SEGUIMIENTO DE LA PLANIFICACIÓN ESTRATÉGICA DE LA ESCUELA DE EDUCACIÓN FÍSICA DE LA UNIVERSIDAD FEDERAL DE OURO PRETO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.116467

Palabras clave:

COVID-19. Educación Superior. Indicadores de Gestión. Planificación Estratégica.

Resumen

Monitorear y analizar la ejecución de las metas pactadas en la Planificación Estratégica de la Escuela de Educación Física de la Universidad Federal de Ouro Preto, en los 18 primeros meses de implementación. Se realizaron 15 entrevistas semiestructuradas con 12 mentores y tres estudiantes representantes estudiantiles. Se utilizo el análisis de contenido, lo que posibilitó delinear cuatro categorías: a) resultados preliminares obtenidos; b) potencial del instrumento; c) barreras y enfrentamientos; d) propuestas de mejora. Se observó que la mayoría de las metas tenían acciones iniciadas, pero ninguna concluida. Es de destacar que el contexto de pandemia mundial (COVID-19) tuvo un impacto significativo sobre los resultados. El estudio presenta un carácter de monitoreo en relación a la herramienta de gestión, considerando la relevancia de implementar mecanismos para la evaluación sistematizada de los indicadores de desempeño institucionales. Se espera que se fortalezca el potencial percibido, se superen barreras y se discutan colectivamente propuestas de mejora con el objetivo de desarrollar la institución.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bruno Ocelli Ungheri, Universidade Federal de Ouro Preto, MG

Graduado em Educação Física pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), especialista em Políticas Públicas pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (FAFICH / UFMG), mestre e doutor em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor da Escola de Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto, líder do LAGEP (Laboratório Lazer, Gestão e Política) e do GEPOPS (Grupo de Pesquisa em Gestão, Política Pública e Sociedade). Membro do ORICOLÉ (Laboratório sobre formação e intervenção profissional em lazer) e da ANPEL (Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação em Estudos do Lazer). 

Sarah Alessandra Alves Lelis, Universidade Federal de Ouro Preto, MG

Discente da Universidade Federal de Ouro Preto

Everton Rocha Soares, Universidade Federal de Ouro Preto, MG

Everton Rocha Soares, possui Graduação em Educação Física pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (2002), Especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Veiga de Almeida (2003), Especialização (2005), Mestrado (2008) e Doutorado (2012) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atualmente é professor adjunto dos cursos de Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto.

Renato Melo Ferreira, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduação em Educação Física pelo Centro Universitário de Belo Horizonte Uni-BH (2006). Mestrado (2010) e Doutorado (2013) em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Atualmente é professor da Escola de Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto (EEF-UFOP), membro do Laboratório de Estudos e Pesquisa do Esporte e Exercício e coordenador do Laboratório de Atividades Aquáticas (LAQUA). Tem experiência nas áreas de Atividades Aquáticas, Treinamento Esportivo e Psicologia do Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: fatores intervenientes ao treinamento de nadadores, contexto do desenvolvimento expert nas atividades aquáticas, processo de maturação e desempenho esportivo e estudos de Tracking. Atleta de natação desde 1990, atual recordista Americano e Pan Americano Master em piscina Longa (4x50 medley 120+) (2018-Atual), atleta de maratonas aquáticas, experiência em pólo aquático. Realizador de evento para o desenvolvimento das atividades aquáticas. Membro da Federação Aquática Mineira (FAM), como árbitro, diretor de arbitragem e diretor científico. Parcerias acadêmicas com a FAM e Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Árbitro de Natação nos Jogos Olímpicos do Rio2016 e nos II Juegos Suramericanos de la Juventud - Santiago 2017.

Albená Nunes da Silva, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), especialização em Treinamento Esportivo pela Universidade Gama Filho/UGF (2002) e mestrado em Biomédicas pelo Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte (2008). Realizou o doutorado no programa de Pós-graduação em Biologia Celular no departamento de Morfologia da UFMG (2014). Desenvolveu o primeiro estágio pós doutoral no mesmo programa e departamento (2015). Realizou o segundo pós doutorado no Programa de Pós Graduação em Bioquímica e Imunologia no ICB/UFMG. O terceiro pós doutorado realizou na McGill University (Montreal/Canadá). Foi professor voluntário no Departamento de Morfologia da UFMG e substituto na UFV - Florestal. Membro fundador da Sociedade Brasileira de Imunologia do Exercício. Trabalhou como Professor Visitante na McGill University (Montreal/Canadá/2019). Professor e Pesquisador na Escola de Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto desde 2015. Coordenador da Academia de Musculação e do Ginásio de Ginástica da EEFUFOP. Orientador de mestrado e doutorado (UFOP e UFMG). Professor permanente e Membro do Colegiado do Programa de Pós Graduação em Saúde e Nutrição (PPGSN) da UFOP. Membro titular do Comitê de Ciências da Vida da UFOP. Coordena pesquisas nas áreas de exercício físico, hipertrofia muscular, estresse oxidativo, emagrecimento, inflamação e imunologia do exercício.

Publicado

2021-11-08

Cómo citar

UNGHERI, B. O.; LELIS, S. A. A.; SOARES, E. R.; FERREIRA, R. M.; SILVA, A. N. da. SEGUIMIENTO DE LA PLANIFICACIÓN ESTRATÉGICA DE LA ESCUELA DE EDUCACIÓN FÍSICA DE LA UNIVERSIDAD FEDERAL DE OURO PRETO. Movimento, [S. l.], v. 27, p. e27060, 2021. DOI: 10.22456/1982-8918.116467. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/116467. Acesso em: 25 jun. 2025.

Número

Sección

Artículo Original