MULHERES NO JORNALISMO ESPORTIVO: UMA “VISÃO ALÉM DO ALCANCE”?
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.52730Palavras-chave:
Jornalismo. Esportes. Identidade de gênero. Meios de comunicação.Resumo
Apesar de serem maioria nas redações jornalísticas brasileiras, as mulheres ainda são, aparentemente, minoria nas editorias de esportes dos meios de comunicação. Também são minoria as reportagens sobre esportes e atletas femininos. O presente artigo visa melhor compreender, por meio de entrevistas, utilizando a metodologia da História Oral, com dez jornalistas da área esportiva em Curitiba (Paraná, Brasil), o ponto de embate social entre três campos distintos e interrelacionados: esporte, gênero e mídia, focando as dificuldades elas que encontram em seus trabalhos e também quais processos utilizam para selecionar as informações com força para se tornarem notícias, seguindo pressupostos dos estudos de comunicação voltados ao emissor (Newsmaking). Em seus relatos, verificou-se que reproduzem o modelo de produção jornalístico sob a dominância masculina e capitalista no esporte e que também estão sujeitas a pressões, tais como ações de preconceito.
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