PESQUISA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E OS “ESTUDOS NOS/DOS/COM OS COTIDIANOS”: ENTRE O CONTEXTUALISMO E A TRANSCENDÊNCIA

Autores

  • Thiago da Silva Machado Centro Universitário Católica de Vitória (UCV)
  • Valter Bracht LESEF-CEFD (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.78334

Palavras-chave:

Educação Física. Educação. Pesquisa. Teoria social.

Resumo

Trata de um estudo teórico que discute a pesquisa pedagógica em Educação Física (EF), problematizando a pertinência da adoção da perspectiva dos “estudos nos/dos/com os cotidianos” (FERRAÇO, 2007) como artefato teórico-metodológico alternativo às pesquisas clássicas. Destaca positivamente os aspectos metodológicos e o tipo de valorização da produção docente preconizada nestas investigações. Considera, frente ao diagnóstico acerca das práticas pedagógicas da EF Escolar, a necessidade de manutenção de um tipo de teorização pedagógica ainda dotada de um referente normativo crítico. Sugere, por fim, a assunção da proposta de “reconstrução normativa” de Axel Honneth (2015), a fim de potencializar a noção de uma “crítica imanente” nas pesquisas pedagógicas da EF.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago da Silva Machado, Centro Universitário Católica de Vitória (UCV)

Mestre em Educação Fisica - PPGEF-UFES

Valter Bracht, LESEF-CEFD (UFES)

Prof. Doutor - PPGEF - UFES

Downloads

Publicado

2018-03-29

Como Citar

MACHADO, T. da S.; BRACHT, V. PESQUISA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E OS “ESTUDOS NOS/DOS/COM OS COTIDIANOS”: ENTRE O CONTEXTUALISMO E A TRANSCENDÊNCIA. Movimento, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 319–330, 2018. DOI: 10.22456/1982-8918.78334. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/78334. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.