PHYSICAL EDUCATION AND THE MEDIA: BIBLIOMETRIC STUDY ON WEB OF SCIENCE – 1945-2019

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.102377

Keywords:

Physical Education. Media. Bibliometry

Abstract

We mapped studies that involve relationships between ‘Physical Education and the media’ and identified how the media is touched by Physical Education, reflecting on the findings. The methodological procedures include bibliometrics analyses carried out on Web of Science for 1945-2019, and Content Analysis. The theme is emerging and has not been addressed globally. Brazilian participation is highlighted, but the total number of publications is low. The areas of knowledge that most discuss the subject are the Humanities, Health Sciences and Applied Social Sciences. There are challenges to be overcome regarding collaboration networks among authors, institutions and countries. Prominent categories include ‘influence of the media to form the audience’s subjectivities’ and those that, based on different specificities, are linked to the school.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cássia Marques Cândido, Universidade do Estado do Rio de Janeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus avançado Resende

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), mestrado em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialização em Psicopedagogia e Orientação Orientação pela UFRRJ. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), campus avançado Resende. Cursa doutorado em Ciências do Exercício Físico e do Esporte na UERJ. Participa de pesquisas sobre Educação Física e mídia.

Maxwel de Azevedo Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus avançado Resende

Possui Mestrado Profissional em Administração (2015) e Graduação em Administração (2012) - ambos pela pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e membro pesquisador do Grupo de Pesquisas em Administração e Desenvolvimento (GPADES/UFF) e do Grupo de Estudos Multidisciplinares em Tecnologia e Ciências (GEMTC/IFRJ). Tem experiência na área de Administração.

Alexandre Palma de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1986), mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1995), doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2002) e estágio de pós-doutorado no Instituto de Psiquiatria (IPUB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e no Programa de Pós-graduação em Ciências do Exercício e do Esporte da Universidade Gama Filho (2014). Atualmente, é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde leciona na Escola de Educação Física e Desportos. Atua, ainda, como parecerista dos seguintes periódicos: Journal of Sports Sciences, Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Revista Movimento, Ciência & Saúde Coletiva e Arquivos em Movimento (UFRJ). Tem experiência acadêmica no campo da Educação Física nas seguintes áreas: treinamento desportivo, atividade física e promoção da saúde e futebol.

Monique Ribeiro de Assis, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Psicanalista. Possui graduação em Psicologia, graduação em Educação Física, mestrado e doutorado pela Universidade Gama Filho. Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e atua no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte e do Exercício da UERJ. Desenvolve suas pesquisas na área do imaginário social, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso (imagem e palavra), questões relacionadas à imagem corporal, consumo associado ao aperfeiçoamento do corpo e subjetividades contemporâneas, universo da dança em seu contexto histórico e estético. Membro provisório da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ).

Published

2021-04-02

How to Cite

CÂNDIDO, C. M.; FERREIRA, M. de A.; OLIVEIRA, A. P. de; ASSIS, M. R. de. PHYSICAL EDUCATION AND THE MEDIA: BIBLIOMETRIC STUDY ON WEB OF SCIENCE – 1945-2019. Movimento, [S. l.], v. 27, p. e27024, 2021. DOI: 10.22456/1982-8918.102377. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/102377. Acesso em: 25 jun. 2025.

Issue

Section

Original Articles