INVERSIÓN SIN RETORNO EN LA CARRERA DOCENTE: ESTÚDIO DE CASOS CON PROFESSORES DE EDUCACIÓN FÍSICA DE MAGISTERIO PÚBLICO ESTADUAL DE SANTA CATARINA

Autores/as

  • Margareth Porath Universidade Federal de Santa Catarina
  • Priscila Jochem Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alexandra Folle Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gelcemar Oliveira Farias Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Juarez Vieira do Nascimento Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.23058

Palabras clave:

Inversión sin retorno serena, inversión sin retorno amarga. Carrera docente. Educación Física.

Resumen

El objetivo de este estudio fue analizar la fase de inversión sin retorno profesional de los profesores de Educación Física. En este estudio, con casos de historias de vida, participaron cuatro profesores de Educación Física, con más de veinticinco años de intervención profesional en el magisterio público estadual de Florianópolis. En la toma de datos fueron utilizados entrevistas semi-estructuradas, que fueron analizadas por medio de la técnica de análisis de contenido. Las evidencias encontradas retratan el triste no retorno económico pautado por el descaso gubernamental, de forma que el no retorno sereno de la inversión  es reflejado por el periodo de baja por enfermedad, en el cual los docentes podrán invertir en sus proyectos personales.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Margareth Porath, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e especialização em Metodologia e Treinamento em Voleibol pela Universidade Gama Filho (2007). Atualmente é professora e técnica de voleibol na Associação dos Empregados da Eletrosul (ELASE). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar e treinamento esportivo.

Priscila Jochem, Universidade Federal de Santa Catarina

Priscila Jochem possui graduação em educação física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2002) e especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Veiga de Almeida (2004). Possui experiência organização de competições esportivas; arbitragem de voleibol, futebol e triatlon, sendo atualmente professora de musculação e natação na Academia Aqualine em São José/SC e árbitra da categoria Nacional da Confederação Brasileira de Voleibol ( CBV ) e Federação Internacional de Voleibol (FIVB)

Alexandra Folle, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Educação Física (2002) e e especialização em Esporte Escolar (2004) pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó. Mestre em Educação Física (2009) e Doutoranda em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do Curso de Educação Física do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: carreira docente, desenvolvimento profissional, nível de satisfação profissional, formação esportiva, basquetebol.

Gelcemar Oliveira Farias, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui Graduação em Licenciatura em Educação Física (1996) e Especialização em Educação Física Escolar (1998) pela Universidade Federal de Pelotas. Mestrado em Educacao Fisica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Doutora na área de Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente realiza o Curso de Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física, prática pedagógica, didática, atividade física, recreação e lazer e docência.

Juarez Vieira do Nascimento, Universidade do Estado de Santa Catarina

Licenciatura em Educação Física pela Faculdade Salesiana de Educação Física (1982), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1988) e doutorado em Ciências do Esporte pela Universidade do Porto (1998). Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Diretor do Centro de Desportos da UFSC. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Formação Profissional e Pedagogia do Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, formação inicial, voleibol, desenvolvimento profissional e currículos e programas.

Publicado

2011-12-13

Cómo citar

PORATH, M.; JOCHEM, P.; FOLLE, A.; FARIAS, G. O.; NASCIMENTO, J. V. do. INVERSIÓN SIN RETORNO EN LA CARRERA DOCENTE: ESTÚDIO DE CASOS CON PROFESSORES DE EDUCACIÓN FÍSICA DE MAGISTERIO PÚBLICO ESTADUAL DE SANTA CATARINA. Movimento, [S. l.], v. 17, n. 4, p. 203–222, 2011. DOI: 10.22456/1982-8918.23058. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/23058. Acesso em: 25 jun. 2025.

Número

Sección

Artículo Original