Políticas públicas estaduais/distrital de esporte e lazer

problematizações e interesses na agenda coletiva de pesquisa

Autores

  • Marcelo Rampazzo Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS
  • Augusto Dias Dotto Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Raquel da Silveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) https://orcid.org/0000-0001-8632-0731
  • Mauro Myskiw Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) https://orcid.org/0000-0003-4689-3804

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.133077

Palavras-chave:

Política Pública, Esporte, Lazer., Revisão integrativa

Resumo

Este trabalho faz parte de uma investigação sobre Políticas Públicas de Esporte e Lazer (PPELs) na esfera Estadual/Distrital do pacto federativo brasileiro. Procurou compreender a constituição de uma agenda de trabalho investigativo coletivo sobre as PPELs de iniciativa setorial. Foi realizada uma revisão integrativa, com base na seleção de 80 trabalhos, a respeito dos quais foram identificados e descritos pontos de passagem das problematizações e fontes de coordenação de interesses dos estudos. Concluímos que existe um conjunto de trabalhos compondo uma agenda científica sobre as PPELs dos Estados/Distrito Federal. Em termos de problematizações se destacam o direito social e as desigualdades setoriais. A respeito da coordenação de interesses, sobressaem os estudos sobre financiamento e configurações das políticas.

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Biografia do Autor

Marcelo Rampazzo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Luterana do Brasil (2008), especialização em Educação Física escolar pela Universidade Federal de Santa Maria (2010) e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em educação escolar, esporte e lazer. Atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento social, Educação Física escolar, lazer, esporte e pesquisa qualitativa.

Augusto Dias Dotto, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Raquel da Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID). Docente e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH/ESEFID/UFRGS).

Mauro Myskiw, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID). Docente e orientador no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH/ESEFID/UFRGS).

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Publicado

2023-11-14

Como Citar

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Edição

Seção

Artigos Originais