O custo aluno das escolas em tempo integral: uma análise preliminar da Rede Municipal De Educação de Teresina/PI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22491/2236-5907132677

Palavras-chave:

Financiamento da Educação, Custo-Aluno, Escola em Tempo Integral, Remuneração Docente

Resumo

O objetivo deste artigo é estimar o custo-aluno das 22 escolas em tempo integral da rede municipal de ensino de Teresina, tomando como referência a remuneração docente no ano de 2021. Definiu-se o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) e a Secretaria Municipal de Educação (Semec) como fontes de dados para as análises, além de legislação e contribuições teóricas que tratam da temática. Os dados revelaram a existência de diferenças de valores praticados entre unidades da mesma modalidade de ensino, com variação de até cinco vezes entre o custo mínimo e o máximo. Ademais, que em média, 23% dos docentes dessas escolas são temporários, impactando o cálculo do custo aluno; e 50% das Escolas Municipais de Tempo Integral (EMTI), considerando, exclusivamente, a folha de pagamento dos docentes, possuem custo aluno-ano menor que o Valor Aluno-Ano Fundeb (VAAF) por matrícula em tempo integral, definido para o ano de 2021.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valquira Macêdo Cantuário, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina/PI – Brasil

Valquira Macêdo Cantuário é graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí. Especialista em Administração e Supervisão Educacional pela Faculdade de Ensino Superior do Piauí, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí- UFPI - Doutoranda em Educação na mesma instituição. É professora da Prefeitura Municipal de Teresina, atuando de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental. Pesquisadora do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Política e Gestão da Educação (NUPPEGE).

Rosana Evangelista da Cruz, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina/PI – Brasil

Rosana Evangelista da Cruz possui graduação em Pedagogia e Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e mestrado e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora associada na Universidade Federal do Piauí e pesquisadora do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Política e Gestão da Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente com o tema gestão e financiamento da educação. Membro do Comitê Piauí Campanha Nacional pelo Direito à Educação, representando este coletivo no Conselho de Acompanhamento e Controle e Social do Fundeb/Teresina (suplência OSC 2023-2026).

Referências

ALVES, T. Desenvolvimento de um modelo de previsão de custos para planejamento de sistemas públicos de educação básica em condições de qualidade: uma aplicação a municípios de Goiás. 2012. 353 f. Tese (Doutorado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

BASIC, M. J.; VASCONCELOS, L. A. T.; MARTINEZ, J. W. M. O custo-aluno em unidades de ensino infantil público municipal: resultados de uma pesquisa de campo. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE CUSTOS., 9., 2005, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis, SC, Brasil, 28-30 nov. 2005.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 5 jun. 2022.

BRASIL. Lei nº 9.424, de 24 de dezembro de 1996. Dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério, na forma prevista no Art. 60, § 7º, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 1996a. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9424compilado.htm. Acesso em: 20 jan. 2022.

BRASIL. Emenda Constitucional nº 14, de 12 de setembro de 1996. Modifica os Arts. 34, 208, 211 e 212 da Constituição Federal e dá nova redação ao Art. 60, do Ato das Disposições constitucionais transitórias. Diário Oficial da União, Brasília, 1996b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Emendas/Emc/emc14.htm. Acesso em: 12 ago. 2018.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 27833, 23 dez. 1996c.

BRASIL. Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 21 jun. 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11494.htm. Acesso em: 2 maio 2014.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 1, 26 jul. 2014. Edição extra.

BRASIL. Emenda Constitucional nº 108, de 26 de agosto de 2020. Altera a Constituição Federal para estabelecer critérios de distribuição da cota municipal do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) e altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias; e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 2020a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Emendas/Emc/emc108.htm. Acesso em: 11 ago. 2022.

BRASIL. Lei nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), de que trata o art. 212-A da Constituição Federal; revoga dispositivos da Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007; e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 2020b. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/l14113.htm. Acesso em: 11 ag. 2022.

BRASIL. Portaria Interministerial MEC/ME nº 3, de 24 de maio de 2021. Altera a Portaria Interministerial MEC/ME nº 1, de 31 de março de 2021, que dispõe sobre os parâmetros referenciais anuais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - Fundeb para o exercício de 2021. Diário Oficial da União, Brasília, 2021.

BRASIL. Emenda Constitucional nº 119, de 27 de abril de 2022. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias para determinar a impossibilidade de responsabilização dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e dos agentes públicos desses entes federados pelo descumprimento, nos exercícios financeiros de 2020 e 2021, do disposto no caput do art. 212 da Constituição Federal; e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 2022. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Emendas/Emc/emc119.htm. Acesso em: 20 fev. 2023.

CAMARGO, R. B.; OLIVEIRA, J. F.; CRUZ, R. E.; GOUVEIA, A. B. Problematização do conceito de qualidade presente na pesquisa custo – aluno – ano em escolas de Educação Básica que oferecem condições para a oferta de um ensino de qualidade. Brasília: Inep, 2006.

CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO. CAQi e o CAQ no PNE: Quanto custa a educação de qualidade no Brasil? São Paulo: Campanha Nacional pelo Direito à Educação, 2011. Disponível em: https://media.campanha.org.br/caq/pdf/quanto-custa-a-educacao-publica-de-qualidade-no-brasil.pdf. Acesso em 14 maio 2023.

