CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO COTIDIANO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO EM PERIÓDICOS NACIONAIS

Autores

  • Juliana de Oliveira Freire Universidade de Brasília (UnB)
  • Aldecilene Cerqueira Barreto Universidade de Brasília (UnB)
  • Ingrid Dittrich Wiggers Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.93986

Palavras-chave:

Revisão sistemática. Currículo. Educação Física. Ensino Fundamental.

Resumo

No presente artigo analisamos as articulações entre currículo e prática pedagógica da Educação Física no cotidiano escolar do Ensino Fundamental. Para tanto, realizamos um estudo de revisão sistemática em periódicos do campo da Educação Física brasileira, resultando numa seleção de 13 artigos entre 2008 e 2017. Concluímos que os Parâmetros Curriculares Nacionais, os currículos dos estados e municípios e os projetos político-pedagógicos subsidiam o planejamento e a prática pedagógica, sem interferir na autonomia do professor. Os estudos apresentados indicam a sistematização dos conteúdos como elemento preponderante para a legitimação da Educação Física. As elaborações e análises de propostas de ensino repercutiram a hegemonia do esporte como conteúdo, porém percebemos a tentativa de ampliação do seu entendimento como fenômeno cultural. Sugerimos pesquisas que problematizem a prática pedagógica no cotidiano escolar, que subsidiem reformulações e produções curriculares na formação inicial e continuada, em colaboração entre escola e universidade.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana de Oliveira Freire, Universidade de Brasília (UnB)

Professora de Educação Física da Secretaria de Educação do Distrito Federal e doutoranda em Educação na UnB

Aldecilene Cerqueira Barreto, Universidade de Brasília (UnB)

Professora de Educação Física da Secretaria de Educação do Distrito Federal e doutora em Educação Física na UnB

Ingrid Dittrich Wiggers, Universidade de Brasília

Professora Titular da Faculdade de Educação Fisica na UnB. Doutora em Educação pela UFSC. Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede - Pólo UnB. Líder do Imagem - Grupo de Pesquisa sobre Corpo e Educação.

Publicado

2020-03-24

Como Citar

FREIRE, J. de O.; BARRETO, A. C.; WIGGERS, I. D. CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO COTIDIANO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO EM PERIÓDICOS NACIONAIS. Movimento, [S. l.], v. 26, p. e26019, 2020. DOI: 10.22456/1982-8918.93986. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/93986. Acesso em: 27 jun. 2022.

Edição

Seção

Ensaios