Conhecimento sobre identidade profissional docente na Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.120687Palavras-chave:
Professor de Educação Física, Identidade Profissional, Revisão integrativaResumo
Objetivou-se investigar o conhecimento produzido sobre a Identidade Profissional de professores de Educação Física (EF). Foi realizada uma revisão integrativa nas bases de dados entre 2015 a 2021, onde obtivemos vinte artigos: onze nacionais e nove internacionais. Verificamos que a identidade profissional é construída na temporalidade e nos espaços de vida para melhor compreender as múltiplas identidades possíveis encontradas na trajetória profissional. Embora as vivências anteriores à formação inicial tenham sido consideradas, foi possível observar que na formação inicial a identidade profissional se estabelece especialmente com o aprofundamento das vivências nos estágios. Além disso, a consolidação deste processo identitário permanece no campo profissional, individualmente e coletivamente, desde o ingresso na carreira e na formação continuada, porém, é um processo inacabado e em constante transformação.
Downloads
Referências
AMARAL-DA-CUNHA, Mariana; BATISTA, Paula; MACPHAIL Ann; GRAÇA, Amândio. Reconstructing a supervisory identity: the case of an experienced physical education cooperating teacher. European Physical Education Review, v. 24, n. 2, p. 240-254, 2016. DOI: https://doi.org/10.1177/1356336X16683179
AMARAL-DA-CUNHA, Mariana; GRAÇA, Amândio; BATISTA, Paula; MACPHAIL, Ann. Giving birth to a supervisory identity built upon pedagogical perspectives on teaching: The case of a novice physical education cooperating teacher. European Physical Education Review, v. 26, n. 2, p. 353-374, 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/1356336X19857181
AZEVEDO, Andréa Maria P.; OLIVEIRA, Glycia M.; SILVA, Priscilla P. C.; NÓBREGA, Thereza Karolina S.; SOUZA JÚNIOR, Marcílio S. Formação continuada na prática pedagógica: a educação física em questão. Movimento, v. 16, n. 4, p. 245-262, 2010. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.11809
BORIM, Maria Luiza da C. et al. Construção da identidade profissional do professor de educação física na perspectiva do preceptor da residência pedagógica. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 3, p. 14306-14317, 2020. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-339
BOTELHO, Louise L. R.; CUNHA, Cristiano C. de A.; MACEDO, Marcelo. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, v. 5, n.11, p.121-136, 2011. DOI: https://doi.org/10.21171/ges.v5i11.1220
CARDOSO, Inês; BATISTA, Paula; GRAÇA, Amândio. A identidade do professor de Educação Física: um processo simultaneamente biográfico e relacional. Movimento, v. 22, n.2, p.523-538, 2016a. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.54129
CARDOSO, Inês; BATISTA, Paula; GRAÇA, Amândio. Narrativas acerca da formação de professores de Educação Física em contexto de prática supervisionada. Sociologia, Revista da Faculdade Letras da Universidade do Porto, v. 32, p.125 – 145, 2016b. DOI: https://doi.org/10.21747/0872-3419/soc32a6
CASTRO, Felipe Barroso de; GUNTHER, Maria Cecília C. Formação da identidade profissional de professoras de educação física: um olhar a partir das narrativas biográficas. Revista Eletrônica Pesquiseduca, v. 7, n.14, p. 452- 469, 2015. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/download/507/pdf/1418. Acesso em: 27 jun. 2020.
CHONG, Sylvia; LOW, Ee Ling; GOH, Kim C. Emerging professional teacher identity of pre-service teachers. Australian Journal of Teacher Education, v. 36, n. 8, p. 50-64, 2011. Disponível em: https://search.informit.org/doi/10.3316/aeipt.189887. Acesso em: 24 jan. 2022.
CONCEIÇÃO, Victor Julierme S; MOLINA NETO, Vicente. A cultura escolar sob o olhar do paradigma da complexidade: um estudo etnográfico sobre a construção da identidade docente de professores de educação física no início da docência. Movimento, v. 23, n.3, p. 827-840, 2017. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.55916
CORRÊA JUNIOR, José; SOUZA NETO, Samuel; IZA, Dijnane F. V. Estágio curricular supervisionado: lócus de socialização profissional, habitus e produção de saberes. Revista Brasileira de Educação Física Esporte, v. 31, n. 1, p. 135-152, 2017. DOI: https://doi.org/10.11606/1807-5509201700010135
DUARTE, Rosália. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Educar em revista, v. 24. p. 213-225, 2004. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2216/1859. Acesso em: 15 nov. 2019.
DUBAR, Claude. A construção de si pela atividade de trabalho: a socialização profissional. Cadernos de Pesquisa, v. 42, n.146, p. 351-367, 2012. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/cp/v42n146/v42n146a03.pdf. Acesso em: 5 maio. 2023.
DUBAR, Claude. A crise das identidades: a interpretação de uma mutação. Porto: Edições Afrontamento, 2006.
DUBAR, Claude. Para uma teoria sociológica da identidade. In: DUBAR, Claude. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Porto: Porto Editora, 1997. p. 103-120.
GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
GOMES, Alberto Albuquerque. Conceito de identidades e a identidade profissional docente. Colloquium Humanarum, v. 15, n. 3, p. 42-53, 2018. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2481. Acesso em: 5 maio 2023.
GOMES, Patrícia M. S.; FERREIRA, Cátia P. P.; PEREIRA, Ana Luísa; BATISTA, Paula M. F. A identidade profissional do professor: um estudo de revisão sistemática. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 27, n. 2, p.247-267, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1807-55092013000200009
GONZÁLEZ-CALVO, Gustavo; FERNÁNDEZ-BALBOA, Juan-Miguel. A qualitative analysis of the factors determining the quality of relations between a novice physical education teacher and his students’ families: implications for the development of professional identity. Sport, Education and Society, v. 23, n. 5, p. 491-504, 2018. DOI: https://doi.org/10.1080/13573322.2016.1208164
GONZÁLEZ-CALVO, Gustavo; GERDIN, Goran; PHILPOT, Rod; HORTIGÜELA-ALCALÁ, David. Wanting to become PE teachers in Spain: connections between previous experiences and particular beliefs about school physical education and the development of professional teacher identities. Sport, Education and Society, v. 26, n. 8, p. 1-14, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/13573322.2020.1812563
JANUÁRIO, Carlos. O desenvolvimento profissional: a aprendizagem de ser professor e o processo de rotinização das decisões pré interativas em professores de Educação Física. In: NASCIMENTO, Juarez V.; FARIAS, Gelcemar O., (org.). Construção da identidade profissional em educação física: da formação à intervenção. Florianópolis: Editora da UDESC, 2012. p. 21-41. (Coleção Temas em Movimento, v. 2).
JOMÂA, Hejer Ben; MAJDOUB, Selma; KAROUI, Hiba A.; KPAZAI, Georges. The construction of professional identity of beginning university teachers-two cases studies from Tunisia. International Journal of Learning, Teaching and Educational Research, v. 17, n. 7, p. 120-134, 2018. DOI: https://doi.org/10.26803/ijlter.17.7.8
LOPES, Amélia. A identidade dos professores portugueses do 1º CEB entre o passado e o futuro. In: LOPES, Amélia ; LEITE, Carlinda. Escola, currículo e formação de identidades. Porto: Edições ASA. 2007. p. 173-192.
MEIRELES, Bruno F.; SOUZA, Mirvane D.; AMORIM, Kleison L.; FILGUEIRAS, Isabel P. Formação continuada de professores (as) de Educação Física escolar; uma revisão integrativa. Formação em Movimento, v. 3, n. 6, p. 612-636, 2021. Disponível em: http://costalima.ufrrj.br/index.php/FORMOV/article/view/817. Acesso em: 27 maio 2019.
MOITA, Maria da Conceição. Percursos de formação e de trans-formação. In: NÓVOA, Antonio (org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 2007. p. 111-140.
MOLETTA, Andréia F; MENDES, Felipe G; BORGES, Luciana de A; GALATTI, Larissa R. Treinadores e treinadoras de basquetebol de Santa Catarina: o desenvolvimento da aprendizagem formal, informal e não-formal. E-Balomano: Revista de Ciências del Deporte, v. 15., n. 3, p. 197-206, 2019. Disponível em: http://ojs.e-balonmano.com/index.php/revista/article/view/481/pdf. Acesso em: 21 dez. 2020.
MOREIRA, J. Antonio M.; FERREIRA, Antonio G. A auto-imagem profissional dos professores de Educação Física em Portugal. Educação & Realidade, v. 37, n. 3, p. 737-759, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/19056. Acesso em: 18 out. 2019.
MOREIRA, Lecy Rodrigues. Manual de revisão bibliográfica sistemática integrativa: a pesquisa baseada em evidências. Belo Horizonte: Anima Educação, 2014. Disponível em: http://biblioteca.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2019/06/manual_revisao_bibliografica-sistematica-integrativa.pdf. Acesso em: 27 set. 2019.
NASSAR, Sérgio E; MOREIRA, Wagner Wey. Identidade profissional de professores de um curso de licenciatura em Educação Física. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 4, n. 2, p. 112-141, 2019. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao-fisica/identidade-profissional. Acesso em: 21 nov. 2020.
NÓVOA, Antonio. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. 2009. Disponível em: https://www.educacionyfp.gob.es/revista-de-educacion/en/dam/jcr:31ae829a-c8aa-48bd-9e13-32598dfe62d9/re35009por-pdf.pdf. Acesso em: 25 mar. 2019.
PIRES, Veruska; FARIAS, Gelcemar O; BATISTA, Paula Maria F. Construção da identidade profissional docente de estagiários em educação física. Educación Física y Ciencia, v. 21, n. 4, p.e104, 2019. DOI: https://doi.org/10.24215/23142561e104
PIRES, Veruska; NASCIMENTO, Juarez V.; FARIAS, Gelcemar O; SUZUKI, Charlene C. M. Identidade docente e educação física: um estudo de revisão sistemática. Revista Portuguesa de Educação, v. 30, n. 1, p. 35-60, 2017. Disponível em https://www.redalyc.org/pdf/374/37451307003.pdf. Acesso em: 21 jul. 2019.
PRINCIPAIS itens para relatar revisões sistemáticas e meta-análises: a recomendação PRISMA. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 24, n. 2, p. 335-342, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742015000200017
RODRIGUES, Heitor de A; PAES, Roberto R; SOUZA NETO, Samuel. A construção da identidade na socialização profissional de treinadores: entre a escola de ofício e a academia. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 32, n. 3, p.427-441, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/1807-5509201800030427
ROSSI, Fernanda; HUNGER, Dagmar. Identidade docente e formação continuada: um estudo à luz das teorias de Zygmunt Bauman e Claude Dubar. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 101, n. 258, p.313-336, 2020. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.101i258.4627
SATO, Jean T.; SILVA, Thaynara S.; NASSAR, Sérgio E. Saberes adquiridos na formação inicial em Educação Física: uma análise da ação pedagógica. Revista Cocar, v. 15, n. 32, p. 1-17, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4219. Acesso em: 25 ago. 2021.
SOUZA NETO, Samuel; IZA, Dijnane F. V; SILVA, Mellissa F. G. Learning of teaching in the professional socialization in Physical Education Motriz: Revista de Educação Física, v. 23, n. 2, p.1-10, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/S1980-6574201700020008
TARDIF, Maurice; RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, v. 21, n. 73, p. 209-244, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/Ks666mx7qLpbLThJQmXL7CB/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 21 abr. 2021.
VANZUITA, Alexandre; RAITZ, Tânia R.; GARANHANI, Marynelma. Experiências de inserção profissional na construção de identidades profissionais de formandos em Educação Física. Boletim Técnico Senac, v. 46, n. 1, p. 57-81, 2020. DOI: https://doi.org/10.26849/bts.v46i1.768
VANZUITA, Alexandre; RAITZ, Tânia R.; GARANHANI, Marynelma. Escolha, formação e inserção profissional: a construção de identidade(s) profissional(is) de formados em educação física. Revista ESPACIOS, v. 38, n. 45, p. 17, 2017a. DOI: DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v33n69a2019-49146
VANZUITA, Alexandre; RAITZ, Tânia R.; ZLUHAN, Mara Regina; FERREIRA, Danilo J; FERNANDES, Flávia de S. A construção de identidade (s) profissional (is) de formandos em Educação Física. Revista Educação Cultura Contemporânea, v. 15, n. 40, p. 142-162, 2017b. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/reeduc/v15n40/2238-1279-reeduc-15-40-08.pdf. Acesso em: 21 abr. 2020.
VEIGA, Ilma Passos A. Docência: formação, identidade profissional e inovações didáticas. In: SILVA, Aida Maria Monteiro et al. (org.). Educação Formal e Não Formal, processos formativos e saberes pedagógicos: desafios para a inclusão social. Recife: ENDIPE, 2006. p. 467-484.
WHITTEMORE, Robin; KNAFL, Kathleen. The integrative review: updated methodology. Journal of Advanced Nursing, v. 52, n. 5, p. 546-553, 2005. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1365-2648.2005.03621.x
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Movimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
