O Fundef no Estado de Mato Grosso do Sul: Balanço da Política de Financiamento para o Ensino Fundamental (1998 a 2006)
Palavras-chave:
Fundef, Financiamento do ensino fundamental, Fundef em Mato Grosso do SulResumo
O trabalho apresenta resultados dos nove anos de vigência do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) em Mato Grosso do Sul, período que se estende de 1998 a 2006. Considerou-se para isto duas dimensões da política educacional: a financeiro-orçamentária e o movimento das matrículas no ensino fundamental. Foram utilizadas como fontes: a legislação em âmbito nacional e estadual, os documentos produzidos pela Secretaria de Estado de Educação, os Balanços Gerais de Contas de Governo produzidos pela Secretaria de Estado de Receita e Controle e a literatura pertinente à temática. Constatou-se que o Fundef ao mesmo tempo em que deu transparência aos gastos com manutenção e desenvolvimento do ensino, induziu à municipalização do ensino fundamental provocando disputas entre o estado e seus municípios por estas matrículas em razão da distribuição per capita de recursos que o Fundo promoveu. Observou-se também que o valor do custo/aluno/ano praticado ficou abaixo de valores de mercado, situação que pode ter comprometido tanto uma educação com mais qualidade, quanto um dos objetivos do Fundef, qual seja, a valorização do magistério estadual.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).