“Ser mulher em um curso de futebol já é começar com um passo atrás”

experiências das treinadoras em cursos da CBF Academy

Autores

  • Karen Letícia Guimarães Faculdade de Ciências Aplicadas, Universidade Estadual de Campinas, Limeira, SP
  • Júlia Barreira Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8065-4359
  • Larissa Rafaela Galatti Faculdade de Ciências Aplicadas, Universidade Estadual de Campinas, Limeira, SP https://orcid.org/0000-0003-1743-6356

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.126706

Palavras-chave:

Formação Profissional, Identidade de Gênero, Liderança, Esportes

Resumo

Este estudo teve como objetivo explorar as vivências de treinadoras de futebol em cursos de certificação oferecidos pela CBF Academy. A partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com seis treinadoras, notamos que os cursos ainda são majoritariamente ministrados por homens e para homens. Ao passo que os treinadores se expõem constantemente e sentem-se seguros para isso, as treinadoras relatam desconforto e uma constante reflexão sobre o seu posicionamento para provar sua capacidade de ocupar aquele ambiente. Esse cenário é transformado ao longo do curso à medida que as treinadoras se posicionam e tem seu conhecimento e competência reconhecidos para ocupar esse espaço. Mesmo com esses desafios, as treinadoras reconhecem essa experiência como positiva principalmente pelos relacionamentos e conteúdos proporcionados. Os conhecimentos deste estudo podem auxiliar na proposta de mudanças que favoreçam uma maior participação de treinadoras em cursos de certificação no futebol e em outros esportes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karen Letícia Guimarães, Faculdade de Ciências Aplicadas, Universidade Estadual de Campinas, Limeira, SP

Graduada em Ciências do Esporte pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Desenvolve estudos sobre as ações das organizações esportivas para a maior participação de meninas e mulheres no futebol.

Júlia Barreira, Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Graduada em em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutora em Biodinâmica do Movimento e Esporte pela Faculdade de Educação Física (UNICAMP). Atua como docente no Ensino Superior e desenvolve estudos na área da Ciência do Esporte investigando aspectos relacionados à participação e ao desempenho de meninas e mulheres nos esportes.

Larissa Rafaela Galatti, Faculdade de Ciências Aplicadas, Universidade Estadual de Campinas, Limeira, SP

Doutora. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte (LEPE), docente e coordenadora associada do Curso de Ciências do Esporte da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA/UNICAMP). Credenciada ao Programa de Pós Graduação em Educação Física da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP). Suas pesquisas são centradas na Pedagogia do Esporte, em especial nas modalidades coletivas, desenvolvimento de atletas e de treinadoras e treinadores esporitvos.. É membro do Cômitê Científico do International Council for Coaching Excellence (ICCE) e International Coach Developer pela Nippon Sport Science University Coach Developer Academy (NCDA). É parecerista e membro de corpo editorial em diferentes países, em revistas com a International Sport Coaching Journal (ISCJ) e da Physical Education and Sport Pedagogy (PESP)

Referências

BARREIRA, Júlia. Mulheres em cargos de liderança no esporte: rompendo o teto de vidro ou percorrendo o labirinto? Movimento, v. 27, p. e27080, 2021. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.118131

BARRETT, Gareth M.; SHERWIN, I.; BLACKETT, Alexander D. Women rugby union coaches’ experiences of formal coach education in Ireland and the United Kingdom: a qualitative study. Women in Sport and Physical Activity Journal, v. 29, n. 1, p. 29–37, 2021. DOI: https://doi.org/10.1123/wspaj.2020-0056

BRASIL. Lei 8650. Relações de trabalho do Treinador Profissional de Futebol e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 20 abr. 1993.

BRASIL. Lei 9696. Profissão de Educação Física e os respectivos Conselho Federal e Conselhos Regionais de Educação Física. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 1 set. 1998. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9696.htm. Acesso em: 23 fev. 2023.

BRAUN, Virginia; CLARKE, Victoria. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, v. 3, n. 2, p. 77–101, 2006. DOI: https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa

CARDOSO, Camila et al. Gender inequality in table tennis: an analysis of women coaches in certification courses. Motriz: Revista de Educação Física, v. 28, spe 1, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/motriz/a/JjspMtWwzt6bp5kgtmcyvJc/abstract/?lang=en. Acesso em: 23 fev. 2023.

CHESTERFIELD, Gavin; POTRAC, Paul; JONES, Robyn. “Studentship” and “impression management” in an advanced soccer coach education award. Sport, Education and Society, v. 15, n. 3, p. 299–314, 2010. DOI: https://doi.org/10.1080/13573322.2010.493311

CLARKSON, Beth G.; COX, Elwyn; THELWELL, Richard C. Negotiating gender in the English football workplace: composite vignettes of women head coaches’ experiences. Women in Sport and Physical Activity, v. 27, n. 2, p. 73–84, 2019. DOI: https://doi.org/10.1123/wspaj.2018-0052

COSTA, Arthur; KALIICK, Bena. Through the lens of a critical friend. Educational leadership, v. 51, n. 2, p. 49-51,1993. Disponível em: https://www.ascd.org/el/articles/through-the-lens-of-a-critical-friend. Acesso em: 23 fev. 2023.

CUNNINGHAM, George B.; DOHERTY, Alison J.; GREGG, Melanie J. Using social cognitive career theory to understand head coaching intentions among assistant coaches of women’s teams. Sex Roles, v. 56, n. 5–6, 2007. DOI: https://doi.org/10.1007/s11199-006-9175-z

CUSHION, Christopher J.; JONES, Robyn L. A Bourdieusian analysis of cultural reproduction: socialisation and the ‘hidden curriculum’in professional football. Sport, education and society, v. 19, n. 3, p. 276-298, 2014. DOI: https://doi.org/10.1080/13573322.2012.666966

FASTING, Kari; PFISTER, Gertrud. Female and male coaches in the eyes of female elite soccer players. European Physical Education Review, v. 6, n. 1, p. 91–110, 2000. DOI: https://doi.org/10.1177/1356336X000061001

FERREIRA, Heidi Jancer; SALLES, José Geraldo; MOURÃO, Ludmila. Inserção e permanência de mulheres como treinadoras esportivas no Brasil. Revista da Educacao Fisica, v. 26, n. 1, p. 21–29, 2015. DOI: https://doi.org/10.4025/reveducfis.v26i1.22755

GREENHILL, Jeff; AULD, Chris; CUSKELLY, Graham; HOOPER, Sue. The impact of organisational factors on career pathways for female coaches. Sport Management Review, v. 12, n. 4, p. 229–240, 2009. DOI: https://doi.org/10.1016/j.smr.2009.03.002

KILTY, Katie. Women in coaching. The Sport Psychologist, v. 20, n. 2, p. 222–234, 1, 2006. DOI: https://doi.org/10.1123/tsp.20.2.222

LAVOI, Nicole M.; DUTOVE, Julia K. Barriers and supports for female coaches: an ecological model. Sports Coaching Review, v. 1, n. 1, 2012. DOI: https://doi.org/10.1080/21640629.2012.695891

LEWIS, Colin J.; ROBERTS, Simon J.; ANDREWS, Hazel. ‘Why am I putting myself through this?’ Women football coaches’ experiences of the Football Association’s coach education process. Sport, Education and Society, v. 23, n. 1, p. 28–39, 2018. DOI: https://doi.org/10.1080/13573322.2015.1118030

NORMAN, Leanne. Developing female coaches: strategies from women themselves. Asia-Pacific Journal of Health, Sport and Physical Education, v. 3, n. 3, p. 227–238, 2012. DOI: https://doi.org/10.1080/18377122.2012.721725

NORMAN, Leanne. The UK coaching system is failing women coaches. International Journal of Sports Science and Coaching, v. 3, n. 4, p. 447–476, 2008. DOI: https://doi.org/10.1260/174795408787186431

NOVAIS, Mariana Cristina Borges et al. Treinadoras e auxiliares do futebol de mulheres no Brasil: subversão e resistência na liderança esportiva. Movimento, v. 27, e27023, 2021. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.106782

PASSERO, Julia Gravena; BARREIRA, Júlia; TAMASHIRO, Lucas; SCAGLIA, Alcides José; GALATTI, Larissa Rafaela. Futebol de mulheres liderado por homens: uma análise longitudinal dos cargos de comissão técnica e arbitragem. Movimento, v. 26, p. e26060, 2020. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.100575

SAWIUK, Rebecca; LEWIS, Colin J.; TAYLOR, William George. “Long ball” and “balls deep”: a critical reading of female coach-learners’ experiences of the UEFA A licence. Sports Coaching Review, v. 10, n. 1, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/21640629.2021.1874688

SMITH, Brett; SPARKES, Andrew C. Routledge handbook of qualitative research in sport and exercise. London: Routledge, 2016.

Publicado

2023-04-19

Como Citar

GUIMARÃES, K. L. .; BARREIRA, J.; GALATTI, L. R. “Ser mulher em um curso de futebol já é começar com um passo atrás”: experiências das treinadoras em cursos da CBF Academy. Movimento, [S. l.], v. 29, p. e29010, 2023. DOI: 10.22456/1982-8918.126706. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/126706. Acesso em: 1 out. 2023.

Edição

Seção

Artigos Originais