ESTRUTURA DAS TAREFAS DE TREINAMENTO EM MODALIDADES ESPORTIVAS COLETIVAS: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Eduardo José Dallegrave, Alexandra Folle, Vinícius Plentz de Oliveira, Juarez Vieira do Nascimento

Resumo


O objetivo deste estudo foi mapear as investigações que analisaram a estrutura das tarefas de treinamento em equipes de categorias de formação de modalidades esportivas coletivas, considerando as variáveis pedagógicas (tipo de conteúdos, fases de jogo e situações de jogo) e organizativas (tempo total da tarefa, tempo útil e tipo de participação). Foram empregadas três buscas de informação: bases de indexação; sites de periódicos; e referências dos artigos rastreados nas duas primeiras buscas. A abrangência temporal dos estudos correspondeu aos anos de 2000 a 2017. Os resultados elucidaram que, nas variáveis pedagógicas, as tarefas pautaram-se em treinamentos de condutas táticas (tipo de conteúdo), de ações mistas (fases de jogo) e situações de igualdade numérica (situações de jogo). Na variável organizativa, as tarefas indicaram predomínio da participação consecutiva nos treinamentos (tipo de participação).

 


Palavras-chave


Educação Física e treinamento. Esportes. Análise e desempenho de tarefas.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.79792



 

 


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