EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL: PANORAMA, DESAFIOS E ENFRENTAMENTOS CURRICULARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.106233

Palavras-chave:

Educação Física. Pandemia. Escola. Currículo.

Resumo

O ano de 2020 trouxe a Pandemia de COVID-19 atingindo o mundo. As medidas de contenção da propagação incluíram o distanciamento social, provocando, em meados de março de 2020, o fechamento das escolas. Isso ocasionou o deslocamento de aulas presenciais para remotas. A partir disso, objetivamos compreender o modo como a Educação Física, no Rio Grande do Sul, tem se posicionado no cenário das aulas remotas. Realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa com professores que atuam em escolas do Rio Grande do Sul e estão trabalhando com Educação Física pelo ensino remoto. O instrumento foi um questionário com 20 perguntas enviado por e-mail. Percebemos que a Educação Física acompanhou as atividades produzidas pelas escolas, mas, identificamos alterações na forma de condução e ressaltamos os desafios do trabalho dos docentes e os efeitos no currículo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roseli Belmonte Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS

É professora Adjunta no Curso de Educação Física da Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência na área de Educação Física, trabalhando com Educação Física Escolar, Educação Inclusiva, Formação de professores Currículo . Desenvolve pesquisas nessas áreas. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Mestre em Educação com ênfase nos Estudos Culturais. Graduada em Educação Física - Licenciatura Plena - pela Universidade Luterana do Brasil ULBRA/Canoas (2006). 

Denise Grosso da Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS

Professora Classe D Nível 1 da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEFID/UFRGS). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano - PPGCMH.  É Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) com Pós-doutorado no PPGCMH da UFRGS.

Francine Muniz Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS

Estudante de graduação em Educação Física na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi Bolsista de Extensão no grupo GEDAEF/ESEFID/UFRGS. É bolsista de iniciação científica no GEDAEF/ESEFID/UFRGS.

Nícolas Fernandes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS

Estudante de graduação em Educação Física na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  É bolsista de iniciação científica no GEDAEF/ESEFID/UFRGS.

Downloads

Publicado

2020-12-08

Como Citar

MACHADO, R. B.; FONSECA, D. G. da; MEDEIROS, F. M.; FERNANDES, N. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL: PANORAMA, DESAFIOS E ENFRENTAMENTOS CURRICULARES. Movimento, [S. l.], v. 26, p. e26081, 2020. DOI: 10.22456/1982-8918.106233. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/106233. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais