A construção da identidade docente de professores de Educação Física na educação infantil

Autores

  • Lauryn Nunes de Quadros Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, SC, Brasil
  • Ana Flávia Backes Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, SC, Brasil
  • Jaqueline da Silva Faculdade IELUSC. Joinville, SC, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5248-3679
  • Fabiane Castilho Teixeira Breschiliare Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, SC, Brasil https://orcid.org/0000-0002-0822-2340

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.132235

Palavras-chave:

Identidade Docente, Educação Física, Educação Infantil

Resumo

O objetivo do estudo foi investigar o processo de construção da identidade docente de professores de Educação Física que atuam na Educação Infantil. Participaram dez professores de Educação Física atuantes na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. De abordagem qualitativa e caráter descritivo, coletou-se os dados por meio de entrevistas semiestruturadas. Na análise dos dados empregou-se o método da análise de conteúdo. Os resultados revelaram desafios e facilitadores da atuação docente na fase de “Entrada” e a superação de desafios nas fases de “Consolidações” e “Afirmação e Diversificação”. Concluiu-se que a construção da identidade docente compreende um processo contínuo, dinâmico, desafiador, mas envolto por um conjunto de experiências vivenciadas antes, durante e após a formação inicial que são indispensáveis para o exercício da docência.

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Biografia do Autor

Lauryn Nunes de Quadros, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, SC, Brasil

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Ana Flávia Backes, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, SC, Brasil

Mestra em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Jaqueline da Silva, Faculdade IELUSC. Joinville, SC, Brasil

Mestra em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina

Fabiane Castilho Teixeira Breschiliare, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, SC, Brasil

Doutora em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação Associado UEM-UEL

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Publicado

2024-10-28

Como Citar

NUNES DE QUADROS, L.; FLÁVIA BACKES, A.; SILVA, J. da; CASTILHO TEIXEIRA BRESCHILIARE, F. A construção da identidade docente de professores de Educação Física na educação infantil. Movimento, [S. l.], v. 30, p. e30034, 2024. DOI: 10.22456/1982-8918.132235. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/132235. Acesso em: 24 jun. 2025.

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