HISTÓRIA DE VIDA DE EX-JOGADORES PROFISSIONAIS DE FUTEBOL EM PERNAMBUCO: FORMAÇÃO ACADÊMICA VERSUS FORMAÇÃO ESPORTIVA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.102789Palavras-chave:
Esportes. Educação. Atletas. Futebol.Resumo
Tem o objetivo de analisar a relação entre o processo de formação acadêmica e a formação esportiva de ex-jogadores profissionais de futebol em Pernambuco a partir do mapeamento de onze ex-atletas profissionais que atuaram por, pelo menos, um dos grandes clubes do estado. Dada sua especificidade e natureza qualitativa, foi adotada como metodologia a História Oral de Vida. A partir da coleta dos depoimentos, através de entrevista, optamos, para auxiliar a análise do conteúdo, pela utilização do programa de análise qualitativa NVivo®. Os resultados apontam que, para a maioria dos entrevistados, houve dificuldade de conciliação entre as duas formações, resultando em atrasos, reprovações, mudanças de turno e até mesmo de escola, além do abandono escolar por alguns. Conclui-se desta forma que há problemas de compatibilidade entre o processo de escolarização e formação do jogador de futebol no cenário local, não sendo diferente da realidade brasileira.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
