Iniciação à docência em Educação Física: revisão bibliométrica da produção de conhecimento em periódicos científicos

Autores

  • Isabella Soares da Silveira Universidade do Estado de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, SC, Brasil
  • Franciane Maria Araldi Universidade do Estado de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, SC, Brasil https://orcid.org/0000-0003-0526-127X
  • Alessandra Catarina Martins Universidade do Estado de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, SC, Brasil https://orcid.org/0000-0002-3145-2291
  • Raquel Krapp do Nascimento Universidade do Estado de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, SC, Brasil https://orcid.org/0000-0002-3578-5878
  • Alexandra Folle Universidade do Estado de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, SC, Brasil https://orcid.org/0000-0001-8972-6075

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.137541

Palavras-chave:

PIBID, Programa Institucional, Formação Docente, Bibliometria

Resumo

Esta revisão bibliométrica tem como objetivo analisar a produção de conhecimento sobre a iniciação à docência em Educação Física realizada por meio de um Programa Institucional. Os artigos foram rastreados em bases de dados eletrônicos e foram encontrados 18 artigos, publicados em nove periódicos científicos. A análise evidenciou que poucos periódicos da Educação Física e de outras áreas do conhecimento têm publicado sobre o tema e a população em tela. A publicação sobre o PIBID Educação Física foi iniciada no ano de 2014, com aumento nos anos de 2017 a 2019 e declínio a partir de 2020. Observou-se escassez de autores com continuidade da temática como seu objeto de estudo. Constatou-se ainda predominância de estudos desenvolvidos na região Sul, especialmente na Universidade Federal de Santa Maria. Além disso, evidenciou-se o eixo pedagógico e as palavras-chave PIBID, formação e Educação Física, juntamente com o delineamento metodológico qualitativo como predominante na divulgação científica.

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Publicado

2024-10-31

Como Citar

SOARES DA SILVEIRA, I.; ARALDI, F. M.; MARTINS, A. C.; KRAPP DO NASCIMENTO, R.; FOLLE, A. Iniciação à docência em Educação Física: revisão bibliométrica da produção de conhecimento em periódicos científicos. Movimento, [S. l.], v. 30, p. e30039, 2024. DOI: 10.22456/1982-8918.137541. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/137541. Acesso em: 16 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais