“Ser mulher em um curso de futebol já é começar com um passo atrás”
experiências das treinadoras em cursos da CBF Academy
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.126706Palavras-chave:
Formação Profissional, Identidade de Gênero, Liderança, EsportesResumo
Este estudo teve como objetivo explorar as vivências de treinadoras de futebol em cursos de certificação oferecidos pela CBF Academy. A partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com seis treinadoras, notamos que os cursos ainda são majoritariamente ministrados por homens e para homens. Ao passo que os treinadores se expõem constantemente e sentem-se seguros para isso, as treinadoras relatam desconforto e uma constante reflexão sobre o seu posicionamento para provar sua capacidade de ocupar aquele ambiente. Esse cenário é transformado ao longo do curso à medida que as treinadoras se posicionam e tem seu conhecimento e competência reconhecidos para ocupar esse espaço. Mesmo com esses desafios, as treinadoras reconhecem essa experiência como positiva principalmente pelos relacionamentos e conteúdos proporcionados. Os conhecimentos deste estudo podem auxiliar na proposta de mudanças que favoreçam uma maior participação de treinadoras em cursos de certificação no futebol e em outros esportes.
Downloads
Referências
BARREIRA, Júlia. Mulheres em cargos de liderança no esporte: rompendo o teto de vidro ou percorrendo o labirinto? Movimento, v. 27, p. e27080, 2021. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.118131
BARRETT, Gareth M.; SHERWIN, I.; BLACKETT, Alexander D. Women rugby union coaches’ experiences of formal coach education in Ireland and the United Kingdom: a qualitative study. Women in Sport and Physical Activity Journal, v. 29, n. 1, p. 29–37, 2021. DOI: https://doi.org/10.1123/wspaj.2020-0056
BRASIL. Lei 8650. Relações de trabalho do Treinador Profissional de Futebol e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 20 abr. 1993.
BRASIL. Lei 9696. Profissão de Educação Física e os respectivos Conselho Federal e Conselhos Regionais de Educação Física. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 1 set. 1998. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9696.htm. Acesso em: 23 fev. 2023.
BRAUN, Virginia; CLARKE, Victoria. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, v. 3, n. 2, p. 77–101, 2006. DOI: https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa
CARDOSO, Camila et al. Gender inequality in table tennis: an analysis of women coaches in certification courses. Motriz: Revista de Educação Física, v. 28, spe 1, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/motriz/a/JjspMtWwzt6bp5kgtmcyvJc/abstract/?lang=en. Acesso em: 23 fev. 2023.
CHESTERFIELD, Gavin; POTRAC, Paul; JONES, Robyn. “Studentship” and “impression management” in an advanced soccer coach education award. Sport, Education and Society, v. 15, n. 3, p. 299–314, 2010. DOI: https://doi.org/10.1080/13573322.2010.493311
CLARKSON, Beth G.; COX, Elwyn; THELWELL, Richard C. Negotiating gender in the English football workplace: composite vignettes of women head coaches’ experiences. Women in Sport and Physical Activity, v. 27, n. 2, p. 73–84, 2019. DOI: https://doi.org/10.1123/wspaj.2018-0052
COSTA, Arthur; KALIICK, Bena. Through the lens of a critical friend. Educational leadership, v. 51, n. 2, p. 49-51,1993. Disponível em: https://www.ascd.org/el/articles/through-the-lens-of-a-critical-friend. Acesso em: 23 fev. 2023.
CUNNINGHAM, George B.; DOHERTY, Alison J.; GREGG, Melanie J. Using social cognitive career theory to understand head coaching intentions among assistant coaches of women’s teams. Sex Roles, v. 56, n. 5–6, 2007. DOI: https://doi.org/10.1007/s11199-006-9175-z
CUSHION, Christopher J.; JONES, Robyn L. A Bourdieusian analysis of cultural reproduction: socialisation and the ‘hidden curriculum’in professional football. Sport, education and society, v. 19, n. 3, p. 276-298, 2014. DOI: https://doi.org/10.1080/13573322.2012.666966
FASTING, Kari; PFISTER, Gertrud. Female and male coaches in the eyes of female elite soccer players. European Physical Education Review, v. 6, n. 1, p. 91–110, 2000. DOI: https://doi.org/10.1177/1356336X000061001
FERREIRA, Heidi Jancer; SALLES, José Geraldo; MOURÃO, Ludmila. Inserção e permanência de mulheres como treinadoras esportivas no Brasil. Revista da Educacao Fisica, v. 26, n. 1, p. 21–29, 2015. DOI: https://doi.org/10.4025/reveducfis.v26i1.22755
GREENHILL, Jeff; AULD, Chris; CUSKELLY, Graham; HOOPER, Sue. The impact of organisational factors on career pathways for female coaches. Sport Management Review, v. 12, n. 4, p. 229–240, 2009. DOI: https://doi.org/10.1016/j.smr.2009.03.002
KILTY, Katie. Women in coaching. The Sport Psychologist, v. 20, n. 2, p. 222–234, 1, 2006. DOI: https://doi.org/10.1123/tsp.20.2.222
LAVOI, Nicole M.; DUTOVE, Julia K. Barriers and supports for female coaches: an ecological model. Sports Coaching Review, v. 1, n. 1, 2012. DOI: https://doi.org/10.1080/21640629.2012.695891
LEWIS, Colin J.; ROBERTS, Simon J.; ANDREWS, Hazel. ‘Why am I putting myself through this?’ Women football coaches’ experiences of the Football Association’s coach education process. Sport, Education and Society, v. 23, n. 1, p. 28–39, 2018. DOI: https://doi.org/10.1080/13573322.2015.1118030
NORMAN, Leanne. Developing female coaches: strategies from women themselves. Asia-Pacific Journal of Health, Sport and Physical Education, v. 3, n. 3, p. 227–238, 2012. DOI: https://doi.org/10.1080/18377122.2012.721725
NORMAN, Leanne. The UK coaching system is failing women coaches. International Journal of Sports Science and Coaching, v. 3, n. 4, p. 447–476, 2008. DOI: https://doi.org/10.1260/174795408787186431
NOVAIS, Mariana Cristina Borges et al. Treinadoras e auxiliares do futebol de mulheres no Brasil: subversão e resistência na liderança esportiva. Movimento, v. 27, e27023, 2021. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.106782
PASSERO, Julia Gravena; BARREIRA, Júlia; TAMASHIRO, Lucas; SCAGLIA, Alcides José; GALATTI, Larissa Rafaela. Futebol de mulheres liderado por homens: uma análise longitudinal dos cargos de comissão técnica e arbitragem. Movimento, v. 26, p. e26060, 2020. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.100575
SAWIUK, Rebecca; LEWIS, Colin J.; TAYLOR, William George. “Long ball” and “balls deep”: a critical reading of female coach-learners’ experiences of the UEFA A licence. Sports Coaching Review, v. 10, n. 1, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/21640629.2021.1874688
SMITH, Brett; SPARKES, Andrew C. Routledge handbook of qualitative research in sport and exercise. London: Routledge, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Movimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
