Políticas públicas de esporte escolar na fronteira Brasil-Bolívia
percepções dos professores de Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.119121Palavras-chave:
Esporte, Políticas públicas, Escola, Fronteira Bolívia-BrasilResumo
Esta pesquisa, com caráter qualitativo, faz análises das percepções de docentes (professores de Educação Física) a respeito das consequências, dos entraves e/ou das possibilidades existentes na participação e integração dos alunos pendulares – discentes que moram na Bolívia e estudam na cidade fronteiriça brasileira de Corumbá, em Mato Grosso do Sul – nas políticas públicas em projetos voltados ao esporte escolar. Assim, foram realizadas, entre os meses de março e maio de 2021, entrevistas com onze professores do Ensino Fundamental de três escolas da Rede Municipal de Ensino. Os resultados do estudo apontam barreiras de acesso aos alunos pendulares (fronteiriços) nos projetos esportivos em decorrência da falta de transporte, fechamento da fronteira e capacitações dos docentes visando à educação intercultural.
Downloads
Referências
AGUILAR, Mabel Marinho Sahib. Transporte escolar em região de fronteira: aplicação e transferência de meios efetivos aos alunos da Escola Municipal Caic “Padre Ernesto Sassida” e Cemei “Catarina Anastácio da Cruz”. 2021. 82 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Fronteiriços) – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Corumbá-MS, 2021.
ARAUJO, Ana Paula Correia de; CONCEIÇÃO, Orsolina Fernandes da; CARVALHO, Luciani Coimbra de. A arrogância revelada no conflito: bolivianos e brasileiros no espaço escolar da cidade de Corumbá (MS). Espaço Aberto, v. 5, n. 1, p. 145-162, 2015. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/download/2509/2588. Acesso em: 31 out. 2023.
ARF, Lucilene Machado Garcia; VELASQUE, Sabrina Rodrigues. O cotidiano dos professores e alunos pertencentes às escolas de fronteira. Revista Tempo, Espaço e Linguagem, v. 8, n. 1, p. 103-114, 2017. Disponível: https://revistas.uepg.br/index.php/tel/article/download/10757/6191/38754. Acesso em: 31 out. 2023.
BICKEL, Éderson Alexandro; MARQUES, Márcio Geller; SANTOS, Geraldine Alves. Esporte e sociedade: a construção de valores na prática esportiva em projetos sociais. EFDeportes.com, Revista Digital, v. 17, p. 1-8, 2012. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd171/esporte-e-sociedade-a-construcao-de-valores.htm. Acesso em: 20 maio 2020.
BRACHT, Valter. Esporte na escola e esporte de rendimento. Movimento, v. 6, n. 12, p. 14-19, 2000. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.2504
BUMLAI, Danielle Urt Mansur; OLIVEIRA NETO, Antonio Firmino de; BILANGE, Elizabeth Maria Azevedo. Escolas de Fronteira: espaços de construção interculturais da identidade fronteiriça. Revista GeoPantanal , v. 9, n. 17, p. 47-57, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/revgeo/article/view/224. Acesso em: 31 out. 2023.
CARTER-THUILLIER, Bastian; LÓPEZ-PASTOR, Víctor; GALLARDO FUENTES, Francisco. La integración de los estudiantes inmigrantes en un programa de deporte escolar con fines de transformación social. Qualitative Research in Education, v. 6, n. 1, p. 22-55, 2017. DOI: https://doi.org/10.17583/qre.2017.2192
CORUMBÁ (MS). Secretaria Municipal de Educação. Resolução n. 207, de 7 de outubro de 2019. Normatiza o Projeto de Iniciação Esportiva e Treinamento Esportivo nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, e dá outras providências. Diário Oficial de Corumbá-MS, Corumbá, n. 1.769, p. 15-28, 9 out. 2019a.
CORUMBÁ (MS). Secretaria Municipal de Educação. Resolução n. 208, de 7 de outubro de 2019. Normatiza a atribuição das aulas de Educação Física nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, e dá outras providências. Diário Oficial de Corumbá-MS, Corumbá, ed. n. 1.769, p. 29-34, 9 out. 2019b.
COSTA. Gustavo Villela Lima. O muro invisível: a nacionalidade como discurso reificado na fronteira Brasil Bolívia. Tempo Social, v. 25, n. 2, p. 141-156, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-20702013000200008
COSTA, Gustavo Villela Lima. Os bolivianos em Corumbá-MS: conflitos e relações de poder na fronteira. Mana, v. 21, n. 1, p. 35-63, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-93132015v21n1p035
DORES, Fabiola Gaspar. A memória como método de pesquisa. Cadernos de Campo: Revista de Ciências Sociais, n. 4, p. 113-131, 1997. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/cadernos/article/view/10143. Acesso em: 31 out. 2023.
FERNANDEZ BATANERO, José María; AGUILAR PARRA, José Manuel. Competencias docentes interculturales del profesorado de Educación Física en Andalucía (España). Movimento, v. 22, n. 3, p. 753-765, 2016. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.60107
FLORES AGUILAR, Gonzalo; PRAT GRAU, Maria; SOLER PRAT, Susanna. La voz del profesorado de Educación Física sobre su formación académica ante la realidad multicultural: análisis de la situación y propuestas de mejora. Revista Interuniversity Electronics for Teacher Training, v. 17, n. 2, p. 183-199, 2014. DOI: https://doi.org/10.6018/reifop.17.2.197501
FLORES AGUILAR, Gonzalo; PRAT GRAU, Maria; SOLER PRAT, Susanna. Perfis pedagógicos de professores de Educação Física em uma escola multicultural. Movimento, v. 25, p. e25025, 2019. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.82139
GALATTI, Larissa Rafaela; PAES, Roberto Rodrigues; COLLET, Carine; SEOANE, Antônio Montero. Esporte contemporâneo: perspectivas para a compreensão do fenômeno. Corpoconsciência, v. 22, n. 3, p. 115-127, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/6444. Acesso em: 31 out. 2023.
GALINDO, Alexandre Gomes. Administração de políticas públicas de esporte: um ensaio sobre os fundamentos da ação do gestor. EFDeportes.com, Revista Digital. Ano 15, n. 144, 2010. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd144/administracao-de-politicas-publicas-de-esporte.htm. Acesso em: 31 out. 2023.
GOLIN, Carlo Henrique. Educação física escolar na fronteira Brasil-Bolívia: desafios e dilemas interculturais. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
HAHN, Susana; SILVA JUNIOR, Arestides Pereira da; SEIBERT, Carlos; LIMA, Dartel Ferrari de; BOTH, Jorge; MAZZARDO, Oldemar; SAMPAIO, Adelar Aparecido. Itinerância, intensificação e condições de trabalho de professores de educação física escolar como condicionante de motivação e bem-estar docente. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 19, n. 3, p. 135–142, 2021. DOI: https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27654
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Municípios da faixa de fronteira e cidades gêmeas. 2019. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/estrutura-territorial/24073-municipios-da-faixa-de-fronteira.html?=&t=o-que-e. Acesso em: 3 ago. 2020.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISA ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Sinopse Estatística da Educação Básica 2019. Brasília: Inep, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-basica. Acesso em: 29 maio 2020.
LORO, Alexandre Paulo. O brincar na Educação Física escolar: um contexto fronteiriço. Teias, v. 16, n. 40, p. 190-203, 2015. Disponível em https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24558. Acesso em: 31 out. 2023.
LORO, Alexandre Paulo; SILVA, Shirley Ferreira Marinho; NUNES, Jaqueline da Silva. Brincadeiras e conflitos étnicos no território fronteiriço Brasil-Bolívia. Revista Pensar a Prática, v. 23, 2020. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v23.57774
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. Rio de Janeiro: Hucitec, 2014. 408 p.
OLIVEIRA, Marco Aurélio Machado. O ambiente fronteiriço: traços intangíveis e realidades sinuosas. Revista GeoPantanal, v. 11, n. 21, p. 13-22, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/revgeo/article/view/2486. Acesso em: 31 out. 2023.
OLIVEIRA, Marco Aurélio Machado; CAMPOS, Davi Lopes. Migrantes e fronteira: lógicas subvertidas, vidas refeitas. In: PEREIRA, Jacira Helena do Valle; OLIVEIRA, Marco Aurélio Machado de (org.). Migração e integração: resultados de pesquisas em Mato Grosso do Sul. Dourados: UFGD, 2012.
RUSSO, Kelly; MENDES, Leila; BORRI-ANADON, Corina. Crianças em situação de imigração na escola pública: percepções de professores/as. Cadernos de Pesquisa, v. 50, n. 175, p. 256-272, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/198053146943
SEKI, Allan Kenji; SOUZA, Artur Gomes de; GOMES, Filipe Anselmo; EVANGELISTA, Olinda. Professor temporário: um passageiro permanente na educação básica brasileira. Práxis Educativa, v. 12, n. 3, p. 942-959, 2017. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.014
SILVA, Rodrigo Rocha; MOREIRA JUNIOR, Orlando. A educação na fronteira entre Brasil e Paraguai: narrativas (auto) biográficas de um fronteiriço. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 4, n. 12, p. 1110-1124, 2019. DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p1110-1124
TUBINO, Manoel José Gomes. Dimensões sociais do esporte. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
ZOTOVICI, Sandra Aparecida. A Educação Física no programa escolas interculturais de fronteira. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Movimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
