:
Educação Física. Ensino. Conhecimento. Currículo.Resumo
Este estudo justifica-se por contribuir com modificações no currículo do curso de Educação Física (EF) – Licenciatura Plena – Centro de Educação Física e Desportos/ Universidade Federal de Santa Maria), no sentido da qualificação dos métodos de ensino dos futuros professores de EF que atuarão na escola. Objetiva analisar se professores do CEFD possuem clareza quanto ao conhecimento teórico-metodológico utilizado na elaboração/desenvolvimento de sua prática pedagógica. Utiliza-se entrevista estruturada no esquema paradigmático apresentado por Sanchez Gamboa (2002), e analisam-se os pressupostos ontológicos desses professores. Entre outros aspectos, constatou-se que eles não possuem clareza quanto ao conhecimento teórico-metodológico utilizado na sua ação pedagógica, por existirem incoerências nas concepções, o que reflete diretamente na EF escolar.
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