La Educación Física Escolar como tema de la producción del conocimiento el las revistas del área en Brasil (1980-2010): parte II

Autores/as

  • Valter Bracht Laboratório de Estudos em Educação Física. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Federal do Espírito Santo.
  • Bruno Faria Laboratório de Estudos em Educação Física. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Federal do Espírito Santo.
  • Cláudia Moraes Laboratório de Estudos em Educação Física. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Federal do Espírito Santo.
  • Erivelton Fernandes Laboratório de Estudos em Educação Física. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Federal do Espírito Santo.
  • Felipe Quintão de Almeida Laboratório de Estudos em Educação Física. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Federal do Espírito Santo.
  • Filipe Ghidetti Laboratório de Estudos em Educação Física. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Federal do Espírito Santo.
  • Ivan Gomes Laboratório de Estudos em Educação Física. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Federal do Espírito Santo.
  • Maria Rocha Laboratório de Estudos em Educação Física. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Federal do Espírito Santo.
  • Thiago Machado Laboratório de Estudos em Educação Física. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Federal do Espírito Santo.
  • Ueberson Almeida Laboratório de Estudos em Educação Física. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Federal do Espírito Santo.
  • Vinícius Penha Laboratório de Estudos em Educação Física. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Federal do Espírito Santo.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.30158

Palabras clave:

Educação Física, Esportes, Educação

Resumen

En esta segunda parte del estudio, presentamos un análisis de la producción del conocimiento sobre Educación Física escolar divulgada en cuatro de las principales publicaciones brasileñas: Movimento, Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Motrivivência e Pensar a Prática. Los análisis se concentran en las tres categorías identificadas en la primera parte de esta publicación, a saber: Fundamentación, Intervención y Diagnósticos. Se discutieron los principales problemas, orientaciones teóricas, perspectivas metodológicas que orientan los estudios publicados, así como, lo que ellos indican a partir de los resultados como perspectivas e indicaciones. Destacamos en las conclusiones la creciente pluralidad de los abordajes teóricos (después de un período inicial – década de 1980 – de gran predominio de la perspectiva marxista), un mayor equilibrio entre estudios ensayísticos e investigaciones empíricas (después, también, gran predominio de los ensayos) y, aún, la presencia y la influencia, actuando como tela de fondo de la producción del conocimiento sobre este tema, del llamado Movimiento Renovador de la Educación Física brasileña.

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Biografía del autor/a

Valter Bracht, Laboratório de Estudos em Educação Física. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Federal do Espírito Santo.

Possui doutorado - Universität Oldenburg (1990). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Espírito Santo, onde coordena o Laboratório de Estudos em Educação Física do CEFD. Foi presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (1991/93 e 1993/95). Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educacao fisica escolar, formação continuada de professores, educacao e epistemologia.

Bruno Faria, Laboratório de Estudos em Educação Física. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Federal do Espírito Santo.

Possui graduação em Educaçao Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Realizou Estágio de Doutoramento Sanduíche na Goethe Universität - Franfkfurt am Main/Alemanha. Tem experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase em: epistemologia da educação física, educação física escolar cotidiano escolar, sociologia e filosofia política do reconhecimento, educação e educação física na infância. É integrante do Laboratório de Estudos em Educação Física (LESEF/UFES) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC).

Cláudia Moraes, Laboratório de Estudos em Educação Física. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Federal do Espírito Santo.

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004). Concluiu o Mestrado (2007) e o Doutorado (2017) pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, na linha de pesquisa Sociologia e História da Educação, com estágio sanduíche na Faculté d'Education de l'Université de Montpellier. Tem experiência na área da Educação e Educação Física como professora de Redes Municipais de Ensino e como professora do Ensino Superior. Possui interesse em estudos relacionados à História e Ensino da Educação Física, História e Sociologia do esporte e das práticas corporais.

Erivelton Fernandes, Laboratório de Estudos em Educação Física. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Federal do Espírito Santo.

Graduado em Educação Física Licenciatura pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Felipe Quintão de Almeida, Laboratório de Estudos em Educação Física. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Federal do Espírito Santo.

Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Doutorado em Educação pela mesma instituição (2009). Licenciando em Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo (2011). Tem experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase em: educação física escolar e epistemologia da educação física. Entre 2010 e 2018, foi editor adjunto da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE) e do Cadernos de Formação RBCE .

Filipe Ghidetti, Laboratório de Estudos em Educação Física. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Federal do Espírito Santo.

Possui graduação em Educação Física - Licenciatura pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012) e doutorado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Ivan Gomes, Laboratório de Estudos em Educação Física. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Federal do Espírito Santo.

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1994), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e doutorado em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é professor efetivo do Centro de Educação Física e Desportos na Universidade Federal do Espírito Santo. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF/CEFD/UFES). Bolsista Pesquisador Edital FAPES 04/2015. Tem experiência na área de educação física, atuando principalmente nos seguintes temas: corpo, educação, educação física e saúde.

Maria Rocha, Laboratório de Estudos em Educação Física. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Federal do Espírito Santo.

É professora do curso de Licenciatura em Educação Física do Centro Universitário Católica de Vitória - UCV e também professora de Educação Física na Educação Básica na Prefeitura Municipal de Vitória-ES. É formada em Bacharelado e Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui Mestrado em Educação Física (PPGEF - UFES).

Thiago Machado, Laboratório de Estudos em Educação Física. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Federal do Espírito Santo.

É professor do curso de Licenciatura em Educação Física da "Católica de Vitória - Centro Universitário" e docente efetivo da Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo (SEDU). Licenciou-se em Educação Física pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES), onde também cursou o Mestrado em Educação Física (PPGEF - UFES) e o Doutorado em Educação Física (PPGEF - UFES). É membro do Laboratório de Estudos em Educação Física (LESEF), desenvolvendo pesquisas nas áreas de concentração: 'Teorias pedagógicas da Educação Física' e 'Epistemologia da Educação Física'. Participa da Rede Internacional de Investigação Pedagógica em Educação Física Escolar (REIIPEFE). Fez parte da Secretaria Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, no Estado do Espírito Santo (tendo atuado nas gestões 2010-2012 e 2012-2014).

Ueberson Almeida, Laboratório de Estudos em Educação Física. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Federal do Espírito Santo.

Possui graduação e mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2014). Atualmente é professor adjunto do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo, onde também atua como docente do Mestrado Profissional em Educação Física. É professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da UFES. Tem experiência na área da Saúde e da Educação Física Escolar: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Atua principalmente nos seguintes temas: Formação, trabalho e saúde, educação física escolar, práticas corporais e saúde. Membro do Laboratório de Estudos em Educação Física -LESEF/CEFD/Ufes.

Vinícius Penha, Laboratório de Estudos em Educação Física. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Federal do Espírito Santo.

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF), na linha de pesquisa Educação Física, Cotidiano, Currículo e Formação Docente pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). A tese tem como título "Educação popular, corpo e educação física: relações com a educação de jovens e adultos". Possui graduação e mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo. Possui experiência como professor de educação física na educação básica nos níveis fundamental I e II, ensino médio e educação de jovens e adultos. Tem experiência no ensino superior e em formação continuada de professores. É membro do Laboratório de Estudos em Educação Física (LESEF) do CEFD/UFES, do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJA) do Centro Pedagógico da UFES e docente do Grupo de Capoeira Beribazu.

Publicado

2012-06-27

Cómo citar

BRACHT, V.; FARIA, B.; MORAES, C.; FERNANDES, E.; ALMEIDA, F. Q. de; GHIDETTI, F.; GOMES, I.; ROCHA, M.; MACHADO, T.; ALMEIDA, U.; PENHA, V. La Educación Física Escolar como tema de la producción del conocimiento el las revistas del área en Brasil (1980-2010): parte II. Movimento, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 11–37, 2012. DOI: 10.22456/1982-8918.30158. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/30158. Acesso em: 24 jun. 2025.

Número

Sección

En foco #1

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