LA PRÁCTICA SUPERVISADA EN EDUCACIÓN FÍSICA EN BRASIL: UNA SCOPING REVIEW DE TESIS Y DISERTACIONES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.112069

Palabras clave:

Revisión. Enseñanza. Práctica Profesional. Educación Física.

Resumen

Este Scoping Review tuvo como objetivo mapear la producción de conocimiento (tesis y disertaciones) sobre las prácticas supervisadas en la formación de docentes de Educación Física en Brasil entre 1996 y 2019, para identificar factores que contribuyen con el proceso de profesionalización de la enseñanza. Ancladas en Arksey y O’Malley (2005) y en la guía “Prisma-ScR” (TRICCO et al., 2018), las búsquedas se realizaron en las plataformas online CAPES y BDTD, con los descriptores: “Práctica Curricular Supervisada”; “Practica Supervisada”; “Práctica Curricular”; “Práctica Docente”; “Práctica Supervisada” AND “Formación de Profesores”, combinados con AND “Educación Física”, con lo que se identificaron 62 trabajos (46 disertaciones y 16 tesis). Los datos revelan un aumento de las investigaciones entre 2012 y 2019, una mayor concentración en el eje Sur/Sureste (83%) y escasez en las regiones Norte (3%), Noreste (11%) y Centro Oeste (3%). Transversalmente, la investigación mostró la necesidad de implementar la colaboración universidad-escuela a nivel de los roles formativos de las instituciones y de los actores involucrados en las prácticas.

 

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Biografía del autor/a

Josué José de Carvalho Filho, Universidade Federal de Rondônia-UNIR Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Docente da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Doutorando em Educação (PPGE-UNESP), Mestre em Educação (UNIR, 2015), especialização lato sensu em Metodologia do Ensino Superior e Inovações Curriculares (AESA/FARO, 2005). Graduação em Pedagogia (UNINTER, 2017). Graduação Licenciatura Plena em Educação Física (UNIR, 1997). Graduação em Direito (FARO, 2005). Possui experiência docente nas disciplinas: Estágio Curricular Supervisionado; Currículos e Programas da Educação Básica; Política e Legislação Educacional Brasileira; Didática Geral, Didática Aplicada à Educação Física; Fundamentos do Handebol e outras. Membro/Pesquisador do Grupo de Pesquisa Praxis/UNIR. Membro do Grupo de Pesquisa Docência Formação de Professores e Prática de Ensino (DOFPPEN/UNESP); Membro do Centro de Pesquisa Internacional em Formação e Profissão Docente – Antena CRIFPE/Brasil; e do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Física – Formação Profissional e Campo do Trabalho (NEPEF-UNESP). Atuando nas temáticas: Profissionalização do ensino e sua interface com a Formação, Profissão e Desenvolvimento Profissional Docente; Políticas Públicas e Direito Educacional; Saberes Docentes; Currículo; Educação Física Escolar, Didática, Metodologia de Ensino e Estágio Curricular Supervisionado.

Paula Batista, Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), Portugal.

Professora Doutora - Auxiliar do Departamento de Pedagogia da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP).

Samuel de Souza Neto, Professor Associado do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP),

Professor Associado do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista - UNESP/Rio Claro (RC) com Livre-Docência na UNESP-RC, Doutorado em Educação - FE-USP (SP) - bolsa CAPES, Mestrado em Educação - UFSCar (SP) - bolsa CAPES, Grad Educação Física e Pedagogia - PIME-Assis (SP) e Grad. Letras - UNESP-Assis (SP). Realizou Pós-Doutorado - Centre de recherche interuniversitaire sur la formation et profission enseignante (CRIFPE) - Université de Montréal - bolsa CAPES: Estágio Sênior e bolsa UNESP/PROPG: Estágio Exterior. Na UNESP/RC esteve como: Coord. no exercício da função do Conselho de Cursos em Educação Física; Chefe do Depto de Educação; Coord. Núcleo de Ensino; Coord. Projeto Institucional PRODOCÊNCIA (CAPES-UNESP); Coord. PPG - Ciências da Motricidade (2013-2017); Coord. Projeto Núcleo: Educação Física (CAPES-UNESP: 2018-2020); Membro Titular: Conselho do PPG-Educação (2013-2017) e Comissão Permanente das Licenciaturas (UNESP-PROGRAD/Reitoria, 2016-2018). Atualmente desenvolve atividades como: Coord. / Orientador de projetos (CNPq; CAPES; FAPESP); Parecerista ad hoc (FAPESP, CAPES, CNPq, UNESP, UDESC etc) e de periódicos indexados; Editor Associado ? Rev Educação: Teoria e Prática e Frontiers in Education; Membro de Associações Cientificas (Inter)Nacionais (ANPED; CBCE; ACFAS) e de grupos de trabalho: GT-8 Formação de Professores (ANPED) e GTT - Formação Profissional e Mundo do Trabalho (CBCE). Na UNESP-RC desenvolve, ainda, atividades ligadas à Formação de Professores; Conselho de Pós em Ciências da Motricidade (2017-2020); Conselho de Graduação em Educação Física (2019-2020) e Conselho do Departamento de Educação (2020-2021); bem como Líder (função compartilhada): Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Física: Formação Profissional e Campo de Trabalho (NEPEF: FPCT, 2002...) e Grupo de Pesquisa Docência, Formação de Professores e Práticas de Ensino (DOFPPEN, 2008...). Atua na Rede Seminário de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no Campo da Educação Física (SEPEF - IES: UNESP, UNICAMP, USP, UEL, UDESC, UFSC, UFRRJ, UERJ, UFPel, UESC, UFG, UFC, UNICATOLICA-Quixadá e UNIR; Universidade de Caldas, Universidade de Montreal, Universidade de Maryland, Universidade do Porto, ISMAI...) e na Rede de Estágio Supervisionado e Prática de Ensino (CONESPE, 2018...), tendo sido o seu co-fundador; Rede Euroamericana de Atividade Física, Educação e Saúde (REAFES - Espanha, Portugal, Chile, Colômbia, México, Brasil, 2016...). Trabalha com PPG-Ciências da Motricidade (UNESP, 2001...) e PPG-Educação (UNESP-RC, 2007...). Estuda a problemática do (da, dos): saberes docentes, formação profissional, estágio supervisionado, epistemologia da prática, campo profissional. Desse quadro emergem quatro eixos de pesquisa: formação de professores (inicial e contínua), inserção profissional, profissões do ensino em meio escolar - o trabalho e politicas publicas docentes. Neste contexto, especial atenção é dada a educação física, pedagogia, licenciaturas (profissão, prática profissional, políticas de formação). Desenvolve atividades como Pesquisador NEPEF: FPCT (UNESP, 2002...); Pesquisador DOFPPEN (UNESP, 2008...); Pesquisador CNPq (CNPq, 2010...); Pesquisador Internacional - Centre de recherche interuniversitaire sur la formation et la profissional enseignante (CRIFPE/Canadá, 2012...) e como Diretor da Antena CRIFPE-Brasil (Centre de recherche international sur la formation et la profissional enseignante, 2015...) - Centro Internacional de Pesquisa sobre a Formação e a Profissão Docente.

Publicado

2021-10-08

Cómo citar

CARVALHO FILHO, Josué José de; BATISTA, Paula; SOUZA NETO, Samuel de. LA PRÁCTICA SUPERVISADA EN EDUCACIÓN FÍSICA EN BRASIL: UNA SCOPING REVIEW DE TESIS Y DISERTACIONES. Movimento, [S. l.], v. 27, p. e27055, 2021. DOI: 10.22456/1982-8918.112069. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/112069. Acesso em: 28 ago. 2025.

Número

Sección

Artículo Original

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