APROPIACIONES Y PRODUCCIONES CURRICULARES DE PROFESORES DE EDUCACIÓN FÍSICA

Autores/as

  • Kadja Michele Ramos Tenório "Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco" e "Universidade de Pernambuco"
  • Marcelo Tavares "Universidade de Pernambuco"
  • Rodrigo Oliveira "Universidade de Pernambuco"
  • Marcos Neira "Universidade de São Paulo"
  • Marcílio Souza Júnior "Universidade de Pernambuco"

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.69700

Palabras clave:

Currículo. Educación Física. Perspectiva crítico superadora.

Resumen

El estudio analizó decisiones e interacciones de los profesores en una propuesta curricular para Educación Física escolar (EFE), subsidiada por una perspectiva crítico superadora. Es un estudio de caso con abordaje cualitativo descriptivo que analizó el documento oficial del municipio de Camaragibe, Pernambuco, Brasil, y entrevistó a diez profesores. Los datos fueron sometidos al análisis de contenido categorizado por temática. Se constató un movimiento peculiar en la apropiación de las orientaciones para la Educación Física por los profesores del área, motivada tanto por el reconocimiento del potencial de un documento de este tipo como por discordancias y/o falta de entendimiento de esos sujetos con relación a puntos de la propuesta, sobre todo, por la carencia de estudios en profundidad de las implicaciones de las opciones curriculares para la práctica pedagógica. Se concluyó que las contribuciones provenientes de la búsqueda de sistematización de los saberes de la cultura corporal en las clases de EFE, en Camaragibe todavía están muy por debajo del potencial que guardan como referencia para la práctica pedagógica.

 

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Biografía del autor/a

Kadja Michele Ramos Tenório, "Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco" e "Universidade de Pernambuco"

Doutoranda e Mestre em Educação Física pela UPE/UFPB, Licenciada em Educação Física pela UPE. Professora da Universidade de Pernambuco e da Secretaria de Educação do Governo do Estado de Pernambuco. Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Etnográficos em Educação Física e Esportes (ETHNOS) do Laboratório de Estudos Pedagógicos da ESEF- UPE. Participa como professora formadora da Política de Formação Continuada desenvolvida pelo Estado de Pernambuco sob assessoria do Grupo ETHNÓS. Atualmente secretária do Colégio Brasileiro de Ciência do Esportes no Estado de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, atuando com Educação Física Escolar na Educação Básica e no Ensino superior. Linhas de pesquisa: Educação Física escolar; Prática pedagógica; Formação inicial e continuada; Currículo e Políticas públicas.

Marcelo Tavares, "Universidade de Pernambuco"

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialista em Educação Física Escolar (UGF); Especialista em Ciência e Técnica da Natação (UFG); Especialista em Educação Física Não Formal (UFPE) e Especialista em Administração Escolar (UPE). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE) e professor/pesquisador tanto do programa Associado de Pós-graduação (Mestrado/Doutorado) em Educação Física UPE/UFPB como do Mestrado Profissional de Educação Física em Rede. Coordenador do Curso de especialização em Educação Física Escolar da ESEF-UPE. Membro pesquisador do grupo de pesquisa - ETHNÓS da ESEF-UPE e membro pesquisador do grupo de pesquisa Formação de Professores e Profissionalização Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE. Tem experiência na área de Educação e de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, Prática Pedagógica e Formação de Professores. Atuando principalmente nos seguintes temas: jogo, pesquisa escolar, avaliação interativa, inovações pedagógicas, currículo, prática curricular.

Rodrigo Oliveira, "Universidade de Pernambuco"

Atualmente é professor assistente do Curso de Educação Física na Universidade de Pernambuco (UPE). Professor do Curso de Pós-Graduação em Latu Senso em Educação Física Escolar pela ESEF-UPE. Doutorando e Mestre em Educação Física na linha de pesquisa Prática Pedagógica e Formação Profissional em Educação Física do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB. Tem Especialização em Educação Física Escolar da ESEF/UPE. Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de Pernambuco (2008). É membro do Grupo de Pesquisa Estudos Etnográficos em Educação Física e Esporte (ETHNÓS) do Laboratório de Estudos Pedagógicos da ESEF-UPE. Integrante da Secretaria Estadual de Pernambuco do Colégio Brasileiro de Ciência do Esporte "CBCE-PE: do litoral ao sertão?. Participa do Projeto de Formação Continuada dos Professores de Educação Física do Estado de Pernambuco. Desenvolve estudos nas seguintes áreas: Inovações Pedagógicas, Pedagogia do Esporte, Sociologia do Esporte, Formação Continuada e Prática Pedagógica.

Marcos Neira, "Universidade de São Paulo"

É licenciado em Educação Física e Pedagogia com Mestrado e Doutorado em Educação, Pós-doutorado em Currículo e Educação Física e Livre-Docência em Metodologia do Ensino de Educação Física. É Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, atua nos cursos de graduação e pós-graduação, orienta pesquisas em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado, e supervisona pesquisas de pós-doutorado. Investiga a prática pedagógica da Educação Física com apoio da FAPESP e do CNPq, é coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar (www.gpef.fe.usp.br) Tem experiência com os seguintes temas: Educação Física escolar, Currículo, Formação de professores, Estudos Culturais e Multiculturalismo.

Marcílio Souza Júnior, "Universidade de Pernambuco"

É licenciado em Educação Física e Pedagogia com Mestrado e Doutorado em Educação, Pós-doutorado em Currículo e Educação Física e Livre-Docência em Metodologia do Ensino de Educação Física. É Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, atua nos cursos de graduação e pós-graduação, orienta pesquisas em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado, e supervisona pesquisas de pós-doutorado. Investiga a prática pedagógica da Educação Física com apoio da FAPESP e do CNPq, é coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar (www.gpef.fe.usp.br) Tem experiência com os seguintes temas: Educação Física escolar, Currículo, Formação de professores, Estudos Culturais e Multiculturalismo.

Publicado

2017-11-25

Cómo citar

TENÓRIO, K. M. R.; TAVARES, M.; OLIVEIRA, R.; NEIRA, M.; SOUZA JÚNIOR, M. APROPIACIONES Y PRODUCCIONES CURRICULARES DE PROFESORES DE EDUCACIÓN FÍSICA. Movimento, [S. l.], v. 23, n. 4, p. 1177–1190, 2017. DOI: 10.22456/1982-8918.69700. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/69700. Acesso em: 24 jun. 2025.

Número

Sección

Artículo Original