Políticas públicas de esporte escolar na fronteira Brasil-Bolívia

percepções dos professores de Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.119121

Palavras-chave:

Esporte, Políticas públicas, Escola, Fronteira Bolívia-Brasil

Resumo

Esta pesquisa, com caráter qualitativo, faz análises das percepções de docentes (professores de Educação Física) a respeito das consequências, dos entraves e/ou das possibilidades existentes na participação e integração dos alunos pendulares – discentes que moram na Bolívia e estudam na cidade fronteiriça brasileira de Corumbá, em Mato Grosso do Sul – nas políticas públicas em projetos voltados ao esporte escolar. Assim, foram realizadas, entre os meses de março e maio de 2021, entrevistas com onze professores do Ensino Fundamental de três escolas da Rede Municipal de Ensino. Os resultados do estudo apontam barreiras de acesso aos alunos pendulares (fronteiriços) nos projetos esportivos em decorrência da falta de transporte, fechamento da fronteira e capacitações dos docentes visando à educação intercultural.

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Biografia do Autor

Gilson Pacola, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS - Câmpus do Pantanal - Cpan

Mestrado em Estudos Fronteiriços pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS - Campus do Pantanal. Professor de Educação Física da Rede Pública Municipal. Tem experiência em Educação Física, com ênfase em Licenciatura, atuando nos seguintes temas: esporte, educação física escolar e fronteira.

Carlo Henrique Golin, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS - Câmpus do Pantanal - Cpan

Doutor em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2017). Professor Adjunto do curso Educação Física (licenciatura) e do Programa de Pós-Graduação no Curso de Mestrado Profissional em Estudos Fronteiriços (MEF), ambos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Câmpus do Pantanal (CPAN), em Corumbá/MS. Tem experiência em Educação Física, com ênfase em Licenciatura, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física Escolar, Formação de Professores, Educação intercultural e Fronteira.

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Publicado

2023-12-12

Como Citar

PACOLA, G.; GOLIN, C. H. Políticas públicas de esporte escolar na fronteira Brasil-Bolívia: percepções dos professores de Educação Física. Movimento, [S. l.], v. 29, p. e29055, 2023. DOI: 10.22456/1982-8918.119121. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/119121. Acesso em: 7 jul. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais