O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A INTERVENÇÃO EM EQUIPES MULTIPROFISSIONAIS

Autores

  • Daniela Schwabe Minelli Universidade Estadual de Londrina
  • Jeane Barcelos Soriano Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Paula Evelise Fávaro Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.5324

Palavras-chave:

Educação Física. Pessoal de saúde. Responsabilidade legal. Conflito.

Resumo

Considerando que, junto às equipes multiprofissionais, a intervenção é composta por vários tipos de conhecimentos especializados para solucionar um determinado problema, tivemos como objetivos: (a) verificar qual a perspectiva da equipe multiprofissional sobre a contribuição específica do profissional de Educação Física; (b) identificar como os profissionais de Educação Física se auto-avaliam junto à realização de um trabalho multiprofissional; e (c) averiguar a compreensão dos membros da equipe sobre aspectos necessários para subsidiar sua intervenção. O estudo foi composto por oito profissionais. Utilizamos a entrevista semi-estruturada e a análise de conteúdo com categorias estabelecidas a priori. No contexto investigado as interações profissionais se apresentaram conflituosas e concorrentes, havendo a subordinação à área dominante (Medicina) e hierarquização das profissões secundárias no setor da saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Schwabe Minelli, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Associado UEL-UEM - Grupo de Estudo sobre a Intervenção do Profissional de Educação Física (GEIPEF) – CEFE – Universidade Estadual de Londrina.

Jeane Barcelos Soriano, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Paula Evelise Fávaro, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Publicado

2010-01-06

Como Citar

MINELLI, D. S.; SORIANO, J. B.; FÁVARO, P. E. O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A INTERVENÇÃO EM EQUIPES MULTIPROFISSIONAIS. Movimento, [S. l.], v. 15, n. 4, p. 35–62, 2010. DOI: 10.22456/1982-8918.5324. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/5324. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais