CAMINHADA DO PRIVILÉGIO E AS CAUSAS PERCEBIDAS DA DESIGUALDADE SOCIAL: UM DEBATE COM ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.88644Palavras-chave:
Estudantes. Educação Física. Emoções. Percepção social.Resumo
Colocar em perspectiva as representações sociais não é tarefa fácil. Neste trabalho, as percepções de dez estudantes de Educação Física antes e após a Caminhada do Privilégio – dinâmica que representa a trajetória de vida dos participantes através de passos – foram analisadas visando compreender os efeitos da atividade sobre o grupo a partir das percepções de suas posições sociais, dos fatores atribuídos a tais posições e das mudanças de perspectiva desencadeadas pela Caminhada do Privilégio. Os estudantes estimaram corretamente suas posições finais na Caminhada, porém esperavam encontrar pouca diferença entre eles, decorrente do esforço individual e do acesso a direitos e privilégios. Contudo, após a Caminhada do Privilégio, observaram uma grande distância entre eles e questões como gênero, orientação sexual, apoio familiar e condição econômica foram percebidas como centrais. O racismo foi citado, mas de forma reservada, em questionário, indicando a dificuldade de debate aberto de temas sociais.
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