Reformulações e Implementação do Fies (1999-2020): um preâmbulo

Autores

Palavras-chave:

Fies. Crowding-out. Creduc. Endividamento. Política de Financiamento da Educação Superior.

Resumo

O artigo trata de reformulações e da implementação do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e dos desdobramentos de sua repaginação, especialmente no que se refere ao endividamento público federal com o Programa entre o segundo semestre de 2010 e o primeiro semestre de 2020. Foi adotado o método misto, com uso e geração de dados provindos de legislação, revisão bibliográfica, análise de business intelligence e triangulação de bancos de dados primários do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, da Caixa Econômica Federal e do Ministério da Educação. Verificamos, entre os achados, que o Fies revelou-se, especialmente no período entre 2011 e 2015, uma política que permitiu a prática de crowding-out, o enriquecimento de agentes privados, a nucleação do setor para gigantes educacionais e incertezas quanto ao adimplemento dos empréstimos concedidos.

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Biografia do Autor

Rodrigo Meleu das Neves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS

Rodrigo Meleu das Neves é analista de Tecnologia de Informação do Centro de Processamento de Dados da UFRGS. Mestre em Administração, Área de Concentração em Sistemas de Informação e de Apoio à Decisão (EA/UFRGS). Doutor em Educação (PPGEdu/UFRGS).

Nalú Farenzena, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS

Nalú Farenzena é professora Titular do Departamento de Estudos Especializados (DEE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS). Área de concentração: Estudos de Política e Gestão da Educação. Presidenta da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (Fineduca).

Denise Lindstrom Bandeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS

Denise Lindstrom Bandeira é professora Associada do Departamento de Ciências Administrativas e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EA/UFRGS), Área de Concentração: Sistemas de Apoio à Decisão e Modelagem Quantitativa. Coordenadora da área de Produção e Sistemas da Escola de Administração.

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2021-03-16

Como Citar

Neves, R. M. das, Farenzena, N., & Bandeira, D. L. (2021). Reformulações e Implementação do Fies (1999-2020): um preâmbulo. FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, 11. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/100940

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