PHYSICAL EDUCATION TEACHERS’ CURRICULAR APPROPRIATIONS AND PRODUCTION

Authors

  • Kadja Michele Ramos Tenório "Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco" e "Universidade de Pernambuco"
  • Marcelo Tavares "Universidade de Pernambuco"
  • Rodrigo Oliveira "Universidade de Pernambuco"
  • Marcos Neira "Universidade de São Paulo"
  • Marcílio Souza Júnior "Universidade de Pernambuco"

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.69700

Keywords:

Curriculum. Physical Education. Critical-overcoming perspective.

Abstract

This study examined teachers’ decisions and interactions under a curricular proposal for school Physical Education (EFE) based on a critical-overcoming perspective. It is a case study conducted from a qualitative-descriptive approach that analyzed the official document of the town of Camaragibe, Brazil, and interviewed ten teachers. Data were submitted to categorical content analysis according to theme. A peculiar movement was observed in the appropriation of the guidelines for Physical Education by teachers of the area, motivated both by recognizing the potential of that document and by disagreements and/or misunderstandings with respect to points of the proposal, mainly due to lack of in-depth studies about the implications of curricular options for pedagogical practice. Contributions coming from the search for systematization of the knowledge of body culture in EFE classes in Camaragibe were found to be still far below their potential as a reference for pedagogical practice.

 

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Author Biographies

Kadja Michele Ramos Tenório, "Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco" e "Universidade de Pernambuco"

Doutoranda e Mestre em Educação Física pela UPE/UFPB, Licenciada em Educação Física pela UPE. Professora da Universidade de Pernambuco e da Secretaria de Educação do Governo do Estado de Pernambuco. Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Etnográficos em Educação Física e Esportes (ETHNOS) do Laboratório de Estudos Pedagógicos da ESEF- UPE. Participa como professora formadora da Política de Formação Continuada desenvolvida pelo Estado de Pernambuco sob assessoria do Grupo ETHNÓS. Atualmente secretária do Colégio Brasileiro de Ciência do Esportes no Estado de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, atuando com Educação Física Escolar na Educação Básica e no Ensino superior. Linhas de pesquisa: Educação Física escolar; Prática pedagógica; Formação inicial e continuada; Currículo e Políticas públicas.

Marcelo Tavares, "Universidade de Pernambuco"

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialista em Educação Física Escolar (UGF); Especialista em Ciência e Técnica da Natação (UFG); Especialista em Educação Física Não Formal (UFPE) e Especialista em Administração Escolar (UPE). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE) e professor/pesquisador tanto do programa Associado de Pós-graduação (Mestrado/Doutorado) em Educação Física UPE/UFPB como do Mestrado Profissional de Educação Física em Rede. Coordenador do Curso de especialização em Educação Física Escolar da ESEF-UPE. Membro pesquisador do grupo de pesquisa - ETHNÓS da ESEF-UPE e membro pesquisador do grupo de pesquisa Formação de Professores e Profissionalização Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE. Tem experiência na área de Educação e de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, Prática Pedagógica e Formação de Professores. Atuando principalmente nos seguintes temas: jogo, pesquisa escolar, avaliação interativa, inovações pedagógicas, currículo, prática curricular.

Rodrigo Oliveira, "Universidade de Pernambuco"

Atualmente é professor assistente do Curso de Educação Física na Universidade de Pernambuco (UPE). Professor do Curso de Pós-Graduação em Latu Senso em Educação Física Escolar pela ESEF-UPE. Doutorando e Mestre em Educação Física na linha de pesquisa Prática Pedagógica e Formação Profissional em Educação Física do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB. Tem Especialização em Educação Física Escolar da ESEF/UPE. Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de Pernambuco (2008). É membro do Grupo de Pesquisa Estudos Etnográficos em Educação Física e Esporte (ETHNÓS) do Laboratório de Estudos Pedagógicos da ESEF-UPE. Integrante da Secretaria Estadual de Pernambuco do Colégio Brasileiro de Ciência do Esporte "CBCE-PE: do litoral ao sertão?. Participa do Projeto de Formação Continuada dos Professores de Educação Física do Estado de Pernambuco. Desenvolve estudos nas seguintes áreas: Inovações Pedagógicas, Pedagogia do Esporte, Sociologia do Esporte, Formação Continuada e Prática Pedagógica.

Marcos Neira, "Universidade de São Paulo"

É licenciado em Educação Física e Pedagogia com Mestrado e Doutorado em Educação, Pós-doutorado em Currículo e Educação Física e Livre-Docência em Metodologia do Ensino de Educação Física. É Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, atua nos cursos de graduação e pós-graduação, orienta pesquisas em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado, e supervisona pesquisas de pós-doutorado. Investiga a prática pedagógica da Educação Física com apoio da FAPESP e do CNPq, é coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar (www.gpef.fe.usp.br) Tem experiência com os seguintes temas: Educação Física escolar, Currículo, Formação de professores, Estudos Culturais e Multiculturalismo.

Marcílio Souza Júnior, "Universidade de Pernambuco"

É licenciado em Educação Física e Pedagogia com Mestrado e Doutorado em Educação, Pós-doutorado em Currículo e Educação Física e Livre-Docência em Metodologia do Ensino de Educação Física. É Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, atua nos cursos de graduação e pós-graduação, orienta pesquisas em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado, e supervisona pesquisas de pós-doutorado. Investiga a prática pedagógica da Educação Física com apoio da FAPESP e do CNPq, é coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar (www.gpef.fe.usp.br) Tem experiência com os seguintes temas: Educação Física escolar, Currículo, Formação de professores, Estudos Culturais e Multiculturalismo.

Published

2017-11-25

How to Cite

TENÓRIO, K. M. R.; TAVARES, M.; OLIVEIRA, R.; NEIRA, M.; SOUZA JÚNIOR, M. PHYSICAL EDUCATION TEACHERS’ CURRICULAR APPROPRIATIONS AND PRODUCTION. Movimento, [S. l.], v. 23, n. 4, p. 1177–1190, 2017. DOI: 10.22456/1982-8918.69700. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/69700. Acesso em: 24 jun. 2025.

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Section

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