EDUCAÇÃO FÍSICA E INCLUSÃO: A EXPERIÊNCIA NA ESCOLA AZUL

Autores

  • José Francisco Chicon Departamento de Ginástica, Centro de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Espírito Santo
  • Katiuscia Aparecida Moreira de Oliveira Mendes Professora mestre em Educação Física
  • Maria das Graças Carvalho Silva de Sá Departamento de Ginástica, Centro de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.21257

Palavras-chave:

Inclusão. Educação Física Escolar. Cotidiano

Resumo

Estudo de caso com aproximações etnográficas, objetivando investigar e analisar o processo de inclusão de dois alunos com necessidades educacionais especiais (NEEs) no espaço-tempo das aulas de Educação Física. Os instrumentos utilizados foram o diário de campo e a observação participante. Os dados empíricos nos chamam a atenção para um problema grave na Educação/Educação Física: a escola, no processo de inclusão, pode estar formando os alunos para reproduzirem atitudes de segregação de alunos com NEEs por deficiência, tornando natural a não participação deles nas atividades escolares e sociais, mantendo, por dentro do processo de inclusão, a exclusão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Francisco Chicon, Departamento de Ginástica, Centro de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor adjunto do Departamento de Ginástica; integrante do Programa de Pós-Graduação em Educação Física; coordenador do Laboratório de Educação Física Adaptada (LAEFA), da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil. E-mail: chiconjf@yahoo.com.br

Katiuscia Aparecida Moreira de Oliveira Mendes, Professora mestre em Educação Física

Professora mestre em Educação Física.

Maria das Graças Carvalho Silva de Sá, Departamento de Ginástica, Centro de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora adjunta do Departamento de Ginástica; coordenadora do Laboratório de Educação Física Adaptada (LAEFA), da Universidade Federal do Espírito Santo

Downloads

Publicado

2011-12-02

Como Citar

CHICON, J. F.; MENDES, K. A. M. de O.; SÁ, M. das G. C. S. de. EDUCAÇÃO FÍSICA E INCLUSÃO: A EXPERIÊNCIA NA ESCOLA AZUL. Movimento, [S. l.], v. 17, n. 4, p. 185–202, 2011. DOI: 10.22456/1982-8918.21257. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/21257. Acesso em: 8 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais