A clínica da Educação Física nas Políticas Públicas de Saúde
interfaces entre núcleo e campo
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.116321Palavras-chave:
Educação Física. Saúde Pública. Atenção à Saúde.Resumo
Este estudo buscou discutir a inserção de Profissionais de Educação Física (PEFS) em Políticas Públicas de Saúde (PPS) e analisar as relações entre núcleo e campo. Para a produção de dados foram realizadas visitas ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Programa Academia da Saúde (PAS) e equipe de Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICs). Também realizamos entrevistas em profundidade, observações e anotações em diário de campo, empregando-se Análise Temática do material empírico. O estudo apontou que existem similaridades e diferenças nas práticas dos profissionais atuando nas PPS que transcendem o núcleo da Educação Física, sendo que buscam sempre uma maior aproximação com o campo da Saúde. Os achados revelam o potencial da construção de uma Clínica da Educação Física que esteja conectada com as necessidades de saúde da população usuária.Downloads
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Publicado
2022-02-05
Como Citar
FERREIRA, L. A. dos S.; GONÇALVES, T. R.; ABIB, L. T. A clínica da Educação Física nas Políticas Públicas de Saúde: interfaces entre núcleo e campo. Movimento, [S. l.], v. 28, p. e28002, 2022. DOI: 10.22456/1982-8918.116321. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/116321. Acesso em: 7 jun. 2023.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
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