Identidade docente e formação continuada em educação física escolar

uma revisão integrativa

Autores

  • Lucas Barbosa Resende Instituto Federal do Sul de Minas Gerais https://orcid.org/0009-0009-3990-6305
  • Daniel Teixeira Maldonado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Porto Alegre, RS 0000-0002-0420-6490

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.137927

Palavras-chave:

Identidade Docente, Formação Continuada, Educação Física, Revisão Integrativa

Resumo

Este artigo objetivou investigar a produção científica sobre a identidade docente e a formação continuada em educação física escolar, analisando como é debatida a relação entre essas duas dimensões da docência. O método utilizado foi a revisão integrativa em quatro bases de dados, sendo analisados 11 trabalhos. Os estudos demonstraram a complexidade da temática abordando-a por diferentes perspectivas: possibilidades e tipos de formação continuada, a subjetividade dos professores(as) em formação, o papel da comunidade, do outro e da alteridade no desenvolvimento de uma identidade profissional. Concluímos que a temática da identidade docente e sua relação com a formação continuada demonstrou-se pertinente e contemporânea, pois converge sobre a própria prática pedagógica dos(as) professores(as), no ser e estar na escola. Apontamos, ainda, a necessidade de mais estudos sobre o tema, dado seu impacto na atividade docente, com desdobramentos na concepção da educação física escolar.

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Biografia do Autor

Lucas Barbosa Resende, Instituto Federal do Sul de Minas Gerais

Licenciado e Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestrando do ProEF - Polo IFSULDMINAS. Docente da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia-MG.

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Porto Alegre, RS

Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2008). Especialista em Educação Física Escolar (2010) e em Pedagogia dos Esportes (2012) pela Universidade Gama Filho. Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2012). Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2016). Atuou como professor efetivo de Educação Física na Secretaria Estadual de Educação (2010-13), na Secretaria Municipal de Educação (2010-15) e no Centro Paula Souza (2014-15) no Ensino Fundamental, Médio e Técnico em São Paulo. Atualmente é professor de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo atuando no Ensino Médio e no Ensino Superior

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Publicado

2024-09-12

Como Citar

RESENDE, L. B.; MALDONADO, D. T. Identidade docente e formação continuada em educação física escolar: uma revisão integrativa. Movimento, [S. l.], v. 30, p. e30018, 2024. DOI: 10.22456/1982-8918.137927. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/137927. Acesso em: 16 jun. 2025.

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