A complexidade e a criticidade dos processos colaborativos de longo prazo
autoestudo de um professor-pesquisador de Educação Física dentro de uma comunidade de saberes
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.127557Palavras-chave:
Formação de professores/as de educação física, Comunidade de prática, Colaboração, Amizade críticaResumo
Tem havido um reconhecimento crescente de que os coletivos sociais, como as comunidades de saberes, apoiam a aprendizagem dos/as professores/as e aprimoram a prática docente. Concomitantemente, há poucas pesquisas sobre como essas comunidades se formam, sustentam-se ao longo do tempo, criam saberes e práticas profissionais e transformam a vida profissional de seus/as participantes. Abordamos essas lacunas neste artigo, recorrendo à metodologia de autoestudo para estruturar uma reflexão crítica das experiências de Luiz ao participar de um grupo autônomo de professores/as-pesquisadores/as que constituíram sua própria comunidade de saberes desde 2005. Por meio da amizade crítica, uma lente de pensamento da complexidade guiou a reflexão compartilhada sobre a experiência de Luiz nessa comunidade de saberes, considerando as conexões relacionais, as forças afetivas, as oportunidades de ação e as capacidades proativas que são continuamente reconfiguradas na natureza coletiva das comunidades de aprendizagem. Em conclusão, discutimos tanto a facilitação quanto o cultivo de processos colaborativos de longo prazo em direção a uma perspectiva complexa, crítica e socialmente justa da formação de professores/as de Educação Física.
Downloads
Referências
ALVESSON, Mats; SKÖLDBERG, Kaj. Reflexive methodology: new vistas for qualitative research. 2. ed. London: Sage, 2009.
ATTENCIO, Matthew; JESS, Mike; DEWAR, Kay Dewar. ‘It is a case of changing your thought processes, the way you actually teach’: implementing a complex professional learning agenda in Scottish physical education. Physical Education and Sport Pedagogy, v. 17, n. 2, p. 127-144, 2012. DOI: https://doi.org/10.1080/17408989.2011.565469
BARAB, Sasha A.; ROTH, Wolff-Michael. Curriculum-based ecosystems: supporting knowing from an ecological perspective. Educational Researcher, v. 35, n. 5, p. 3-13, 2006. DOI: https://doi.org/10.3102/0013189X035005003
BENNETT, Jane. The force of things: steps toward an ecology of matter. Political Theory, v. 32, n. 3, p. 347-72, 2004. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/4148158. Acesso em: 8 abr. 2022.
BETTI, Mauro. Educação física e cultura corporal de movimento: uma perspectiva fenomenológica e semiótica. Revista da Educação Física UEM, v. 18, n. 2, p. 207-217, 2007. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3277. Acesso em: 8 abr. 2022.
BETTI, Mauro. Ensino e pesquisa em educação física escolar: o que os acadêmicos têm a aprender com os professores-pesquisadores. In: VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz; OKIMURA-KERR, Tiemi; ULASOWICZ, Carla (org.). Educação física no ensino fundamental II: saberes e experiências formativas de professores(as)-pesquisadores(as). Curitiba: CRV, 2017. v. 29, p. 49-64.
BETTI, Mauro. O que a semiótica inspira ao ensino da educação física. Discorpo, n. 3, p. 25-45, 1994. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/281407725 Acesso em: 8 abr. 2022.
BETTI, Mauro; GOMES-DA-SILVA, Pierre Normando; GOMES-DA-SILVA, Eliane. Uma gota de suor e o universo da educação física: um olhar semiótico para as práticas corporais. Kinesis, v. 31, n. 1, p. 91-106, 2013. DOI: https://doi.org/10.5902/2316546410051
BETTI, Mauro; KNIJNIK, Jorge; VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz. In search of the autonomous and critical individual: a philosophical and pedagogical analysis of the physical education curriculum of São Paulo (Brazil). Physical Education & Sport Pedagogy, v. 20, n. 4, p. 427-441, 2015. DOI: https://doi.org/10.1080/17408989.2014.882891
BETTI, Mauro; KNIJNIK, Jorge; VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz; DAOLIO, Jocimar. Fundamentos filosóficos e antropológicos da teoria do se-movimentar e a formação de sujeitos emancipados, autônomos e críticos: o exemplo do currículo de educação física do estado de São Paulo. Movimento, v. 20, n. 4, p. 1631-1653, 2014. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.46732
BORGES, Cecília Maria Ferreira; SANCHES NETO, Luiz. Compartilhando a análise de práticas pedagógicas na educação física: perspectivas colaborativas. Instrumento, v. 16, n. 2, p. 231-248, jul./dez. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/18914. Acesso em: 8 abr. 2022.
BRONFENBRENNER, Urie. The bioecological theory of human development. In: BRONFENBRENNER, Urie (org.). Making human beings human: bioecological perspectives on human development. Thousand Oaks: Sage, 2005. p. 3-15.
BRUNO, Brena Dias; GONÇALVES, Yasmin; SILVA, Iury Crislano de Castro; FLOR, Breno José Mascarenhas Sá de; FERREIRA, Emmanuelle Cynthia da Silva; LIMA, Cyntia Emanuelle Souza; SANCHES NETO, Luiz; VENÂNCIO, Luciana. A relação com o saber e as interseccionalidades: diálogos (auto)formativos por uma educação física da (re)existência. Cenas Educacionais, v. 5, n. e11943, p. 1-31, 2022. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/11943. Acesso em: 8 abr. 2022.
CBCE - COLÉGIO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE (org.). Educação física escolar frente à LDB e aos PCNs: profissionais analisam renovações, modismos e interesses. Ijuí-RS: Sedigraf, 1997.
CLASTRES, Pierre. A sociedade contra o estado. São Paulo: Cosac & Naif, 2011b.
CLASTRES, Pierre. Arqueologia da violência. São Paulo: Cosac & Naif, 2011a.
CONCEIÇÃO, Willian Lazaretti; ARAÚJO, Allyson Carvalho de. Tornar-se professor(a) de educação física: elementos que transcendem a provisão institucional de saberes. Refise, v. 3, n. 1, p. 57-68, set. 2020. Disponível em: https://refise.ifce.edu.br/refise/article/view/96. Acesso em: 8 abr. 2022.
CONCEIÇÃO, Willian Lazaretti; CORSINO; Luciano Nascimento; VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz. The COVID-19 pandemic and the place of whiteness in Brazilian lives: narratives of four school physical education teacher-researchers on their teaching and teacher education. In: MENA, Juanjo; KANE, Ruth; CRAIG, Cheryl J. (org.). Teacher education in times of crisis: international responses to covid-19 pandemic. London: Brill, 2022 (no prelo).
CONTRERAS DOMINGO, José. La autonomía del profesorado. Madrid: Morata, 2001.
CRAIG, Cheryl J. Knowledge communities: a way of making sense of how beginning teachers come to know. Curriculum Inquiry, v. 25, n. 2, p. 151-175, 1995. DOI: https://doi.org/10.1080/03626784.1995.11076175
CRAIG, Cheryl J.; CURTIS, Gayle A.; KELLEY, Michaelann; MARTINDELL, P. Tim; PÉREZ, M. Michael. Knowledge communities in teacher education: sustaining collaborative work. London: Springer, 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-54670-0
CUNHA, Maria Isabel. O bom professor e sua prática. Campinas: Papirus, 1989.
DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL-BETTI, Irene Conceição; RAMOS, Glauco Nunes Souto; GALVÃO, Zenaide; FERREIRA, Lílian Aparecida; SILVA, Eduardo Vinícius Mota e; RODRIGUES, Luiz Henrique; SANCHES NETO, Luiz; PONTES, Gustavo Henrique; CUNHA, Felipe Pinheiro da. A educação física, a formação do cidadão e os parâmetros curriculares nacionais. Revista Paulista de Educação Física, v. 15, n. 1, p. 17-32, 2001. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.2001.139482
DARLING-HAMMOND, Linda; HYLER, Maria E.; GARDNER, Madelyn. Effective teacher professional development. Palo Alto: Learning Policy Institute, 2017. DOI: https:// doi. org/10.54300/122.311
DUFOUR, Richard; EAKER, Robert. Professional learning communities at work tm: best practices for enhancing students’ achievement. Bloomington: Solution Tree Press, 2008.
EASTON, Lois Brown. From professional development to professional learning. Phi Delta Kappan, v. 89, n. 10, p. 755-761, 2008. DOI: https://doi.org/10.1177/003172170808901014
ELLIOTT, John. Editorial review: lesson study as curriculum analysis (Kyouzai Kenkyuu) in action and the role of “the teacher as a researcher”. International Journal for Lesson and Learning Studies, v. 6, n. 1, p. 2-9, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1108/IJLLS-11-2016-0045. Acesso em: 8 abr. 2022 .
FLETCHER, Tim; OVENS, Alan. Self-study in physical education: bridging personal and public understandings in professional practice. Asia-Pacific Journal of Health, Sport and Physical Education, v. 6, n. 3, p. 215-219, 2015. DOI: https://doi.org/10.1080/18377122.2015.1092721
FLOR, Breno José Mascarenhas Sá de; LIMA, Cyntia Emanuelle Souza; SILVA, Iury Crislano de Castro; SANCHES NETO, Luiz; VENÂNCIO, Luciana. Planejamento participativo como instrumento político e pedagógico em aulas de Educação Física no programa de residência pedagógica. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, v. 4, n. 2, p. 123-137, 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GARBETT, Dawn; OVENS, Alan (org.). Being self-study researchers in a digital world: future oriented research and pedagogy in teacher education. London: Springer, 2017. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-39478-7
GEE, James Paul. Meaning making, communities of practice, and analytical toolkits. Journal of Sociolinguistics, v. 9, n. 4, p. 590-594, 2005. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1360-6441.2005.00308.x
GIBSON, James J. The ecological approach to visual perception. Boston: Houghton Mifflin, 1979.
GUSKEY, Thomas R. What makes professional development effective? Phi Delta Kappan, v. 84, n. 10, p. 748-750, 2003. DOI: https://doi.org/10.1177/003172170308401007
HAMM, Robert. Memory-Work as a method of critical reflection, 2013. Disponível em: http://www.roberthamm.net/wp/wp-content/uploads/2017/11/memory-work.pdf. Acesso em: 21 out. 2022.
HAMM, Robert. The potential of collective memory-work as a method of learning: applications and adaptations. Sligo, Ireland: Beltra Books, 2021. Disponível em: https://www.ssoar.info/ssoar/bitstream/handle/document/74974/ssoar-2021-hamm-The_potential_of_Collective_Memory-Work.pdf?sequence=1&isAllowed=y&lnkname=ssoar-2021-hamm-The_potential_of_Collective_Memory-Work.pdf. Acesso em: 21 out. 2022.
HORD, Shirley M. Evolution of the professional learning community: revolutionary concept is based on intentional collegial learning. Journal of Staff Development, v. 29, n. 3, p. 10-13, 2008. Disponível em: https://learningforward.org/wp-content/uploads/2008/06/evolution-of-the-professional-learning-community.pdf. Acesso em: 8 abr. 2022.
HORD, Shirley M. Professional learning communities: communities of continuous inquiry and improvement. Austin: Southwest Educational Development Laboratory, 1997. Disponível em: https://sedl.org/pubs/change34/plc-cha34.pdf. Acesso em: 8 abr. 2022.
KITCHEN, Julian; BERRY, Amanda; BULLOCK, Shawn Michael; CROWE, Alicia R.; TAYLOR, Monica; GUÐJÓNSDÓTTIR, Hafdís; THOMAS, Lynn (ed.). 2nd International handbook of self-study of teaching and teacher education practices. Singapore: Springer, 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/978-981-13-1710-1
KRENAK, Ailton. Sobre a reciprocidade e a capacidade de juntar mundo. In: KRENAK, Ailton; SILVESTRE, Helena; SANTOS, Boaventura de Sousa. O sistema e o antissistema: três ensaios, três mundos no mesmo mundo. Belo Horizonte: Autêntica, 2021. p. 63-78.
LABOSKEY, Vicki Kluber. The methodology of self-study and its theoretical underpinnings. In: LOUGHRAN, J. John; HAMILTON, Mary Lynn; LABOSKEY, Vicki Kluber; RUSSELL, Tom (org.). International handbook of self-study of teaching and teacher education practices. Dordrecht: Kluwer, 2004. p. 817-869. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4020-6545-3_21
LOUGHRAN, J. John. Researching teacher education practices: responding to the challenges, demands, and expectations of self-study. Journal of Teacher Education, v. 58, n. 1, p. 12-20, 2007. DOI: https://doi.org/10.1177/0022487106296217
LYDON, Susannah; KING, Chris. Can a single, short continuing professional development workshop cause change in the classroom? Professional Development in Education, v. 35, n. 1, p. 63-82, 2009. DOI: https://doi.org/10.1080/13674580802264746
McCUAIG, Louise; CARROLL, Timothy; GEIDNE, Susanna; OKADE, Yoshinori. The interdisciplinary challenge: preparing teacher educators and teachers to span knowledge, organizational and international boundaries. In: MACPHAIL, Ann; LAWSON, Hal A. (org.). School physical education and teacher education collaborative redesign for the twenty-first century. London: Routledge, 2020. p. 62-75.
MODELL, Nina Westrin; GERDIN, Göran. 'Why don't you really learn anything in PEH?': students' experiences of valid knowledge and the basis for assessment in physical education and health (PEH). European Physical Education Review, v. 28, n. 3, p. 1-19, 2022. DOI: https://doi.org/10.1177/1356336X221084514
OKIMURA-KERR, Tiemi; ULASOWICZ, Carla; VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz (org). Educação física no ensino fundamental I: perspectiva de sistematização dos blocos de conteúdos temáticos. Curitiba: CRV, 2017. v. 26.
OPFER, V. Darleen; PEDDER, David. Conceptualizing teacher professional learning. Review of Educational Research, v. 81, n. 3, p. 376-407, 2011. DOI: https://doi.org/10.3102/0034654311413609
OSBERG, Deborah; BIESTA, Gert; CILLIERS, Paul. From representation to emergence: complexity’s challenge to the epistemology of schooling. Educational Philosophy and Theory, v. 40, n. 1, p. 213-227, 2008. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1469-5812.2007.00407.x
OVENS, Alan. Putting complexity to work to think differently about transformative pedagogies in teacher education. Issues on Teacher Education, v. 26, n. 3, p. 38-51, 2017. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1157529.pdf. Acesso em: 8 abr. 2022 .
OVENS, Alan; BUTLER, Joy. Complexity, curriculum, and the design of learning systems. In: ENNIS, Catherinne D. (org.). Routledge handbook of physical education pedagogies. London: Routledge, 2016. p. 97-111.
OVENS, Alan; FLETCHER, Tim (org.). Self-study in physical education: exploring the interplay between scholarship and practice. London: Springer, 2014.
OVENS, Alan; GARBETT, Dawn; HUTCHINSON, Derek. Becoming teacher: exploring the transition from student to teacher. In: LOUGHRAN, J. John; HAMILTON, Mary Lynn (org.). International handbook of teacher education. Dordrect: Springer, 2016. v. 2, p. 353-378. DOI: https://doi.org/10.1007/978-981-10-0369-1_10
OVENS, Alan; HOPPER, Tim; BUTLER, Joy (org.). Complexity thinking in physical education: reframing curriculum, pedagogy and research. London: Routledge, 2013.
OVENS, Alan; STROM, Kathie; GARBETT, Dawn. A rhizomatic reading of becoming-teacher educator. In: GARBETT, Dawn; OVENS, Alan (org.). Enacting self-study research as methodology for professional inquiry. Herstmonceux: S-STEP, 2016. p. 181-188.
OVENS, Alan; TINNING, Richard. Reflection as situated practice: a memory-work study of lived experience in teacher education. Teaching and Teacher Education, v. 25, n. 8, p. 1125-1131, 2009. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tate.2009.03.013
PARKER, Melissa, PATTON, Kevin. What research tells us about effective continuing professional development for physical education teachers. In: ENNIS, Catherinne D. (org.). Handbook of physical education pedagogies. New York: Routledge, 2017. p. 447-460.
PARKER, Melissa; PATTON, Kevin; GONÇALVES, Luiza Lana; LUGUETTI, Carla; LEE, Okseon. Learning communities and physical education professional development: a scoping review. European Physical Education Review, v. 28, n. 2, p. 500-518, 2022. DOI: https://doi.org/10.1177/1356336X211055584
PYYSIÄINEN, Jarkko. Sociocultural affordances and enactment of agency: a transactional view. Theory & Psychology, v. 31, n. 4, p. 491-512, 2021. DOI: https://doi.org/10.1177/0959354321989431
RAMSTEAD, Maxwell J. D.; VEISSIÈRE, Samuel P. L.; KIRMAYER, Laurence J. Cultural affordances: scaffolding local worlds through shared intentionality and regimes of attention. Frontiers in Psychology, v. 7, n. 1090, p. 1-21, 2016. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2016.01090
SAMARAS, Anastasia P.; ROBERTS, Libbie. Flying solo: teachers take charge of their learning through self-study research. Journal of Staff Development, v. 32, n. 5, p. 42-45, 2011. Disponível em: https://learningforward.org/journal/learning-designs-2/flying-solo. Acesso em: 8 abr. 2022.
SANCHES NETO, Luiz. Educação física escolar: uma proposta para o componente curricular da 5a à 8a série do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) - Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro-SP, 2003. Disponível em: https://47e1bf12-b02d-4d36-84f4-15827910c76d.filesusr.com/ugd/db85a1_a70a4698e94b40daa4349a3158e81e3d.pdf. Acesso em: 8 abr. 2022.
SANCHES NETO, Luiz. Narrativas (auto)biográficas em educação física: tecendo os significados das práticas com professores-pesquisadores. In: SOEIRO, Maria Isaura Plácido; SILVA, Maria Ione da Silva (org). Educação física escolar: pesquisas e reflexões. Mossoró-RN: Edições UERN, 2014a. p. 82-130. Disponível em: https://www.uern.br/controledepaginas/edicoes-uern-ebooks/arquivos/1205educacao_fisica.pdf. Acesso em: 8 abr. 2022.
SANCHES NETO, Luiz. O processo de elaboração de saberes por professores-pesquisadores de educação física em uma comunidade colaborativa. Tese (Doutorado em Ciências da Motricidade) - Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro-SP, 2014b. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/126320. Acesso em: 10 abr. 2022.
SANCHES NETO, Luiz; BETTI, Mauro. Convergência e integração: uma proposta para a educação física de 5ª à 8ª série do ensino fundamental. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 22, n. 1, p. 5-23, jan./mar. 2008.
SANCHES NETO, Luiz; CONCEIÇÃO, Willian Lazaretti; OKIMURA-KERR, Tiemi; VENÂNCIO, Luciana; VOGEL, Audrei Juliana Zeferino; FRANÇA, André Luiz; CORSINO, Luciano Nascimento; RODRIGUES, Jéssica Camila Ramos; FREITAS, Tatiana Pereira de. Demandas ambientais na educação física escolar: perspectivas de adaptação e de transformação. Movimento, v. 19, n. 4, p. 309-330, 2013. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.41079
SANCHES NETO, Luiz; OVENS, Alan. Confronting the problem of embodiment in education. In: MENA, Juanjo; GARCÍA-VALCÁRCEL, Ana; GARCÍA PEÑALVO, Francisco José; MARTÍN DEL POZO, Marta (org.), Search and research: teacher education for contemporary contexts. Salamanca: Aquilafuente, 2017. p. 329-336.
SANCHES NETO, Luiz; OVENS, Alan; CRAIG, Cheryl J. Teacher networks as professional knowledge communities: contributions from a Brazilian autonomous community of teacher-researchers. In: GARBETT, Dawn; OVENS, Alan (org.). Teaching for tomorrow today. Auckland: Edify, 2015. p. 105-114. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/280520915_Teacher_networks_as_professional_knowledge_communities_Contributions_from_a_Brazilian_autonomous_community_of_teacher_researchers. Acesso em: 8 abr. 2022.
SANCHES NETO, Luiz; OVENS, Alan; CRAIG, Cheryl J.; SOUZA NETO, Samuel de. Physical education teacher- researchers professional knowledge community: autonomous networks and teaching complexity. In: SANCHES NETO, Luiz; OKIMURA-KERR, Tiemi; VENÂNCIO, Luciana, FREIRE, Elisabete dos Santos (Orgs.). Educação Física escolar: diferentes olhares para os processos formativos. Curitiba: CRV, 2017. v. 25, p. 33-47.
SANCHES NETO, Luiz; SOUZA NETO, Samuel de. A epistemologia da prática e a sistematização de saberes docentes na educação física: a perspectiva de um grupo autônomo de "professores-pesquisadores". Instrumento, v. 16, n. 2, p. 205-220, jul./dez. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/18912. Acesso em: 8 abr. 2022.
SANCHES NETO, Luiz; SOUZA NETO, Samuel de. Relatório de pesquisa científica de pós-doutoramento. Relatório (Pós-Doutorado em Educação) - Departamento de Educação, Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro-SP, 2016.
SANCHES NETO, Luiz et al. A proposta pedagógica curricular de educação física da rede estadual paulista: reflexões com professores-pesquisadores e sujeitos envolvidos nos processos de elaboração e de formação. Anais... CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1, 2011, Águas de Lindóia-SP. Por uma política educacional de formação de professores. São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 3219-3231. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/139960. Acesso em: 8 abr. 2022.
SANCHES NETO, Luiz; SOUZA NETO, Samuel de; BETTI, Mauro. How to recognize the excellence of teachers who research their own systematization of knowledge? In: AELTERMAN, Antonia (org.). Proceedings… BIENNIAL CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL STUDY ASSOCIATION ON TEACHERS AND TEACHING (ISATT), 16th. – Excellence of teachers? Practice, policy, research. Ghent: Ghent University, 2013. p. 45-49.
SANCHES NETO, Luiz; VENÂNCIO, Luciana; BETTI, Mauro; DAOLIO, Jocimar. Propostas curriculares de educação física: podemos esperar por mudanças? O caso da rede estadual de ensino de São Paulo. In: SOEIRO, Maria Isaura Plácido; SILVA, Maria Ione da Silva (org). Educação física escolar: pesquisas e reflexões. Mossoró-RN: Edições UERN, 2014. p. 24-42. Disponível em: https://www.uern.br/controledepaginas/edicoes-uern-ebooks/arquivos/1205educacao_fisica.pdf. Acesso em: 8 abr. 2022.
SANCHES NETO, Luiz; VENÂNCIO, Luciana; OKIMURA, Tiemi; ULASOWICZ, Carla. Sistematização de conteúdos temáticos na educação física escolar: uma proposta de professores-pesquisadores. In: FONTOURA, Paula (org.). Pesquisa em educação física. Jundiaí-SP: Fontoura, 2006. v. 4, p. 270-274.
SANCHES NETO, Luiz; VENÂNCIO, Luciana; OVENS, Alan. Special issue – editorial introduction – physical education teacher education and its complexities: mapping contexts for research and sharing experiences from Brazil. Sport, Education and Society, v. 26, n. 7, p. 697-703, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/13573322.2021.1905624
SANCHES NETO, Luiz; VENÂNCIO, Luciana; OVENS, Alan; GARBETT, Dawn; THOMAS, Lynn. A explicitação de assunções a partir do estágio supervisionado em educação física escolar na perspectiva do autoestudo. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, v. 4, n. 2, p. 122-152, 2018.
SANCHES NETO, Luiz; VENÂNCIO, Luciana; SILVA, Eduardo Vinícius Mota e; OVENS, Alan. A socially-critical curriculum for PETE: students’ perspectives on the approaches to social-justice education of one Brazilian programme. Sport, Education and Society, v. 26, n. 7, p. 704-717, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/13573322.2020.1839744
SILVA, Pedro; GARGANTA, Júlio; ARAÚJO, Duarte; DAVIDS, Keith; AGUIAR, Paulo. Shared knowledge or shared affordances? Insights from an ecological dynamics approach to team coordination in sports. Sports Medicine, v. 43, p. 765-772, 2013. DOI: https://doi.org/10.1007/s40279-013-0070-9
SILVA, Peterson Amaro da; NOFFS, Cleide de Aquino. Planejamento participativo nas aulas de educação física escolar: significados existentes nesta proposta. Curitiba: Brazil Publishing, 2020. DOI: https://doi.org/10.31012/978-65-5861-072-4
ST. PIERRE, Elizabeth A.; JACKSON, Alecia Y.; MAZZEI, Lisa A. New empiricisms and new materialisms: conditions for new inquiry. Cultural Studies – Critical Methodologies, v. 16, n. 2, p. 99-110, 2016. DOI: https://doi.org/10.1177/1532708616638694
TOUR, Ekaterina. Teachers’ self-initiated professional learning through personal learning networks. Technology, Pedagogy and Education, v. 26, n. 2, p. 179-192, 2017. DOI: https:// doi.org/10.1080/1475939X.2016.1196236
TRUST, Torrey. Professional learning networks designed for teacher learning. Journal of Digital Learning in Teacher Education, v. 28, n. 4, p. 133-138, 2012. DOI: https://doi.org/10.1080/21532974.2012.10784693
TSANGARIDOU, Niki; O’SULLIVAN, Mary. Physical education teachers’ theories of action and theories-in-use. Journal of Teaching Physical Education, v. 22, n. 2, pp. 132-152, 2003. DOI: https://doi.org/10.1123/jtpe.22.2.132
VENÂNCIO, Luciana; BRUNO, Brena Dias; SILVA, Iury Crislano de Castro; FLOR, Breno José Mascarenhas Sá de; GONÇALVES, Yasmin; SANCHES NETO, Luiz. Temas e desafios (auto)formativos para professorǝs de educação física à luz da didática e da justiça social. Cenas Educacionais, v. 4, n. e10778, p. 1-40, 2021. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/10778. Acesso em: 8 abr. 2022.
VENÂNCIO, Luciana; MATIAS, Rosângela Aparecida; CORSINO, Luciano Nascimento; ULASOWICZ, Carla; SANCHES NETO, Luiz. Formação inicial e permanente em educação física: uma experiência com professores-pesquisadores a partir da pesquisa-ação. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA (CIPA) - Espaço (auto)biográfico: artes de viver, conhecer e formar, 4., 2010, São Paulo. Anais São Paulo: Universidade de São Paulo, 2010. CD-ROM.
VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz. Empowered students and teachers-researchers: sharing knowledge with each other. In: BIENNIAL CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL STUDY ASSOCIATION ON TEACHERS AND TEACHING (ISATT), Back to the future: legacies, continuities and changes in educational policy, practice and research. 15th, 2011, Braga. Proceedings Braga: University of Minho, 2011. p. 757-766. Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/15875. Acesso em: 8 abr. 2022.
VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz. O currículo de educação física do Ensino médio da rede pública estadual de São Paulo: reflexões e (auto)crítica de um contexto situado (2007-2018). In: NOGUEIRA, Valdilene Aline; MALSONADO, Daniel Teixeira; FARIAS, Uirá de Siqueira (org.). Educação física escolar no ensino médio: a prática pedagógica em evidência 2.ed. Curitiba: CRV, 2018. v. 17, p. 39-62.
VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz. Tornar-se professor(a)-pesquisador(a) de educação física. In: LEITÃO, Arnaldo Sifuentes Pinheiro; PEREIRA, Mateus Camargo (org.). Educações físicas: temas emergentes para mundos (im)possíveis. Curitiba: CRV, 2022. v. 1, p. 39-52.
VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz; CHARLOT, Bernard; CRAIG, Cheryl J. Relationships to knowledge and (self)educative experiences in physical education: teacher educators' perspectives on confronting social justice issues in adverse teaching-learning situations. Movimento, v. 28, p. e28020, jan./dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.122698
VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz; ULASOWICZ, Carla; OKIMURA-KERR, Tiemi (org.). Educação física no ensino fundamental II: saberes e experiências educativas de professores(as)-pesquisadores(as). Curitiba: CRV, 2017. v. 29.
VESCIO, Vicki; ROSS, Dorene; ADAMS, Alyson. A review of research on the impact of professional learning communities on teaching practice and student learning. Teaching and Teacher Education, v. 24, n. 1, p. 80-91, 2008. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tate.2007.01.004
VIEIRA, Ewerton Leonardo da Silva; ABREU, Samara Moura Barreto de; SANCHES NETO, Luiz. Diary of a critical friendship: anthropoetic implications of self-study in the teacher education of one physical education teacher-researcher. Studying Teacher Education, v. 18, n. 3, p. 1-20, 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/17425964.2022.2079621
WEBSTER-WRIGHT, Ann. Reframing professional development through understanding authentic professional learning. Review of Educational Research, v. 79, n. 2, p. 702-739, 2009. DOI: https://doi.org/10.3102/0034654308330970
WENGER, Etienne. Communities of practice: learning, meaning, and identity. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.
WENGER, Etienne; TRAYNER, Beverly; LAAT, Maarten de. Promoting and assessing value creation in communities and networks: a conceptual framework – Rapport 18. Netherlands: Ruud de Moor Centrum – Open University of the Netherlands, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Movimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
Mais informações em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0