Conhecimento sobre identidade profissional docente na Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.120687

Palavras-chave:

Professor de Educação Física, Identidade Profissional, Revisão integrativa

Resumo

Objetivou-se investigar o conhecimento produzido sobre a Identidade Profissional de professores de Educação Física (EF). Foi realizada uma revisão integrativa nas bases de dados entre 2015 a 2021, onde obtivemos vinte artigos: onze nacionais e nove internacionais. Verificamos que a identidade profissional é construída na temporalidade e nos espaços de vida para melhor compreender as múltiplas identidades possíveis encontradas na trajetória profissional. Embora as vivências anteriores à formação inicial tenham sido consideradas, foi possível observar que na formação inicial a identidade profissional se estabelece especialmente com o aprofundamento das vivências nos estágios. Além disso, a consolidação deste processo identitário permanece no campo profissional, individualmente e coletivamente, desde o ingresso na carreira e na formação continuada, porém, é um processo inacabado e em constante transformação.

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Biografia do Autor

Orlando Marreiro de Souza Júnior, Universidade São Judas Tadeu

Graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André - FEFISA (1994), pós-graduação lato sensu (especialização) em educação física escolar - educação motora pela FEFISA/ UNICAMP (1996), graduação em Pedagogia pela Universidade Bandeirante de São Paulo - UNIBAN (2006), mestrado em Ciências do Movimento pela Universidade Guarulhos - UnG (2003), mestrado em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP (2007), pós-graduação lato sensu (especialização) em Planejamento, implementação e gestão da educação à distância pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2014). Formado/ Especialista em Artes Marciais (Modalidade - Kung Fu Vietnamita pela União Qwan Ki Do Brasil - 1995), Doutorado em andamento em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu ? USJT (Agosto de 2019/ Atual). Participante do Grupo de Estudos em Educação Física para Pessoas com Deficiência da Universidade São Judas - USJT. Experiência de trabalho como Profissional de Educação Física para escolas, clubes, clínicas, academias, empresas, equipes multidisciplinares e Trabalho Personalizado. Experiencia docente em nível superior, coordenação e supervisão de cursos. Trabalho atual como Professor de Educação Física pela Prefeitura Municipal de Santo André (2013/ Atual), Assistente Pedagógico da Coordenação de Professores de Educação Física e na Gestão de Projetos Educacionais da Secretaria de Educação ? DEIF (Departamento de Educação Infantil e Fundamental) pela Prefeitura Municipal de Santo André (2017/julho de 2019)

Paulo Clepard Silva Januario, Universidade São Judas Tadeu

Profissional da área de Educação Física, Licenciado em Educação Física pela Universidade Nove de Julho (2006). Bacharelado em Educação Física pela Universidade Nove de Julho (2010). Pós graduação -Lato Sensu- em Atividade Física e Saúde (CEAFS-USP) pela Escola de Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo (EEFE-USP), concluído em 2013. Pós graduação -Lato Sensu- em Educação Inclusiva pelo Centro Universitário Barão de Mauá, concluído em 2016. Mestrado -Stricto Sensu- em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu, concluído em 2019. Atualmente cursa o Doutorado em Educação Física pela Universidade São Judas, bolsista Capes. Membro do Grupo de Estudos em Educação Física e Pessoas com Deficiência; e do Grupo Diálogo - Currículo, Escola e Educação Física, ambos grupos da Universidade São Judas. Experiência em escolas estaduais e municipais como Professor de Educação Física no Ensino Infantil, Fundamental, Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Atuou na área da Saúde Mental como Educador Físico em equipes multiprofissionais em Caps Adulto (Centro de atenção psicossocial). Professor efetivo de Educação Física na Prefeitura Municipal de Santo André, atua na Educação Infantil, Fundamental I e no Núcleo de apoio a Natação Adaptada de Santo André

Maria Luiza de Jesus Miranda, Universidade São Judas Tadeu

Licenciada em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1975), mestre em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1991) e doutora em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é docente e coordena o Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu, níveis Mestrado e Doutorado. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa Sênior e foi uma das idealizadoras da proposta de educação física para idosos baseada na educação dialógica de Paulo Freire e no ideário da Promoção da Saúde, implementada no projeto de extensão Projeto Sênior para a Vida Ativa. Tem experiência na área de Educação Física, nos contextos escolar e não-escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física e envelhecimento; educação física e promoção da saúde; programas de educação física com ênfase nos aspectos psicossociais e pedagógicos; música e bem-estar subjetivo; educação para o autocuidado com a saúde na velhice

Graciele Massoli Rodrigues, Universidade São Judas Tadeu

Possui mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professor titular da Escola Superior de Educação Física de Jundiaí e professora adjunto da Universidade São Judas Tadeu. É orientadora no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação Física - Mestrado e Doutorado - na Universidade São Judas Tadeu. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase nos seguintes temas: educação física escolar, deficiência, educação física adaptada, esporte adaptado, dança e inclusão

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Publicado

2023-07-14

Como Citar

DE SOUZA JÚNIOR, O. M.; JANUARIO, P. C. S.; MIRANDA, M. L. de J.; RODRIGUES, G. M. Conhecimento sobre identidade profissional docente na Educação Física. Movimento, [S. l.], v. 29, p. e29028, 2023. DOI: 10.22456/1982-8918.120687. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/120687. Acesso em: 29 nov. 2023.

Edição

Seção

Artigos Originais