A complexidade e a criticidade dos processos colaborativos de longo prazo

autoestudo de um professor-pesquisador de Educação Física dentro de uma comunidade de saberes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.127557

Palavras-chave:

Formação de professores/as de educação física, Comunidade de prática, Colaboração, Amizade crítica

Resumo

Tem havido um reconhecimento crescente de que os coletivos sociais, como as comunidades de saberes, apoiam a aprendizagem dos/as professores/as e aprimoram a prática docente. Concomitantemente, há poucas pesquisas sobre como essas comunidades se formam, sustentam-se ao longo do tempo, criam saberes e práticas profissionais e transformam a vida profissional de seus/as participantes. Abordamos essas lacunas neste artigo, recorrendo à metodologia de autoestudo para estruturar uma reflexão crítica das experiências de Luiz ao participar de um grupo autônomo de professores/as-pesquisadores/as que constituíram sua própria comunidade de saberes desde 2005. Por meio da amizade crítica, uma lente de pensamento da complexidade guiou a reflexão compartilhada sobre a experiência de Luiz nessa comunidade de saberes, considerando as conexões relacionais, as forças afetivas, as oportunidades de ação e as capacidades proativas que são continuamente reconfiguradas na natureza coletiva das comunidades de aprendizagem. Em conclusão, discutimos tanto a facilitação quanto o cultivo de processos colaborativos de longo prazo em direção a uma perspectiva complexa, crítica e socialmente justa da formação de professores/as de Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Costa, University College Cork, Cork, Ireland

Currently, João serves as Lecturer in Education (Sport Pedagogy) for the UCC B.Ed (Hons) in Sports Studies and Physical Education with contributions to the modules related to Sport Pedagogy, Curriculum and Assessment, Sport Psychology, School Placement, Research Methods, and Research Project. His role also involves the support to postgraduate researchers, and engaging with the community, mainly through CPD and partnering with schools.

Alan Ovens, The University of Auckland, Auckland, New Zealand

Alan is an Associate Professor and Discipline Leader of the Sport, Health and Physical Education Discipline Group. His research focusses on the interacting themes of education, wellbeing and human movement. This work has a particular focus on the changing nature of educational practices and how these emerge and become enabled and constrained within contemporary settings. Conceptually this work draws on sociological and educational theory and is rooted in the application of qualitative and post-qualitative methodologies. In 2021 he was awarded the Sir Alexander Gillies Medal by Physical Education New Zealand for distinguished and outstanding service to Physical Education.

Referências

ALVESSON, Mats; SKÖLDBERG, Kaj. Reflexive methodology: new vistas for qualitative research. 2. ed. London: Sage, 2009.

ATTENCIO, Matthew; JESS, Mike; DEWAR, Kay Dewar. ‘It is a case of changing your thought processes, the way you actually teach’: implementing a complex professional learning agenda in Scottish physical education. Physical Education and Sport Pedagogy, v. 17, n. 2, p. 127-144, 2012. DOI: https://doi.org/10.1080/17408989.2011.565469

BARAB, Sasha A.; ROTH, Wolff-Michael. Curriculum-based ecosystems: supporting knowing from an ecological perspective. Educational Researcher, v. 35, n. 5, p. 3-13, 2006. DOI: https://doi.org/10.3102/0013189X035005003

BENNETT, Jane. The force of things: steps toward an ecology of matter. Political Theory, v. 32, n. 3, p. 347-72, 2004. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/4148158. Acesso em: 8 abr. 2022.

BETTI, Mauro. Educação física e cultura corporal de movimento: uma perspectiva fenomenológica e semiótica. Revista da Educação Física UEM, v. 18, n. 2, p. 207-217, 2007. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3277. Acesso em: 8 abr. 2022.

BETTI, Mauro. Ensino e pesquisa em educação física escolar: o que os acadêmicos têm a aprender com os professores-pesquisadores. In: VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz; OKIMURA-KERR, Tiemi; ULASOWICZ, Carla (org.). Educação física no ensino fundamental II: saberes e experiências formativas de professores(as)-pesquisadores(as). Curitiba: CRV, 2017. v. 29, p. 49-64.

BETTI, Mauro. O que a semiótica inspira ao ensino da educação física. Discorpo, n. 3, p. 25-45, 1994. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/281407725 Acesso em: 8 abr. 2022.

BETTI, Mauro; GOMES-DA-SILVA, Pierre Normando; GOMES-DA-SILVA, Eliane. Uma gota de suor e o universo da educação física: um olhar semiótico para as práticas corporais. Kinesis, v. 31, n. 1, p. 91-106, 2013. DOI: https://doi.org/10.5902/2316546410051

BETTI, Mauro; KNIJNIK, Jorge; VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz. In search of the autonomous and critical individual: a philosophical and pedagogical analysis of the physical education curriculum of São Paulo (Brazil). Physical Education & Sport Pedagogy, v. 20, n. 4, p. 427-441, 2015. DOI: https://doi.org/10.1080/17408989.2014.882891

BETTI, Mauro; KNIJNIK, Jorge; VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz; DAOLIO, Jocimar. Fundamentos filosóficos e antropológicos da teoria do se-movimentar e a formação de sujeitos emancipados, autônomos e críticos: o exemplo do currículo de educação física do estado de São Paulo. Movimento, v. 20, n. 4, p. 1631-1653, 2014. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.46732

BORGES, Cecília Maria Ferreira; SANCHES NETO, Luiz. Compartilhando a análise de práticas pedagógicas na educação física: perspectivas colaborativas. Instrumento, v. 16, n. 2, p. 231-248, jul./dez. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/18914. Acesso em: 8 abr. 2022.

BRONFENBRENNER, Urie. The bioecological theory of human development. In: BRONFENBRENNER, Urie (org.). Making human beings human: bioecological perspectives on human development. Thousand Oaks: Sage, 2005. p. 3-15.

BRUNO, Brena Dias; GONÇALVES, Yasmin; SILVA, Iury Crislano de Castro; FLOR, Breno José Mascarenhas Sá de; FERREIRA, Emmanuelle Cynthia da Silva; LIMA, Cyntia Emanuelle Souza; SANCHES NETO, Luiz; VENÂNCIO, Luciana. A relação com o saber e as interseccionalidades: diálogos (auto)formativos por uma educação física da (re)existência. Cenas Educacionais, v. 5, n. e11943, p. 1-31, 2022. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/11943. Acesso em: 8 abr. 2022.

CBCE - COLÉGIO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE (org.). Educação física escolar frente à LDB e aos PCNs: profissionais analisam renovações, modismos e interesses. Ijuí-RS: Sedigraf, 1997.

CLASTRES, Pierre. A sociedade contra o estado. São Paulo: Cosac & Naif, 2011b.

CLASTRES, Pierre. Arqueologia da violência. São Paulo: Cosac & Naif, 2011a.

CONCEIÇÃO, Willian Lazaretti; ARAÚJO, Allyson Carvalho de. Tornar-se professor(a) de educação física: elementos que transcendem a provisão institucional de saberes. Refise, v. 3, n. 1, p. 57-68, set. 2020. Disponível em: https://refise.ifce.edu.br/refise/article/view/96. Acesso em: 8 abr. 2022.

CONCEIÇÃO, Willian Lazaretti; CORSINO; Luciano Nascimento; VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz. The COVID-19 pandemic and the place of whiteness in Brazilian lives: narratives of four school physical education teacher-researchers on their teaching and teacher education. In: MENA, Juanjo; KANE, Ruth; CRAIG, Cheryl J. (org.). Teacher education in times of crisis: international responses to covid-19 pandemic. London: Brill, 2022 (no prelo).

CONTRERAS DOMINGO, José. La autonomía del profesorado. Madrid: Morata, 2001.

CRAIG, Cheryl J. Knowledge communities: a way of making sense of how beginning teachers come to know. Curriculum Inquiry, v. 25, n. 2, p. 151-175, 1995. DOI: https://doi.org/10.1080/03626784.1995.11076175

CRAIG, Cheryl J.; CURTIS, Gayle A.; KELLEY, Michaelann; MARTINDELL, P. Tim; PÉREZ, M. Michael. Knowledge communities in teacher education: sustaining collaborative work. London: Springer, 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-54670-0

CUNHA, Maria Isabel. O bom professor e sua prática. Campinas: Papirus, 1989.

DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL-BETTI, Irene Conceição; RAMOS, Glauco Nunes Souto; GALVÃO, Zenaide; FERREIRA, Lílian Aparecida; SILVA, Eduardo Vinícius Mota e; RODRIGUES, Luiz Henrique; SANCHES NETO, Luiz; PONTES, Gustavo Henrique; CUNHA, Felipe Pinheiro da. A educação física, a formação do cidadão e os parâmetros curriculares nacionais. Revista Paulista de Educação Física, v. 15, n. 1, p. 17-32, 2001. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.2001.139482

DARLING-HAMMOND, Linda; HYLER, Maria E.; GARDNER, Madelyn. Effective teacher professional development. Palo Alto: Learning Policy Institute, 2017. DOI: https:// doi. org/10.54300/122.311

DUFOUR, Richard; EAKER, Robert. Professional learning communities at work tm: best practices for enhancing students’ achievement. Bloomington: Solution Tree Press, 2008.

EASTON, Lois Brown. From professional development to professional learning. Phi Delta Kappan, v. 89, n. 10, p. 755-761, 2008. DOI: https://doi.org/10.1177/003172170808901014

ELLIOTT, John. Editorial review: lesson study as curriculum analysis (Kyouzai Kenkyuu) in action and the role of “the teacher as a researcher”. International Journal for Lesson and Learning Studies, v. 6, n. 1, p. 2-9, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1108/IJLLS-11-2016-0045. Acesso em: 8 abr. 2022 .

FLETCHER, Tim; OVENS, Alan. Self-study in physical education: bridging personal and public understandings in professional practice. Asia-Pacific Journal of Health, Sport and Physical Education, v. 6, n. 3, p. 215-219, 2015. DOI: https://doi.org/10.1080/18377122.2015.1092721

FLOR, Breno José Mascarenhas Sá de; LIMA, Cyntia Emanuelle Souza; SILVA, Iury Crislano de Castro; SANCHES NETO, Luiz; VENÂNCIO, Luciana. Planejamento participativo como instrumento político e pedagógico em aulas de Educação Física no programa de residência pedagógica. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, v. 4, n. 2, p. 123-137, 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GARBETT, Dawn; OVENS, Alan (org.). Being self-study researchers in a digital world: future oriented research and pedagogy in teacher education. London: Springer, 2017. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-39478-7

GEE, James Paul. Meaning making, communities of practice, and analytical toolkits. Journal of Sociolinguistics, v. 9, n. 4, p. 590-594, 2005. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1360-6441.2005.00308.x

GIBSON, James J. The ecological approach to visual perception. Boston: Houghton Mifflin, 1979.

GUSKEY, Thomas R. What makes professional development effective? Phi Delta Kappan, v. 84, n. 10, p. 748-750, 2003. DOI: https://doi.org/10.1177/003172170308401007

HAMM, Robert. Memory-Work as a method of critical reflection, 2013. Disponível em: http://www.roberthamm.net/wp/wp-content/uploads/2017/11/memory-work.pdf. Acesso em: 21 out. 2022.

HAMM, Robert. The potential of collective memory-work as a method of learning: applications and adaptations. Sligo, Ireland: Beltra Books, 2021. Disponível em: https://www.ssoar.info/ssoar/bitstream/handle/document/74974/ssoar-2021-hamm-The_potential_of_Collective_Memory-Work.pdf?sequence=1&isAllowed=y&lnkname=ssoar-2021-hamm-The_potential_of_Collective_Memory-Work.pdf. Acesso em: 21 out. 2022.

HORD, Shirley M. Evolution of the professional learning community: revolutionary concept is based on intentional collegial learning. Journal of Staff Development, v. 29, n. 3, p. 10-13, 2008. Disponível em: https://learningforward.org/wp-content/uploads/2008/06/evolution-of-the-professional-learning-community.pdf. Acesso em: 8 abr. 2022.

HORD, Shirley M. Professional learning communities: communities of continuous inquiry and improvement. Austin: Southwest Educational Development Laboratory, 1997. Disponível em: https://sedl.org/pubs/change34/plc-cha34.pdf. Acesso em: 8 abr. 2022.

KITCHEN, Julian; BERRY, Amanda; BULLOCK, Shawn Michael; CROWE, Alicia R.; TAYLOR, Monica; GUÐJÓNSDÓTTIR, Hafdís; THOMAS, Lynn (ed.). 2nd International handbook of self-study of teaching and teacher education practices. Singapore: Springer, 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/978-981-13-1710-1

KRENAK, Ailton. Sobre a reciprocidade e a capacidade de juntar mundo. In: KRENAK, Ailton; SILVESTRE, Helena; SANTOS, Boaventura de Sousa. O sistema e o antissistema: três ensaios, três mundos no mesmo mundo. Belo Horizonte: Autêntica, 2021. p. 63-78.

LABOSKEY, Vicki Kluber. The methodology of self-study and its theoretical underpinnings. In: LOUGHRAN, J. John; HAMILTON, Mary Lynn; LABOSKEY, Vicki Kluber; RUSSELL, Tom (org.). International handbook of self-study of teaching and teacher education practices. Dordrecht: Kluwer, 2004. p. 817-869. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4020-6545-3_21

LOUGHRAN, J. John. Researching teacher education practices: responding to the challenges, demands, and expectations of self-study. Journal of Teacher Education, v. 58, n. 1, p. 12-20, 2007. DOI: https://doi.org/10.1177/0022487106296217

LYDON, Susannah; KING, Chris. Can a single, short continuing professional development workshop cause change in the classroom? Professional Development in Education, v. 35, n. 1, p. 63-82, 2009. DOI: https://doi.org/10.1080/13674580802264746

McCUAIG, Louise; CARROLL, Timothy; GEIDNE, Susanna; OKADE, Yoshinori. The interdisciplinary challenge: preparing teacher educators and teachers to span knowledge, organizational and international boundaries. In: MACPHAIL, Ann; LAWSON, Hal A. (org.). School physical education and teacher education collaborative redesign for the twenty-first century. London: Routledge, 2020. p. 62-75.

MODELL, Nina Westrin; GERDIN, Göran. 'Why don't you really learn anything in PEH?': students' experiences of valid knowledge and the basis for assessment in physical education and health (PEH). European Physical Education Review, v. 28, n. 3, p. 1-19, 2022. DOI: https://doi.org/10.1177/1356336X221084514

OKIMURA-KERR, Tiemi; ULASOWICZ, Carla; VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz (org). Educação física no ensino fundamental I: perspectiva de sistematização dos blocos de conteúdos temáticos. Curitiba: CRV, 2017. v. 26.

OPFER, V. Darleen; PEDDER, David. Conceptualizing teacher professional learning. Review of Educational Research, v. 81, n. 3, p. 376-407, 2011. DOI: https://doi.org/10.3102/0034654311413609

OSBERG, Deborah; BIESTA, Gert; CILLIERS, Paul. From representation to emergence: complexity’s challenge to the epistemology of schooling. Educational Philosophy and Theory, v. 40, n. 1, p. 213-227, 2008. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1469-5812.2007.00407.x

OVENS, Alan. Putting complexity to work to think differently about transformative pedagogies in teacher education. Issues on Teacher Education, v. 26, n. 3, p. 38-51, 2017. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1157529.pdf. Acesso em: 8 abr. 2022 .

OVENS, Alan; BUTLER, Joy. Complexity, curriculum, and the design of learning systems. In: ENNIS, Catherinne D. (org.). Routledge handbook of physical education pedagogies. London: Routledge, 2016. p. 97-111.

OVENS, Alan; FLETCHER, Tim (org.). Self-study in physical education: exploring the interplay between scholarship and practice. London: Springer, 2014.

OVENS, Alan; GARBETT, Dawn; HUTCHINSON, Derek. Becoming teacher: exploring the transition from student to teacher. In: LOUGHRAN, J. John; HAMILTON, Mary Lynn (org.). International handbook of teacher education. Dordrect: Springer, 2016. v. 2, p. 353-378. DOI: https://doi.org/10.1007/978-981-10-0369-1_10

OVENS, Alan; HOPPER, Tim; BUTLER, Joy (org.). Complexity thinking in physical education: reframing curriculum, pedagogy and research. London: Routledge, 2013.

OVENS, Alan; STROM, Kathie; GARBETT, Dawn. A rhizomatic reading of becoming-teacher educator. In: GARBETT, Dawn; OVENS, Alan (org.). Enacting self-study research as methodology for professional inquiry. Herstmonceux: S-STEP, 2016. p. 181-188.

OVENS, Alan; TINNING, Richard. Reflection as situated practice: a memory-work study of lived experience in teacher education. Teaching and Teacher Education, v. 25, n. 8, p. 1125-1131, 2009. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tate.2009.03.013

PARKER, Melissa, PATTON, Kevin. What research tells us about effective continuing professional development for physical education teachers. In: ENNIS, Catherinne D. (org.). Handbook of physical education pedagogies. New York: Routledge, 2017. p. 447-460.

PARKER, Melissa; PATTON, Kevin; GONÇALVES, Luiza Lana; LUGUETTI, Carla; LEE, Okseon. Learning communities and physical education professional development: a scoping review. European Physical Education Review, v. 28, n. 2, p. 500-518, 2022. DOI: https://doi.org/10.1177/1356336X211055584

PYYSIÄINEN, Jarkko. Sociocultural affordances and enactment of agency: a transactional view. Theory & Psychology, v. 31, n. 4, p. 491-512, 2021. DOI: https://doi.org/10.1177/0959354321989431

RAMSTEAD, Maxwell J. D.; VEISSIÈRE, Samuel P. L.; KIRMAYER, Laurence J. Cultural affordances: scaffolding local worlds through shared intentionality and regimes of attention. Frontiers in Psychology, v. 7, n. 1090, p. 1-21, 2016. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2016.01090

SAMARAS, Anastasia P.; ROBERTS, Libbie. Flying solo: teachers take charge of their learning through self-study research. Journal of Staff Development, v. 32, n. 5, p. 42-45, 2011. Disponível em: https://learningforward.org/journal/learning-designs-2/flying-solo. Acesso em: 8 abr. 2022.

SANCHES NETO, Luiz. Educação física escolar: uma proposta para o componente curricular da 5a à 8a série do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) - Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro-SP, 2003. Disponível em: https://47e1bf12-b02d-4d36-84f4-15827910c76d.filesusr.com/ugd/db85a1_a70a4698e94b40daa4349a3158e81e3d.pdf. Acesso em: 8 abr. 2022.

SANCHES NETO, Luiz. Narrativas (auto)biográficas em educação física: tecendo os significados das práticas com professores-pesquisadores. In: SOEIRO, Maria Isaura Plácido; SILVA, Maria Ione da Silva (org). Educação física escolar: pesquisas e reflexões. Mossoró-RN: Edições UERN, 2014a. p. 82-130. Disponível em: https://www.uern.br/controledepaginas/edicoes-uern-ebooks/arquivos/1205educacao_fisica.pdf. Acesso em: 8 abr. 2022.

SANCHES NETO, Luiz. O processo de elaboração de saberes por professores-pesquisadores de educação física em uma comunidade colaborativa. Tese (Doutorado em Ciências da Motricidade) - Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro-SP, 2014b. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/126320. Acesso em: 10 abr. 2022.

SANCHES NETO, Luiz; BETTI, Mauro. Convergência e integração: uma proposta para a educação física de 5ª à 8ª série do ensino fundamental. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 22, n. 1, p. 5-23, jan./mar. 2008.

SANCHES NETO, Luiz; CONCEIÇÃO, Willian Lazaretti; OKIMURA-KERR, Tiemi; VENÂNCIO, Luciana; VOGEL, Audrei Juliana Zeferino; FRANÇA, André Luiz; CORSINO, Luciano Nascimento; RODRIGUES, Jéssica Camila Ramos; FREITAS, Tatiana Pereira de. Demandas ambientais na educação física escolar: perspectivas de adaptação e de transformação. Movimento, v. 19, n. 4, p. 309-330, 2013. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.41079

SANCHES NETO, Luiz; OVENS, Alan. Confronting the problem of embodiment in education. In: MENA, Juanjo; GARCÍA-VALCÁRCEL, Ana; GARCÍA PEÑALVO, Francisco José; MARTÍN DEL POZO, Marta (org.), Search and research: teacher education for contemporary contexts. Salamanca: Aquilafuente, 2017. p. 329-336.

SANCHES NETO, Luiz; OVENS, Alan; CRAIG, Cheryl J. Teacher networks as professional knowledge communities: contributions from a Brazilian autonomous community of teacher-researchers. In: GARBETT, Dawn; OVENS, Alan (org.). Teaching for tomorrow today. Auckland: Edify, 2015. p. 105-114. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/280520915_Teacher_networks_as_professional_knowledge_communities_Contributions_from_a_Brazilian_autonomous_community_of_teacher_researchers. Acesso em: 8 abr. 2022.

SANCHES NETO, Luiz; OVENS, Alan; CRAIG, Cheryl J.; SOUZA NETO, Samuel de. Physical education teacher- researchers professional knowledge community: autonomous networks and teaching complexity. In: SANCHES NETO, Luiz; OKIMURA-KERR, Tiemi; VENÂNCIO, Luciana, FREIRE, Elisabete dos Santos (Orgs.). Educação Física escolar: diferentes olhares para os processos formativos. Curitiba: CRV, 2017. v. 25, p. 33-47.

SANCHES NETO, Luiz; SOUZA NETO, Samuel de. A epistemologia da prática e a sistematização de saberes docentes na educação física: a perspectiva de um grupo autônomo de "professores-pesquisadores". Instrumento, v. 16, n. 2, p. 205-220, jul./dez. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/18912. Acesso em: 8 abr. 2022.

SANCHES NETO, Luiz; SOUZA NETO, Samuel de. Relatório de pesquisa científica de pós-doutoramento. Relatório (Pós-Doutorado em Educação) - Departamento de Educação, Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro-SP, 2016.

SANCHES NETO, Luiz et al. A proposta pedagógica curricular de educação física da rede estadual paulista: reflexões com professores-pesquisadores e sujeitos envolvidos nos processos de elaboração e de formação. Anais... CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1, 2011, Águas de Lindóia-SP. Por uma política educacional de formação de professores. São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 3219-3231. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/139960. Acesso em: 8 abr. 2022.

SANCHES NETO, Luiz; SOUZA NETO, Samuel de; BETTI, Mauro. How to recognize the excellence of teachers who research their own systematization of knowledge? In: AELTERMAN, Antonia (org.). Proceedings… BIENNIAL CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL STUDY ASSOCIATION ON TEACHERS AND TEACHING (ISATT), 16th. – Excellence of teachers? Practice, policy, research. Ghent: Ghent University, 2013. p. 45-49.

SANCHES NETO, Luiz; VENÂNCIO, Luciana; BETTI, Mauro; DAOLIO, Jocimar. Propostas curriculares de educação física: podemos esperar por mudanças? O caso da rede estadual de ensino de São Paulo. In: SOEIRO, Maria Isaura Plácido; SILVA, Maria Ione da Silva (org). Educação física escolar: pesquisas e reflexões. Mossoró-RN: Edições UERN, 2014. p. 24-42. Disponível em: https://www.uern.br/controledepaginas/edicoes-uern-ebooks/arquivos/1205educacao_fisica.pdf. Acesso em: 8 abr. 2022.

SANCHES NETO, Luiz; VENÂNCIO, Luciana; OKIMURA, Tiemi; ULASOWICZ, Carla. Sistematização de conteúdos temáticos na educação física escolar: uma proposta de professores-pesquisadores. In: FONTOURA, Paula (org.). Pesquisa em educação física. Jundiaí-SP: Fontoura, 2006. v. 4, p. 270-274.

SANCHES NETO, Luiz; VENÂNCIO, Luciana; OVENS, Alan. Special issue – editorial introduction – physical education teacher education and its complexities: mapping contexts for research and sharing experiences from Brazil. Sport, Education and Society, v. 26, n. 7, p. 697-703, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/13573322.2021.1905624

SANCHES NETO, Luiz; VENÂNCIO, Luciana; OVENS, Alan; GARBETT, Dawn; THOMAS, Lynn. A explicitação de assunções a partir do estágio supervisionado em educação física escolar na perspectiva do autoestudo. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, v. 4, n. 2, p. 122-152, 2018.

SANCHES NETO, Luiz; VENÂNCIO, Luciana; SILVA, Eduardo Vinícius Mota e; OVENS, Alan. A socially-critical curriculum for PETE: students’ perspectives on the approaches to social-justice education of one Brazilian programme. Sport, Education and Society, v. 26, n. 7, p. 704-717, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/13573322.2020.1839744

SILVA, Pedro; GARGANTA, Júlio; ARAÚJO, Duarte; DAVIDS, Keith; AGUIAR, Paulo. Shared knowledge or shared affordances? Insights from an ecological dynamics approach to team coordination in sports. Sports Medicine, v. 43, p. 765-772, 2013. DOI: https://doi.org/10.1007/s40279-013-0070-9

SILVA, Peterson Amaro da; NOFFS, Cleide de Aquino. Planejamento participativo nas aulas de educação física escolar: significados existentes nesta proposta. Curitiba: Brazil Publishing, 2020. DOI: https://doi.org/10.31012/978-65-5861-072-4

ST. PIERRE, Elizabeth A.; JACKSON, Alecia Y.; MAZZEI, Lisa A. New empiricisms and new materialisms: conditions for new inquiry. Cultural Studies – Critical Methodologies, v. 16, n. 2, p. 99-110, 2016. DOI: https://doi.org/10.1177/1532708616638694

TOUR, Ekaterina. Teachers’ self-initiated professional learning through personal learning networks. Technology, Pedagogy and Education, v. 26, n. 2, p. 179-192, 2017. DOI: https:// doi.org/10.1080/1475939X.2016.1196236

TRUST, Torrey. Professional learning networks designed for teacher learning. Journal of Digital Learning in Teacher Education, v. 28, n. 4, p. 133-138, 2012. DOI: https://doi.org/10.1080/21532974.2012.10784693

TSANGARIDOU, Niki; O’SULLIVAN, Mary. Physical education teachers’ theories of action and theories-in-use. Journal of Teaching Physical Education, v. 22, n. 2, pp. 132-152, 2003. DOI: https://doi.org/10.1123/jtpe.22.2.132

VENÂNCIO, Luciana; BRUNO, Brena Dias; SILVA, Iury Crislano de Castro; FLOR, Breno José Mascarenhas Sá de; GONÇALVES, Yasmin; SANCHES NETO, Luiz. Temas e desafios (auto)formativos para professorǝs de educação física à luz da didática e da justiça social. Cenas Educacionais, v. 4, n. e10778, p. 1-40, 2021. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/10778. Acesso em: 8 abr. 2022.

VENÂNCIO, Luciana; MATIAS, Rosângela Aparecida; CORSINO, Luciano Nascimento; ULASOWICZ, Carla; SANCHES NETO, Luiz. Formação inicial e permanente em educação física: uma experiência com professores-pesquisadores a partir da pesquisa-ação. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA (CIPA) - Espaço (auto)biográfico: artes de viver, conhecer e formar, 4., 2010, São Paulo. Anais São Paulo: Universidade de São Paulo, 2010. CD-ROM.

VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz. Empowered students and teachers-researchers: sharing knowledge with each other. In: BIENNIAL CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL STUDY ASSOCIATION ON TEACHERS AND TEACHING (ISATT), Back to the future: legacies, continuities and changes in educational policy, practice and research. 15th, 2011, Braga. Proceedings Braga: University of Minho, 2011. p. 757-766. Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/15875. Acesso em: 8 abr. 2022.

VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz. O currículo de educação física do Ensino médio da rede pública estadual de São Paulo: reflexões e (auto)crítica de um contexto situado (2007-2018). In: NOGUEIRA, Valdilene Aline; MALSONADO, Daniel Teixeira; FARIAS, Uirá de Siqueira (org.). Educação física escolar no ensino médio: a prática pedagógica em evidência 2.ed. Curitiba: CRV, 2018. v. 17, p. 39-62.

VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz. Tornar-se professor(a)-pesquisador(a) de educação física. In: LEITÃO, Arnaldo Sifuentes Pinheiro; PEREIRA, Mateus Camargo (org.). Educações físicas: temas emergentes para mundos (im)possíveis. Curitiba: CRV, 2022. v. 1, p. 39-52.

VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz; CHARLOT, Bernard; CRAIG, Cheryl J. Relationships to knowledge and (self)educative experiences in physical education: teacher educators' perspectives on confronting social justice issues in adverse teaching-learning situations. Movimento, v. 28, p. e28020, jan./dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.122698

VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz; ULASOWICZ, Carla; OKIMURA-KERR, Tiemi (org.). Educação física no ensino fundamental II: saberes e experiências educativas de professores(as)-pesquisadores(as). Curitiba: CRV, 2017. v. 29.

VESCIO, Vicki; ROSS, Dorene; ADAMS, Alyson. A review of research on the impact of professional learning communities on teaching practice and student learning. Teaching and Teacher Education, v. 24, n. 1, p. 80-91, 2008. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tate.2007.01.004

VIEIRA, Ewerton Leonardo da Silva; ABREU, Samara Moura Barreto de; SANCHES NETO, Luiz. Diary of a critical friendship: anthropoetic implications of self-study in the teacher education of one physical education teacher-researcher. Studying Teacher Education, v. 18, n. 3, p. 1-20, 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/17425964.2022.2079621

WEBSTER-WRIGHT, Ann. Reframing professional development through understanding authentic professional learning. Review of Educational Research, v. 79, n. 2, p. 702-739, 2009. DOI: https://doi.org/10.3102/0034654308330970

WENGER, Etienne. Communities of practice: learning, meaning, and identity. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

WENGER, Etienne; TRAYNER, Beverly; LAAT, Maarten de. Promoting and assessing value creation in communities and networks: a conceptual framework – Rapport 18. Netherlands: Ruud de Moor Centrum – Open University of the Netherlands, 2011.

Publicado

2022-12-14

Como Citar

SANCHES NETO, L. .; COSTA, J.; OVENS, A. A complexidade e a criticidade dos processos colaborativos de longo prazo: autoestudo de um professor-pesquisador de Educação Física dentro de uma comunidade de saberes. Movimento, [S. l.], v. 28, p. e28066, 2022. DOI: 10.22456/1982-8918.127557. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/127557. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Em Foco #2