EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS E OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS À EDUCAÇÃO FÍSICA EM CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Rosângela da Conceição Loyola UFES
  • Sandra Soares Della Fonte UFES
  • Zenólia Christina Campos Figueiredo UFES

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.14993

Palavras-chave:

Educação Física. Prática profissional. Docentes

Resumo

O objetivo do estudo foi compreender de que maneira as experiências profissionais singularizam a disciplina Educação Física. Focamos os espaços de interação nos quais ocorria um maior número de experiências produzidas pelos sujeitos na escola. Caracteriza-se como estudo qualitativo, utilizou como principal instrumento a observação participante em espaços-tempos de interação, além dos diálogos e análise de documentos. Os sujeitos colaboradores foram: diretora, pedagogas, professoras regentes e duas professoras de Educação Física. Foram identificadas algumas significações, quais sejam: Educação Física como curinga; disciplina menor; centro das festividades; e lugar de tensão entre profissionalização e desprofissionalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosângela da Conceição Loyola, UFES

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1983) e mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009). Atualmente é estatutário - Secretaria Municipal de Educação de Vitória, professora pesquisadora do Centro de Educação Física e Desporto- Ufes,Linha de pesquisa formação Inicial e continuada. Pprofessora da Faculddade Estacio de Sa de Vitoria, nos Cursos de Bacharel e Licenciatura em Educação Física e ne pedagogia.

Sandra Soares Della Fonte, UFES

Professora Adjunto do Centro de Educação Física e Desportos/UFES. Professora Pesquisadora do LESEF - Laboratório de Estudos em Educação Física. Doutora em Educação pela UFSC.

Zenólia Christina Campos Figueiredo, UFES

Professora Adjunto do Centro de Educação Física e Desportos/UFES. Coordenadora do Práxis - Centro de Pesquisa de Formação Inicial e Continuada em Educação Física. Doutora em Educação pela UFMG.

Downloads

Publicado

2011-03-27

Como Citar

LOYOLA, R. da C.; DELLA FONTE, S. S.; FIGUEIREDO, Z. C. C. EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS E OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS À EDUCAÇÃO FÍSICA EM CONTEXTO ESCOLAR. Movimento, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 177–193, 2011. DOI: 10.22456/1982-8918.14993. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/14993. Acesso em: 2 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais