ANÁLISE DO CONHECIMENTO TEÓRICO-METODOLÓGICO DOS PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA DO CEFD/UFSM EM RELAÇÃO À SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA.

Autores

  • Daniele de Vargas Michelotti UFSM
  • Maristela da Silva Souza UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.2315

Palavras-chave:

Educação Física. Ensino. Conhecimento. Currículo.

Resumo

Este estudo justifica-se por contribuir com modificações no currículo do curso de Educação Física (EF) – Licenciatura Plena – Centro de Educação Física e Desportos/ Universidade Federal de Santa Maria), no sentido da qualificação dos métodos de ensino dos futuros professores de EF que atuarão na escola. Objetiva analisar se professores do CEFD possuem clareza quanto ao conhecimento teórico-metodológico utilizado na elaboração/desenvolvimento de sua prática pedagógica. Utiliza-se entrevista estruturada no esquema paradigmático apresentado por Sanchez Gamboa (2002), e analisam-se os pressupostos ontológicos desses professores. Entre outros aspectos, constatou-se que eles não possuem clareza quanto ao conhecimento teórico-metodológico utilizado na sua ação pedagógica, por existirem incoerências nas concepções, o que reflete diretamente na EF escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele de Vargas Michelotti, UFSM

Professora especialista em Educação Física escolar – CEFD/UFSM. Santa Maria, RS, Brasil. E-mail: danielemichelotti@yahoo.com.br

Maristela da Silva Souza, UFSM

Professora Adjunta do CEFD/UFSM, Santa Maria, RS, Brasil. Orientadora do estudo. E-mail: souzamaris@bol.com.br

Publicado

2008-09-04

Como Citar

MICHELOTTI, D. de V.; SOUZA, M. da S. ANÁLISE DO CONHECIMENTO TEÓRICO-METODOLÓGICO DOS PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA DO CEFD/UFSM EM RELAÇÃO À SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Movimento, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 63–82, 2008. DOI: 10.22456/1982-8918.2315. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2315. Acesso em: 25 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais