Valorização do magistério público: diferenciação dos planos de carreira das redes de ensino municipal da Florianópolis e estadual de Santa Catarina

Autores

  • Marcos Edgar Bassi Universidade Federal do Paraná
  • Andreia Kirsch Debovi Universidade do Sul de Santa Catarina

Palavras-chave:

Plano de Carreira do Magistério Público, Política Educacional, Financiamento da Educação, Valorização do Magistério

Resumo

O tema valorização do magistério público tem adquirido centralidade na política educacional das duas últimas décadas. Tendo em vista que os planos de carreira, cargos e salários são um importante instrumento para valorização dessa categoria profissional, este estudo traz uma comparação descritiva entre os planos de carreira do magistério da educação básica pública da rede estadual de Santa Catarina e da rede municipal de Florianópolis, atualmente em vigência, procurando evidenciar diferenças entre eles no contexto das políticas públicas voltadas à valorização do magistério. Os planos de carreira do magistério desses governos, e a legislação nacional que os regula, foram obtidos através de pesquisa documental nas páginas eletrônicas oficiais. Os dados extraídos da leitura desses documentos foram organizados em quadros que permitiram comparações de aspectos selecionados. A descrição evidenciou a existência de significativas diferenças entre os planos de carreira que colocam em questão as políticas e medidas visando valorização do magistério e, por consequência, a melhoria da qualidade do ensino público.

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Referências

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Publicado

2014-12-27

Como Citar

Bassi, M. E., & Debovi, A. K. (2014). Valorização do magistério público: diferenciação dos planos de carreira das redes de ensino municipal da Florianópolis e estadual de Santa Catarina. FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, 4. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/66399

Edição

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