A SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DO TREINADOR ESPORTIVO COMO UM PROCESSO FORMATIVO DE AQUISIÇÃO DE SABERES

Autores

  • Heitor de Andrade Rodrigues Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás (FEFD/UFG)
  • Roberto Rodrigues Paes Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP)
  • Samuel de Souza Neto Faculdade de Educação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/Rio Claro).

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.55346

Palavras-chave:

Socialização. Conhecimento. Treinadores.

Resumo

O objetivo da pesquisa foi investigar o processo de socialização profissional de treinadores de basquetebol de jovens atletas, buscando identificar os saberes apreendidos ao longo do tempo e analisar a natureza dos processos formativos por trás da apropriação desses saberes. Optou-se por uma pesquisa do tipo qualitativa, sendo a entrevista narrativa, na perspectiva etnossociológica, a técnica para coleta de dados. Os sujeitos participantes foram 13 treinadores. Os resultados revelaram a apropriação de um conjunto diversificado de saberes (experienciais, acadêmicos e profissionais), fruto de socializações sucessivas sustentadas pela educação artesanal, formação acadêmico-científica e prática reflexiva.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heitor de Andrade Rodrigues, Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás (FEFD/UFG)

Professor da Universidade Federal de Goiás (Faculdade de Educação Física/Goiânia/GO). Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física (UNESP - Rio Claro). Especialista em Pedagogia de Ensino e Treinamento dos Jogos Desportivos Coletivos (UGF). Mestre em Ciências da Motricidade (UNESP - Rio Claro). Doutor em Educação Física (UNICAMP - Campinas). Desenvolve pesquisas no campo da Educação Física escolar, Pedagogia do Esporte e Formação Profissional.

Roberto Rodrigues Paes, Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP)

Possui Graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1979), Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1989) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente é Professor Titular pela Universidade Estadual de Campinas. Foi membro do Grupo de Trabalho Instituído pelo Ministério Extraordinário dos Esportes no âmbito do Instituto Nacional de Desenvolvimento do Desporto, que teve por finalidade assessorar o Instituto no processo de implantação do Programa Esporte Educacional (1996-2000) no Brasil; Membro da Comissão de Especialistas de Ensino da Área de Educação Física- Ministério da Educação - Secretaria da Educação Superior (2000-2002), Coordenador de Extensão da Faculdade de Educação Física da Unicamp (1990-1995); Diretor Associado da Faculdade de Educação Física da Unicamp (1998-2002); Diretor da Faculdade de Educação Física da Unicamp (2002-2006); Lider do Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte (GEPESP) credenciado no CNPq desde 2006; Diretor Executivo da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp-FUNCAMP (2008-2010); Prefeito do Campus da Universidade Estadual de Campinas (2009-2012) e Pró-Reitor de Desenvolvimento Universitário da Universidade Estadual de Campinas no período de 07 de junho de 2012 a 30 de abril de 2013.fef

Samuel de Souza Neto, Faculdade de Educação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/Rio Claro).

É Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade (CAPES-6) IB - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP), gestão 2013-2016; Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (CAPES-4) IB - UNESP/RC; Chercheur Internacional - CRIFPE/Montréal (2013); Pesquisador CNPq - 1D (2013) e Membre Externi Scuola Abba Roma (2004). Professor Adjunto II (UNESP IB -Depto de Educação/2013) com graduação no PIME (Educação Física e Pedagogia) e na UNESP/Assis (Letras) e carreira academica: UNESP/RC (Professor e Pesquisador), UFSCar (Mestrado/CAPES), FEUSP (Doutorado/CAPES), UNESP/RC (Livre-Docencia), CRIFPE/Université de Montréal (Pós-doutorado/CAPES - Estágio Senior: 2011-2012) - Centre de recherche interuniversitaire sur la formation el la profession enseignant. Desenvolve investigação nas linhas de pesquisas: Formação de Professores e Trabalho Docente e Formação Profissional, Campo de Trabalho e Ensino de Educação Física com ênfase na Prática como lócus de Formação, Epistemologia da Prática Profissional, Pedagogia do Estágio Supervisionado, Saberes Docentes, Profissionalização do Ensino. 

Downloads

Publicado

2015-12-11

Como Citar

RODRIGUES, H. de A.; PAES, R. R.; SOUZA NETO, S. de. A SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DO TREINADOR ESPORTIVO COMO UM PROCESSO FORMATIVO DE AQUISIÇÃO DE SABERES. Movimento, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 509–522, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.55346. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/55346. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.