Prática pedagógica em Educação Física Escolar na pandemia da Covid-19

Autores

  • Alessandra Catarina Martins Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Florianópolis, SC, Brasil https://orcid.org/0000-0002-3145-2291
  • Gabriel Costa de Souza Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Florianópolis, SC, Brasil
  • Franciane Maria Araldi Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Florianópolis, SC, Brasil
  • Alexandra Folle Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Florianópolis, SC, Brasil https://orcid.org/0000-0001-8972-6075

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.138554

Palavras-chave:

Prática Pedagógica, Educação Física, Ensino Remoto, Covid-19

Resumo

O objetivo do estudo foi investigar a prática pedagógica, no ensino remoto, de professores de Educação Física, atuantes no ensino fundamental, da rede federal de educação de Florianópolis, Santa Catarina. Participaram do estudo sete professores. A coleta e a análise dos dados foram realizadas por meio da técnica Entrevista, Transcrição, Categorização e Interpretação (ETCI). A prática pedagógica foi alterada, principalmente com a diminuição das aulas práticas. O uso dos recursos tecnológicos e o aprofundamento dos conteúdos foram vistos como facilitadores, enquanto a falta de conexão da internet e de interação dos estudantes surgiram como os principais desafios da prática pedagógica. A seleção dos conteúdos e a estrutura das aulas não foram amplamente modificadas, e as estratégias de ensino foram fortalecidas com o uso da tecnologia. A dimensão atitudinal foi a mais avaliada, embora os instrumentos avaliativos e o foco do planejamento tenham sido nas aulas teóricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARIOSI, Cinthia Magda Fernandes; RIBEIRO, Fabricio Augusto. Cenário das aulas de Educação Física escolar no contexto da pandemia Covid-19 no Centro-Oeste Paulista. Revista Humanidades e Inovação, v. 8, n. 61, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4290. Acesso em: 8 dez. 2023.

ARRUDA, Eucidio Pimenta; GOMES, Suzana dos Santos; ARRUDA, Durcelina Ereni Pimenta. Mediação tecnológica e processo educacional em tempos de pandemia da covid-19. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 16, n. 3, p. 1730-1753, jul./set. 2021. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v16i3.14788

BARROSO, André Luís Ruggiero et al. Objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação. In: DARIDO, Suraya Cristina. (org.). Educação Física Escolar: compartilhando experiências. São Paulo: Phorte, 2011. p. 24-33.

BETTI, Mauro; ZULIANI, Luiz Roberto. Educação física escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 1, n. 1, p. 73-81, 2002. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1363. Acesso em: 20 nov. 2023.

BOSSLE, Fabiano. Planejamento de ensino na Educação Física: uma contribuição ao coletivo docente. Movimento, v. 8, n. 1, p. 31-39, 2002. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.2635

BRACHT, Valter. Educação Física e aprendizagem social. 2. ed. Porto Alegre: Magister, 1992.

CENTEIO, Erin et al. The success and struggles of Physical Education teachers while teaching online during the covid-19 pandemic. Journal of Teaching in Physical Education, v. 40, n. 4, p. 667-673, June 2021. DOI: https://doi.org/10.1123/jtpe.2020-0295

COLL, César et al. Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artmed, 2000.

CUNHA, Maria Isabel. O bom professor e sua prática. 5. ed. Campinas: Papirus, 1995.

DARIDO, Suraya Cristina. Os conteúdos da Educação Física escolar. In: DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade (org.). Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. p. 64-79.

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações. Educação e Pesquisa, v. 41, n. 3, p. 601-614, jul./set. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-9702201507140384

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 97, n. 247, p. 534-551, set./dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/S2176-6681/288236353

FREIRE, João Batista; SCAGLIA, Alcides José. Educação como prática corporal. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2009.

GOBBI, Erica et al. Promoting physical activity during school closures imposed by the first wave of the covid-19 pandemic: physical education teachers’ behaviors in France, Italy and Turkey. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 17, n. 24, p. 9431, Dec. 2020. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph17249431

GODOI, Marcos; KAWASHIMA, Larissa Beraldo; GOMES, Luciane de Almeida. "Temos que nos reinventar": os professores e o ensino da educação física durante a pandemia de COVID-19. Dialogia, n. 36, p. 86-101, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18659

GODOI, Marcos et al. As práticas do ensino remoto emergencial de educação física em escolas públicas durante a pandemia de COVID-19: reinvenção e desigualdade. Revista Prática Docente, v. 6, n. 1, abr. 2021. DOI: http://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n1.e012.id995

HODGES, Charles et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review, Boulder, Colorado, Mar. 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acesso em: 10 set. 2023.

JEONG, Hyun-Chul; SO, Wi-Young. Difficulties of online physical education classes in middle and high school and an efficient operation plan to address them. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 17, n. 19, p. 7279, Oct. 2020. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph17197279

KIM, Minhyun et al. Physical education teachers’ online teaching experiences and perceptions during the COVID-19 pandemic. Journal of Physical Education and Sport, v. 21, n. 3, p. 2049-2056, Jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.7752/jpes.2021.s3261

KONUKMAN, Ferman; FILIZ, Bijen; ÜNLU, Huseyin. Teachers' perceptions of teaching physical education using online learning during the COVID-19: A quantitative study in Turkey. Plos One, v, 17, n. 6, p. e0269377, Jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0269377

KORCZ, Agata et al. Physical education teachers’ opinion about online teaching during the covid-19 pandemic—comparative study of European countries. Sustainability, v. 13, n. 21, Oct. 2021. DOI: https://doi.org/10.3390/su132111730

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

LOPÉZ-FERNÁNDES, Iván; BURGUEÑO, Rafael; GIL-ESPINOSA; Francisco Javier. High school physical education teachers’ perceptions of blended learning one year after the onset of the covid-19 pandemic. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 18, n. 21, Oct. 2021. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph182111146

LORENZ, Camila F.; TIBEAU, Cynthia. Educação física no ensino médio: estudo exploratório sobre os conteúdos teóricos: estudo exploratório sobre os conteúdos teóricos. Lecturas: Educación Física y Deportes, v. 9, n. 66, nov. 2003. Disponível em: https://efdeportes.com/efd66/medio.htm. Acesso em: 17 nov. 2023.

MACHADO, Roseli Belmonte et al. Educação Física escolar em tempos de distanciamento social: panorama, desafios e enfrentamentos curriculares. Movimento, v. 26, jan./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.106233

MADRID, Silvia Christina de Oliveira et al. Educação Física na escola: o ensino e aprendizagem em tempos de pandemia. Lecturas: Educación Física y Deportes, v. 26, n. 277, p. 2-19, jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.46642/efd.v26i277.2832

MERCIER, Kevin et al. Physical education teachers’ experiences with remote instruction during the initial phase of the covid-19 pandemic. Journal of Teaching in Physical Education, v. 40, n. 2, p. 337-342, Mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.1123/jtpe.2020-0272

MONTEIRO, Sandrelena da Silva. (Re)inventar educação escolar no Brasil em tempos da covid-19. Revista Augustus, v. 25, n. 51, p. 237-354, jul./out. 2020. Disponível em: https://revistas.unisuam.edu.br/index.php/revistaaugustus/article/view/552/301. Acesso em: 29 out. 2023.

NARDON, Tiago Aparecido; GONZÁLEZ, Fernando Jaime. Jogos e brincadeiras: o ensino mediado pelas tecnologias da informação e comunicação. Motrivivência, v. 31, n. 59, p. 1-15, jul./set. 2019. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e58147

NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física: desenvolvendo competências. 2. ed. São Paulo: Phorte, 2006.

NEIRA, Marcos Garcia. Por dentro da sala de aula: conversando sobre a prática. São Paulo: Phorte, 2004.

OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro et al. O trabalho docente sob a ótica dos professores de uma instituição da rede federal de educação profissional científica e tecnológica. Perspectiva, v. 38, n. 3, p. 1-18, 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e65069

OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro et al. Trabalho docente: uma leitura dos professores na instituição da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica. Crítica Educativa, v. 3, n. 2, p. 127-143, jan./jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.150

QUINA, João do Nascimento. A organização do processo de ensino em Educação Física. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança, 2009. Disponível em: https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/2558/1/Estudos%2091%20Jo%c3%a3o%20Quina.pdf. Acesso em: 17 dez. 2024.

RESENDE, Rui. Técnica de investigação qualitativa: ETCI. Journal of Sport Pedagogy & Research, v. 2, n.1, p. 50-57, 2016. Disponível em: http://www.ipg.pt/scpd/files/JSPR_2_1.pdf. Acesso em: 11 set. 2023.

SANTOS, Any Gracielle Brun dos et al. Diagnóstico das aulas de Educação Física no Estado do Rio Grande do Sul durante a pandemia da covid-19. EaD em foco, v. 11, n. 2, 2021. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v11i2.1300

SOARES, Carmen Lúcia et al. Metodologia do ensino da Educação Física. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1992.

SOUZA, Roger Marchesini de Quadros; COUTO, José Cláudio Diniz; COUTO, Luzia Serapicos Martins Diniz. Escolas e a pandemia, ações de enfrentamento do afastamento educacional. Cadernos CERU, v. 31, n. 1, p. 99-115, set. 2020.

VAREA, Valeria; GONZÁLEZ-CALVO, Gustavo. Touchless classes and absent bodies: teaching Physical Education in times of COVID-19. Sport, Education and Society, v. 26, n. 8, p. 831-845, Jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/13573322.2020.1791814

VILCHEZ, Jocelyn et al. Teachers and school health leaders’ perspectives on distance learning physical education during the covid-19 pandemic. Journal of School Health, v. 91, n. 7, p. 541-549, May 2021. DOI: https://doi.org/10.1111/josh.13030

ZAIM-DE-MELO, Rogério; RIZZO, Deyvid Tenner de Souza; RIBEIRO, Edineia Aparecida Gomes. Prática pedagógica e docência: o olhar do professor de educação física no enfrentamento da Covid-19. Revista Kinesis, v. 39, n. 1, p. 1-17, 2021. DOI: https://doi.org/10.5902/2316546464306

Downloads

Publicado

2025-05-29

Como Citar

MARTINS, Alessandra Catarina; COSTA DE SOUZA, Gabriel; ARALDI, Franciane Maria; FOLLE, Alexandra. Prática pedagógica em Educação Física Escolar na pandemia da Covid-19. Movimento, [S. l.], v. 31, p. e31004, 2025. DOI: 10.22456/1982-8918.138554. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/138554. Acesso em: 28 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

<< < 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.