Classificações, rótulos e giros

o panorama da discussão epistemológica da Educação Física brasileira no século XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.130119

Palavras-chave:

Epistemologia, Educação Física, Linguagem, Ontologia

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar o panorama da discussão epistemológica da Educação Física (EF) brasileira, no século XXI, com o intuito de contribuir com novas chaves de leitura para o debate. Para tal, além da análise da produção científica do campo sobre o assunto, foram realizadas entrevistas com oito pesquisadores que publicam artigos sobre o tema da epistemologia, sendo eles: Valter Bracht, Mauro Betti, Paulo Fensterseifer, Pedro Hallal, Felipe Quintão de Almeida, Juliano de Souza, Marcelo Moraes e Silva e Ricardo Rezer. A partir da produção científica e das entrevistas é possível concluir que a discussão epistemológica da EF brasileira avança rumo a uma condição de pluralidade que parece vir acompanhada de problemas em relação à formação científica.

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Biografia do Autor

Silas Alberto Garcia, Universidade Estadual de Goiás- Unidade Porangatu

Docente efetivo e coordenador setorial do cursos de Educação Física da UEG-Porangatu. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Docência do Ensino Superior na Faculdade Brasileira de Educação e Cultura (FABEC). Especialista em Educação Física Escolar (UNIBF). Especialista em Metodologias ativas e Prática Docente (UNIBF). Graduado no curso de Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Campus ESEFFEGO. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Esporte, Lazer e Comunicação (GEPELC - UFG).

Gabriel Carvalho Bungenstab, Universidade Estadual de Goiás-Campus ESEFFEGO

Doutor em Sociologia, Universidade Federal de Goiás (UFG); Professor da Universidade Estadual de Goiás - Campus Eseffego (UEG-Eseffego) e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Goiás (PPGEF-UFG); Grupo de estudo e pesquisa GEPELC- UFG. 

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Publicado

2023-12-14

Como Citar

GARCIA, S. A.; BUNGENSTAB, G. C. . Classificações, rótulos e giros: o panorama da discussão epistemológica da Educação Física brasileira no século XXI. Movimento, [S. l.], v. 29, p. e29056, 2023. DOI: 10.22456/1982-8918.130119. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/130119. Acesso em: 24 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais