ESCLARECIMENTO E EMANCIPAÇÃO - PRESSUPOSTOS DE UMA TEORIA EDUCACIONAL CRÍTICA PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.2456Keywords:
Conhecimento. Currículo. Educação Física.Abstract
Tentarei mostrar que pode-se facilmente relacionar com as diferentes áreas específicas do conhecimento, porém, gostaria de apontar algumas situações em que Educação Física/Esportes têm se postado de forma anti-esclarecedora e anti-emancipatória. E, com a atual situação Educação Física Escolar, sendo "elevada" à condição de "componente curricular" , integrada à proposta pedagógica da escola (nova LDB), talvez seja chegada a hora, de seus profissionais apresentarem uma argumentação pedagógica legitimadora e convincente, de sua contribuição na chamada formação da cidadania. Para tanto, as chamadas propostas renovadoras com projetos concretos de intervenção nesta realidade e surgidas somente no inicio dos anos 90, talvez possam vir a ser, doravante, melhor consideradas, ampliadas e redimensionadas para a prática.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Movimento adopts the Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) for approved and published works. This means that authors:
- keep their copyrights and grant right of first publication to the journal; and
- as long as the authors’ names and Movimento’s initial publication rights are acknowledged, the authors may share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially).