CARDOSO J. A. Uma análise do custo-aluno em escolas de uma rede municipal de ensino. Rev. Fineduca, v. 8, n. 7, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/329180936_Uma_Analise_do_Custo-Aluno_em_Escolas_de_uma_Rede_Municipal_de_Ensino. Acesso em: 13 ago. 2022.

CASTRO, A. M. D. de A. A qualidade da educação básica e a gestão da escola. In: FRANÇA, M.; COSTA, M. (Org.). Política educacional: gestão e qualidade do ensino. Brasília: Liber Livro, 2009. p. 21-44.

DAVIES, N. Fundeb: uma avaliação. Revista Educação e Políticas em Debate, v. 10, n. 1, p. 100-115, jan./abr. 2021. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/57601. Acesso em: 31 out. 2023.

FNDE. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Dados Analíticos. Remuneração dos Profissionais do Magistério de Teresina. 2021a. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/index.php/fnde_sistemas/siope/relatorios/arquivos-dados-analiticos. Acesso em: 20 set. 2022.

FNDE. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. SIOPE – Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação – 2021. 2021b. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/fnde_sistemas/siope. Acesso em: 20 set. 2022.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Panoramas das cidades. 2021. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pi/teresina/panorama. Acesso em: 29 ago. 2022.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasília, 2020. Relatório do 4º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/estudos-educacionais/lancado-relatorio-do-4o-ciclo-de-monitoramento-do-pne. Acesso em: 20 jan. 2022.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021. Brasília, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/ideb/resultados. Acesso em: 20 jan. 2022.

PARO, V. H. Educação integral em tempo integral: uma concepção de educação para a modernidade. In: COELHO, L. M. C. da C. (Org.). Educação integral em tempo integral: estudos e experiências em processo. Petrópolis: DP et al.; Rio de Janeiro: FAPERJ, 2009.

PINTO, J. M. R. Uma proposta de custo-aluno-qualidade na educação básica. RBPAE, v. 22, n. 2, p. 197-227, jul./dez. 2006. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/18877/10996. Acesso em: 10 jul. 2019.

PINTO, J. M. R. O financiamento da educação na Constituição Federal de 1988: 30 anos de mobilização social. Educação & Sociedade, Campinas, v. 39, p. 1-24, 2018.

PNUD. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013. Brasília: Ipea: FJP, 2013. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/130729_AtlasPNUD_2013.pdf. Acesso em: 21 ago. 2022.

REBELL, M. A. Professional rigor, public engagement and judicial review: a proposal for enhancing the validity of education adequacy studies. Teacher College Record, v. 109, n. 6, p. 1303-1373, June 2006.

SILVA, C. A. T. et al. Custos no setor público. Brasília, DF: Universidade de Brasília, 2007.

SILVA, M. J. G. de S. e. Custo direto de financiamento das Escolas Públicas Municipais de Teresina – Piauí. 2008. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Piauí – UFPI, Teresina, 2008.

SILVEIRA, A. A. D.; SCHNEIDER, G.; ALVES, T. Aspectos metodológicos do cálculo do CAQ utilizando o simulador de Custo-Aluno Qualidade (Simcaq). 2021. In: SOUZA, M. L.; ALVES, F. de A.; MORAES G. H. (Org.). Custo Aluno Qualidade (CAQ) contribuições conceituais e metodológicas. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2021. p. 275-314.

SOUSA, A. M. de. Custo aluno/ano da educação infantil da rede pública municipal de ensino de Teresina-PI, em 2012. 2014. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2014.

TERESINA. Lei nº 2.972 de 17 de janeiro de 2001. Dispõe sobre a Contratação por Tempo Determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público na administração direta, nas autarquias e fundações públicas, sob o regime especial de direito administrativo, nos termos do Art. 37, inciso IX, C/C o Art. 40, § 13, todos da Constituição Federal, e dá outras providências. Legislação do município de Teresina, 2004.

TERESINA. Lei nº 3.290 de 22 de março de 2004. Dispõe sobre o Estatuto e o Plano de Cargos e Salários do Magistério Público da Rede de Ensino do Município de Teresina. Legislação do município de Teresina, 2004.

TERESINA. Lei nº 4.739, 26 de junho de 2015. Aprova o Plano Municipal de Educação. Teresina: JPJ Produções, 2015. 128 p. Disponível em: https://semplan.teresina.pi.gov.br/wp-content/uploads/sites/39/2018/05/Plano-Municipal-de-Educa%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 20 out. 2019.

TERESINA. Dados analíticos do número de escolas e matrículas em tempo integral - 2021. Documentos disponibilizados pela Secretaria Municipal de Educação – Semec, 2021.

TERESINA. Edital nº 04 de 01 de junho de 2022. Dispõe sobre o processo seletivo simplificado para Professor Substituto sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação – Semec, 2022.

Publicado

2024-11-08

Como Citar

Cantuário, V. M., & Cruz, R. E. da. (2024). O custo aluno das escolas em tempo integral: uma análise preliminar da Rede Municipal De Educação de Teresina/PI. FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, 14. https://doi.org/10.22491/2236-5907132677

Edição

Seção

Artigos