“Temos que devolver o jogo ao(à) jogador(a)”

as dimensões éticas e morais da pedagogia dos esportes coletivos a partir de abordagens baseadas no jogo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.119990

Palavras-chave:

Pedagogia do Esporte, Pedagogia do Jogo, Subversão, Transgressão, Modelos de Ensino

Resumo

Partimos da crítica à tendência utilitarista das abordagens baseadas no jogo (GBAs) com o objetivo de analisar como as dimensões éticas e morais se revelam no “ato de jogar” a partir da prática pedagógica do(a) treinador(a) dos esportes coletivos. Sustentados nos conceitos do “jogar” ético e do “esportear” moral, defendemos 1) a primazia do jogar sobre o esportear, 2) a necessidade de que os sentimentos éticos, manifestos pelo estado de jogo, passem pelo crivo da norma, representada pela atitude lusória e 3) que atitudes transgressoras e subversivas à regra sejam analisadas em função de sua fonte: amor a si ou resistência aos impasses promovidos pelas regras. Concluímos que o ato de jogar revela por si mesmo o plano ético-moral inerente ao jogo/esporte, sendo a instrumentalização do jogo com um comprometimento exclusivamente voltado à dimensão moral normativa um risco à dimensão ética inerente ao papel do(a) jogador(a).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BUNKER, D.; THORPE, R. Model for the teaching of games in secondary schools. Bulletin of Physical Education, v. 18, n. 1, p. 5-8, 1982.

CAILLOIS, Roger. Man, play, and games. Illinois: University of Illinois Press, 2001.

COAKLEY, Jay. Sports in society: issues and controversies. 20. ed. New York, NY: McGraw-Hill Education, 2017.

COMTE-SPONVILLE, André. Pequeno tratado das grandes virtudes. 3. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2016.

CRUZ, Jaume et al. Effect of a psychological training on football grassroot coaches upon young player’s fairplay and disposition to cheat. Revista de Psicologia del Deporte, v. 27, n. 3, p. 24–30, 2018.

DREWE, Sheryle B. Competing conceptions of competition: implications for physical education. European Physical Education Review, v. 4, n. 1, p. 5–20, 1998.

ELENDU, Ifeanyichukwu Christian; DENNIS, Mina I. Over-emphasis on winning, host-to-win and winning-at-all-cost syndrome in modern sports competitions: implications for unsportsmanship behaviours of sports participants. International Journal of Physical Education, Sports and Health, v. 4, n. 5, p. 104–107, 2017.

ELIAS, Norbert. Introdução a Sociologia. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2017.

ELIAS, Norbert; DUNNING, Eric. A busca da excitação. Lisboa: DIFEL - Difusão Editorial Ltda, 1985.

FABIANI, Débora Jaqueline F. et al. Brincar na pandemia: implicações para a Educação Física a partir do inventário da cultura lúdica. Educación Física y Ciencia, v. 23, n. 4, p. e197, 2021.

FABIANI, Débora Jaqueline F.; SCAGLIA, Alcides José. Pedagogia do jogo: ensino, vivência e aprendizagem do brincar na educação não formal. Corpoconsciência, v. 24, n. 2, p. 103-117, 2020.

FENOGLIO, Rick; TAYLOR, William G. From winning-at-all-costs to Give Us Back Our Game: perspective transformation in youth sport coaches. Physical Education and Sport Pedagogy, v. 19, n. 2, p. 191–204, 15 mar. 2014.

FRANCO, Maria Amélia do R. S. Prática pedagógica e docência : um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 97, n. 247, p. 534–551, 2016.

FREIRE, João Batista. O jogo: entre o riso e o choro. Campinas: Autores Associados, 2002.

GALATTI, Larissa Rafaela et al. Pedagogia do esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos. Journal of Physical Education, v. 25, n. 1, p. 153–162, 2014.

GOMES, Marcel Maia; FERRERI, Marcelo; LEMOS, Flávia. O cuidado de si em Michel Foucault: um dispositivo de problematização do político no contemporâneo. Fractal: Revista de Psicologia, v. 30, n. 2, p. 189–195, 2018.

GRECO, Plabo Juan; BENDA, Rodolfo Novellino. Iniciação esportiva universal: da aprendizagem motora ao treinamento técnico. Belo Horizonte: UFMG, 1998. v. 1.

GRIFFIN, Linda L.; MITCHELL, Stephen A.; OSLIN, Judith L. Teaching sport concepts and skills: a tactical games approach. Leeds: Human Kinetics Publishers, 1997.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Petrópolis: Vozes, 2017.

HARDMAN, Alun; JONES, Carwyn; JONES, Robyn. Sports coaching, virtue ethics and emulation. Physical Education and Sport Pedagogy, v. 15, n. 4, p. 345–359, 2010.

HARVEY, Stephen; JARRETT, Kendall. A review of the game-centred approaches to teaching and coaching literature since 2006. Physical Education and Sport Pedagogy, v. 19, n. 3, p. 278–300, 2014.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. 2. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.

HORNE, John; JARY, David. The figurational Sociology of sport and leisure of Elias and Dunning: an exposition and a critique. The Sociological Review, v. 33, 1 suppl, p. 86–112, 1985.

HOWE, Leslie A. Gamesmanship. Journal of the Philosophy of Sport, v. 31, n. 2, p. 212–225, 2004.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento de cultura. São Paulo: Perspectiva, 1999.

JESUS, Valdinei Vicente. Poética da vontade: uma ética hermenêutica na perspectiva de Paul Ricoeur. 2018. 164 f. Tese (Doutorado em Filosofia) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2018.

KINNERK, Paul et al. A review of the game-based approaches to coaching literature in competitive team sport settings. Quest, v. 70, n. 4, p. 401–418, 2018.

KIRK, David; MACPHAIL, Ann. Teaching games for understanding and situated learning: rethinking the bunker-thorpe model. Journal of Teaching in Physical Education, v. 21, n. 2, p. 177–192, 1 jan. 2002.

KOBIELA, Filip. The ludic background of constitutive rules in Bernard Suits. Argumenta, v. 4, n. 1, p. 125–137, 2018.

LA TAILLE, Yves de. Moral e ética: dimensões intelectuais e afetivas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

LA TAILLE, Yves de. Moral e ética: Uma leitura psicológica. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 26, suppl. 1, p. 105–114, 2010.

LAUNDER, Alan. Play practice: the games approach to teaching and coaching sports. Champaign, IL: Human Kinetics, 2001.

LEE, Martin J.; WHITEHEAD, Jean; NTOUMANIS, Nikos. Development of the attitudes to moral decision-making in youth sport questionnaire (AMDYSQ). Psychology of Sport and Exercise, v. 8, n. 3, p. 369–392, 1 maio 2007.

LEONARDO, Lucas; SCAGLIA, Alcides José; REVERDITO, Riller Silva. O ensino dos esportes coletivos: metodologia pautada na família dos jogos. Motriz. Journal of Physical Education, v. 15, n. 2, p. 236–246, 18 maio 2009.

LIGHT, Richard. Coaches’ experiences of Game Sense: opportunities and challenges. Physical Education and Sport Pedagogy, v. 9, n. 2, p. 115–131, nov. 2004.

LUCIDI, Fabio et al. Moral attitudes predict cheating and gamesmanship behaviors among competitive tennis players. Frontiers in psychology, v. 8, p. 571, 2017.

MACHADO, João Cláudio et al. Changing rules and configurations during soccer small-sided and conditioned games. how does it impact teams’ tactical behavior? Frontiers in Psychology, v. 10, p. 1554, 2019b.

MACHADO, João Cláudio et al. Enhancing learning in the context of Street football: a case for Nonlinear Pedagogy. Physical Education and Sport Pedagogy, v. 24, n. 2, p. 176–189, 4 mar. 2019a.

MACRAE, Sinclair A. Rules in games and sports : why a solution to the problem of penalties leads to the rejection of formalism as a useful theory about the nature of sport as a useful theory about the nature of sport. Journal of the Philosophy of Sport, v.47, n.1, p. 1-14, 2020.

MALETE, Leapetswe; CHOW, Graig M.; FELTZ, Deborah L. Influence of coaching efficacy and coaching competency on athlete-level moral variables in Botswana youth soccer. Journal of Applied Social Psychology, v. 43, n. 10, p. 2107-2119, 2013.

MEIRIEU, Philippe. A pedagogia entre o dizer e o fazer: a coragem de começar. Porto Alegre: Artmed, 2002.

MENNELL, Stephen. The contribution of Eric Dunning to the Sociology of Sport: the foundations. Sport in Society: Cultures, Commerce, Media, Politics, v. 9, n. 4, p. 514-532, 2006.

MORIN, Edgar. O método 6: ética. Porto Alegre: Sulina, 2017.

PALOU, Pere et al. Acceptance of gamesmanship and cheating in young competitive athletes in relation to the motivational climate generated by parents and coaches. Perceptual and motor skills, v. 117, n. 1, p. 1-14, 2013.

PALOU, Pere et al. Effects of an educational intervention regarding fair play on sports team coaches. Journal of Human Sport and Exercise, v. 15, n. 2, p. 419-431, 2020.

PONSETI, F. J.; CANTALLOPS, J.; MUNTANER-MAS, A. Fair play, cheating and gamesmanship in young basketball teams. Journal of Physical Education and Health, v. 5, n. 8, p. 29–33, 2016.

RICOEUR, Paul. O si-mesmo como outro. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.

RING, Christopher; KAVUSSANU, Maria. The impact of achievement goals on cheating in sport. Psychology of Sport and Exercise, v. 35, p. 98–103, 2018.

SÁNCHEZ VÁZQUEZ, Adolfo. Ética. 38. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

SCAGLIA, Alcides José. Jogo: um sistema complexo. In: FREIRE, João Batista; VENÂNCIO, Silvana. (ed.). O jogo dentro e fora da escola. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

SCAGLIA, Alcides José. O futebol e as brincadeiras de bola: a família dos jogos de bola com os pés. São Paulo: Editora Phorte, 2011.

SCAGLIA, Alcides José. O futebol e os jogos/brincadeiras de bola com os pés: todos semelhantes, todos diferentes. 2003. 164 f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, Campinas, 2003.

SCAGLIA, Alcides José. Pedagogia do Jogo: O processo organizacional dos Jogos Esportivos Coletivos enquanto modelo metodológico para o ensino. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v. 17, S1.A, p. 27–38, 2017.

SCAGLIA, Alcides José. Pedagogia, Futebol... e Rua. Goiânia: Talu Educacional, 2021.

SCAGLIA, Alcides José et al. O Ensino dos jogos esportivos coletivos: as competências essenciais e a lógica do jogo em meio ao processo organizacional sistêmico. Movimento, v. 19, n. 4, p. 227, 2013.

SCAGLIA, Alcides José et al. Possibilidades e potencialidades técnico-táticas em diferentes tradicionais jogos. Retos: Nuevas Perspectivas de Educación Física, Deporte y Recreación., v. 39, p. 312–317, 2021.

SCAGLIA, Alcides José; FABIANI, Débora Jaqueline F.; GODOY, Luís Bruno. Dos jogos tradicionais às técnicas corporais: um estudo a partir das relações entre jogo e cultura lúdica. Corpoconsciência, v. 24, n. 2, p. 187–207, 2020.

SUITS, Bernard. The Grasshopper: Games, Life and Utopia. 3. ed. Peterborough: Canada: Broadview Press, 2014.

ŠUKYS, Saulius; DARGENĖ, Živile; KARANAUSKIENĖ, Diana. Qualitative investigation of coaches’ perspectives on moral education in sport. Baltic Journal of Sport and Health Sciences, v. 4, n. 4, p. 46–56, 2017.

ŠUKYS, Saulius; KARANAUSKIENĖ, Diana; ŠMIGELSKAITĖ, Jolita. Qualitative investigation of athletes’ perceptions of cheating in sport. Baltic Journal of Sport and Health Sciences, v. 3, n. 114, 2019.

TOGNETTA, Luciene R. P.; LA TAILLE, Yves de. A formação de personalidades éticas: representações de si e moral. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 24, n. 2, p. 181–188, jun. 2008.

Downloads

Publicado

2022-07-29

Como Citar

LEONARDO, L.; SCAGLIA, A. J. “Temos que devolver o jogo ao(à) jogador(a)”: as dimensões éticas e morais da pedagogia dos esportes coletivos a partir de abordagens baseadas no jogo. Movimento, [S. l.], v. 28, p. e28040, 2022. DOI: 10.22456/1982-8918.119990. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/119990. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensaios