COMPETÊNCIAS OSTENSIVAS: O COTIDIANO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ATUANTES EM ACADEMIAS DE MUSCULAÇÃO

Autores

  • Siony Rocha de Sousa Universidade Federal do Vale do São Francisco. Colegiado de Educação Física. Petrolina, PE https://orcid.org/0000-0002-6966-7909
  • Christiane Garcia Macedo Universidade Federal do Vale do São Francisco. Colegiado de Educação Física. Petrolina, PE https://orcid.org/0000-0002-3760-3951
  • Roberta de Sousa Mélo Universidade Federal do Vale do São Francisco. Colegiado de Educação Física. Petrolina, PE https://orcid.org/0000-0003-1936-0818

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.100297

Palavras-chave:

Docentes. Educação Física. Academias de ginástica. Aparência física.

Resumo

Centrado nas referências de corpo e subjetividade fornecidas pelo capitalismo em suas formas atuais, bem como nas supostas ressonâncias desses modelos na rotina de professores de Educação Física atuantes em academias de musculação, o estudo teve como objetivo compreender os modos pelos quais os participantes articulam suas atribuições profissionais às demais experiências de seu cotidiano. Utilizou-se uma metodologia de pesquisa qualitativa, sendo o material empírico obtido através de 16 entrevistas semiestruturadas. Os materiais analisados evidenciam uma mobilização constante da dimensão corporal dos professores. Em geral, sua rotina lhes exige uma intensa disposição física, além de uma racionalização de si e do corpo que lhes permita evidenciar os atributos estéticos e de desempenho pelos quais sua competência profissional é atestada.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Siony Rocha de Sousa, Universidade Federal do Vale do São Francisco. Colegiado de Educação Física. Petrolina, PE

Mestranda no programa de Pós Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco, membro do LECCORPO (Laboratório de Estudos da Cultura Corporal), professora da educação básica (SEDUC-CE).

Downloads

Publicado

2020-08-12

Como Citar

SOUSA, S. R. de; MACEDO, C. G.; MÉLO, R. de S. COMPETÊNCIAS OSTENSIVAS: O COTIDIANO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ATUANTES EM ACADEMIAS DE MUSCULAÇÃO. Movimento, [S. l.], v. 26, p. e26057, 2020. DOI: 10.22456/1982-8918.100297. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/100297. Acesso em: 27 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.