Identidade docente e formação continuada em educação física escolar
uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.137927Palavras-chave:
Identidade Docente, Formação Continuada, Educação Física, Revisão IntegrativaResumo
Este artigo objetivou investigar a produção científica sobre a identidade docente e a formação continuada em educação física escolar, analisando como é debatida a relação entre essas duas dimensões da docência. O método utilizado foi a revisão integrativa em quatro bases de dados, sendo analisados 11 trabalhos. Os estudos demonstraram a complexidade da temática abordando-a por diferentes perspectivas: possibilidades e tipos de formação continuada, a subjetividade dos professores(as) em formação, o papel da comunidade, do outro e da alteridade no desenvolvimento de uma identidade profissional. Concluímos que a temática da identidade docente e sua relação com a formação continuada demonstrou-se pertinente e contemporânea, pois converge sobre a própria prática pedagógica dos(as) professores(as), no ser e estar na escola. Apontamos, ainda, a necessidade de mais estudos sobre o tema, dado seu impacto na atividade docente, com desdobramentos na concepção da educação física escolar.Downloads
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