A Meta 17 do PNE 2014-2024: Vencimento salarial dos professores da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/fineduca-2236-5907-v9-84090

Palavras-chave:

Política Educacional, Piso Salarial, Plano Nacional de Educação, Plano Estadual de Educação.

Resumo

O artigo analisa a valorização do profissional docente da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul, no período de 2007 a 2017. O trabalho foi delineado metodologicamente por abordagem critica dialética, estudo documental e bibliográfico, a partir de aproximações possibilitadas pelo estudo dos Planos de Carreiras, Cargos e Remuneração para o Magistério. Com vistas à materialização da Meta 17 do Plano Nacional de Educação (PNE) e suas estratégias, expressas por meio das condições de seus vencimentos salariais, analisa a evolução dos vencimentos inicial e final para professores com jornada de 40 horas. Constatou-se que a particularidade do Plano Estadual de Educação (PEE) do caso do estado de Mato Grosso do Sul mostrou-se tímido na produção de impactos significativos em termos de ganhos e/ou aumentos no vencimento docente, no limite reproduzindo os dispositivos do PNE, como, a princípio, indicavam as políticas de fundos contábeis.

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Biografia do Autor

Beatriz Hiromi Miura, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande/MS

Beatriz Hiromi Miura é pedagoga pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande/MS – Brasil.

Maria Dilnéia Espíndola Fernandes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande/MS

Maria Dilnéia Espíndola Fernandes é doutora em Educação, professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande/MS – Brasil.

Solange Jarcem Fernandes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande/MS

Solange Jarcem Fernandes é doutora em Educação, professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande/MS – Brasil.

Alessandra Bertasi Nascimento, Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Vilhena/RO

Alessandra Bertasi Nascimento é mestre em Educação, professora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Vilhena/RO – Brasil.

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Publicado

2019-05-20

Como Citar

Miura, B. H., Fernandes, M. D. E., Fernandes, S. J., & Nascimento, A. B. (2019). A Meta 17 do PNE 2014-2024: Vencimento salarial dos professores da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, 9. https://doi.org/10.17648/fineduca-2236-5907-v9-84090

Edição

Seção

Seção Temática - Carreira e Remuneração Docente

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