PERSPECTIVA GLOBAL DAS IMAGENS PUBLICADAS EM MANUAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.65304Palavras-chave:
Educação Física. Ensino Fundamental. Imagem corporal. Estereotipagem.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo determinar o tratamento dado às imagens relativas ao corpo e à atividade física presentes nos livros de texto de Educação Física na etapa de Ensino Fundamental. A mostra está constituída por 997 imagens de nove livros de texto publicados por cinco editoras. Realizou-se uma análise descritiva das variáveis sexo, idade, raça e somatotipo que fazem referência ao corpo, e o variáveis tipo, âmbito, espaço e nível de prática referentes à atividade física. Os resultados mostram que se mantêm os estereótipos relativos ao corpo e à atividade física, enfatizando o corpo masculino, de raça branca, com um corpo delgado e cuja idade é a infância, praticando desportos e habilidades motrizes. No entanto, o âmbito e nível de prática de atividade física elitista desapareceu dos manuais, mostrando um primeiro passo para a diversificação de atividades físicas na escola.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
