Narrativas de professores de Educação Física na construção curricular em disputa

presenças e ausências em cena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.119602

Palavras-chave:

Educação Física, Narrativas, Experiência, Pesquisaformação

Resumo

O estudo tem como objetivo narrar a experiência com professores de Educação Física da Rede Municipal de Duque de Caxias na construção curricular (2019-2020) sobre as disputas identificadas pelas ausências e presenças colocadas em cena. Adensamos esse processo pela pesquisaformação como uma palavra conceito, situada no campo das pesquisas narrativas (auto)biográficas. Os caminhos teóricos-metodológicos foram fundamentados pela perspectiva do narrador em Walter Benjamin, tensionando a experiência e o ato de narrar. Utilizamos o diário no campo da Rede Municipal, pensando a palavra do autor pela ciência-saber, a historicidade do sujeito e a reflexividade autobiográfica na experiência do pesquisadornarrador sobre o processo autoformativo que viveu. Tal episódio colocou em cena as narrativas, disputas, vestígios nas concepções acerca do pensar a Educação Física, seu objeto de estudo, características no Município em questão e as tensões entre a dualidade da presença e possível ausência da especificidade na disciplina escolar.

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Biografia do Autor

João Augusto Galvão Rosa Costa, Universidade Federal Fluminense Brasil

Professor da Rede Municipal de Duque de Caxias

Doutoranddo em Educação pela PPGE- UFF

Dinah Vasconcellos Terra, Universidade Federal Fluminense Brasil

Programa de Pós-graduação em Educação - Faculdade de Educação a Universidade Federal Fluminense

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Publicado

2023-04-20

Como Citar

ROSA COSTA, J. A. G.; TERRA, D. V. Narrativas de professores de Educação Física na construção curricular em disputa: presenças e ausências em cena. Movimento, [S. l.], v. 29, p. e29014, 2023. DOI: 10.22456/1982-8918.119602. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/119602. Acesso em: 1 out. 2023.

Edição

Seção

Artigos Originais