Educación Física y cultura digital

perspectivas, estrés y aportes en la formación de profesores de este componente curricular

Autores/as

  • Rodrigo de Souza Santos Universidade Federal de Sergipe, Programa de Pós-Graduação em Educação, São Cristóvão, SE https://orcid.org/0000-0002-3295-623X
  • Gustavo Roese Sanfelice Universidade Feevale, Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Novo Hamburgo, RS https://orcid.org/0000-0003-0159-3584
  • Cristiano Mezzaroba Universidade Federal de Sergipe, Programa de Pós-Graduação em Educação, São Cristóvão, SE https://orcid.org/0000-0003-4214-0629

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.130190

Palabras clave:

Formación, Educación Física, Enseñanza, Cultura digital

Resumen

El objetivo de este texto es comprender y explicar cuáles son las perspectivas, tensiones y aportes de la cultura digital en la formación de docentes del componente curricular de Educación Física. La metodología aplicada consistió en la aplicación de cuestionarios a través de formularios en línea y la aplicación de entrevistas, configurándose como un estudio de caso. Los sujetos de la investigación fueron profesores de la Licenciatura en EF de la Universidad Federal de Sergipe. El análisis se constituyó mediante la aplicación de la técnica de análisis de contenido, donde los resultados identifican que los docentes tienen perspectivas formativas heterogéneas en el contexto de la cultura digital, así como también reportarán tensiones que se presentan como desafíos y obstáculos constructivos en el diálogo con la cultura digital. En este contexto, se evidencian contribuciones formativas, como el establecimiento de una perspectiva crítica en el proceso de enseñanza-aprendizaje, tanto en el ámbito escolar como académico, para el campo de la Educación Física.

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Biografía del autor/a

Rodrigo de Souza Santos, Universidade Federal de Sergipe, Programa de Pós-Graduação em Educação, São Cristóvão, SE

Mestre em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação da UFS (PPGED/UFS) Linha de Pesquisa: Linguagens, Tecnologias e Educação. Licenciado em Educação Física na Universidade Federal de Sergipe (DEF/UFS). . Membro dos Grupos de Pesquisa Observatório da Mídia Esportiva (OME/UFS) e Grupo de Estudos e Pesquisa Sociedade, Cultura e Educação Física (GEPESCEF/UFS).

 

Gustavo Roese Sanfelice, Universidade Feevale, Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Novo Hamburgo, RS

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2001); Mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e Doutorado em Ciências da Comunicação/Universidade do Vale do Rio dos Sinos/Unisinos (2007). Atualmente é professor Titular da Universidade Feevale, como professor do quadro permanente do o Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social/Feevale. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Esporte e no estudo de diferentes mídias desde 1998. É membro do comitê científico do Grupo de Trabalho Temático Comunicação e Mídia do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, desde 2003 (foi coordenador no ciclo 2009/2011). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Feevale desde 2008 (foi coordenador no ciclo 2010/2016). Líder do Grupo de Pesquisa CNPq : Análise dos Processos Midiáticos e Práticas Socioculturais desde 2013. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social/Feevale (ciclo 2019/2021). 

Cristiano Mezzaroba, Universidade Federal de Sergipe, Programa de Pós-Graduação em Educação, São Cristóvão, SE

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFS). Coordenador do GEPESCEF – Grupo de Estudos e Pesquisas Sociedade, Cultura e Educação Física/UFS. Aracaju – SE, Brasil. Também atua como pesquisador no Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu (LAPSB/UFSC) e no Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq).

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Publicado

2023-12-27

Cómo citar

SANTOS, R. de S.; ROESE SANFELICE, G.; MEZZAROBA, C. Educación Física y cultura digital: perspectivas, estrés y aportes en la formación de profesores de este componente curricular. Movimento, [S. l.], v. 29, p. e29068, 2023. DOI: 10.22456/1982-8918.130190. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/130190. Acesso em: 24 jun. 2025.

Número

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