FORMAÇÃO CONTINUADA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: A EDUCAÇÃO FÍSICA EM QUESTÃO

Autores

  • Andréa Maria Pires Azevedo UFPB
    • Glycia Melo Oliveira UFPB
      • Priscilla Pinto Costa Silva UFPB
        • Thereza Karolina Sarmento Nóbrega UFPB
          • Marcílio Souza Júnior Universidade Federal Rural de Pernambuco

            DOI:

            https://doi.org/10.22456/1982-8918.11809

            Palavras-chave:

            Educação Física. Docentes. Competência profissional. Prática profissional

            Resumo

            A formação continuada é um importante meio dos professores reavaliarem a prática docente, devendo fundar-se como um ambiente que possibilite a troca de diferentes saberes, de repensar e refazer a prática do professor, reorganizando suas competências e produzindo novos conhecimentos. Este ensaio evidenciou a preocupação para com a valorização e incentivo à formação continuada de professores de educação física, a qual envolve dimensões de natureza humana, histórica, cultural, econômica, político-social e técnica. O presente texto buscou refletir a formação continuada em torno de três eixos: saberes docentes,competência profissional e prática pedagógica no contexto escolar.

             

            Downloads

            Não há dados estatísticos.

            Biografia do Autor

            Andréa Maria Pires Azevedo, UFPB

            Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB, mestrado acadêmico. Linha de Pesquisa: Estudos Sócio-Culturais do Movimento Humano. Laboratório de Estudos sobre Lazer, Esporte, Corpo e Sociedade (LAECOS). Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

             

             

            Glycia Melo Oliveira, UFPB

            Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB, mestrado acadêmico. Linha de Pesquisa: Estudos Sócio-Culturais do Movimento Humano. Laboratório de Estudos sobre Lazer, Esporte, Corpo e Sociedade (LAECOS). Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

             

             

            Priscilla Pinto Costa Silva, UFPB

            Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB, mestrado acadêmico. Linha de Pesquisa: Estudos Sócio-Culturais do Movimento Humano. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Sócio-Culturais: o indivíduo em educação física e desporto – Universidade de Pernambuco (UPE).

            Thereza Karolina Sarmento Nóbrega, UFPB

            Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB, mestrado acadêmico. Linha de Pesquisa: Inter-relação Atividade Física e Saúde. Laboratório de Estudos do Treinamento Físico Aplicado ao Desempenho e a Saúde – Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

            Marcílio Souza Júnior, Universidade Federal Rural de Pernambuco

            Professor do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco .

            Downloads

            Publicado

            2010-11-07

            Como Citar

            AZEVEDO, Andréa Maria Pires; OLIVEIRA, Glycia Melo; SILVA, Priscilla Pinto Costa; NÓBREGA, Thereza Karolina Sarmento; JÚNIOR, Marcílio Souza. FORMAÇÃO CONTINUADA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: A EDUCAÇÃO FÍSICA EM QUESTÃO. Movimento, [S. l.], v. 16, n. 4, p. 245–262, 2010. DOI: 10.22456/1982-8918.11809. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/11809. Acesso em: 25 jul. 2026.

            Edição

            Seção

            Ensaios

            Artigos Semelhantes

            1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 > >> 

            Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.