A PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DE 2001 A 2010: CAMINHOS DA CONSTRUÇÃO DE UM CAMPO

Autores

  • Pedro Henrique Zubcich Caiado de Castro Faculdades São José - curso de Educação Física e curso de Pedagogia. EEFD/UFRJ - Departamento de jogos.
  • Alan Camargo Silva Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes / Escola de Educação Física e Desportos / Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Luis Aureliano Imbiriba Silva Escola de Educação Física e Desportos / Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Sílvia Maria Agatti Lüdorf Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes / Escola de Educação Física e Desportos / Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.64610

Palavras-chave:

Educação Física. Programas de pós-graduação. Atividades científicas e tecnológicas.

Resumo

: Este estudo objetivou compreender a produção de programas de pós-graduação stricto sensu em Educação Física, no período de 2001 a 2010, tendo como pano de fundo as “regras do jogo científico” vigentes no campo. Foram selecionados 1.398 trabalhos, entre dissertações e teses, dos programas de pós-graduação: USP, UNESP, UFRGS, UNICAMP e UGF. A análise dos dados foi realizada a partir dos enfoques temáticos: biodinâmico, sociocultural e pedagógico. Os resultados revelaram a predominância do viés biodinâmico, cuja concentração de estudos reside, principalmente, nos programas da USP, UNESP e UFRGS. Já a temática sociocultural foi identificada com maior incidência na UNICAMP e UGF. O enfoque pedagógico foi encontrado em menor proporção em todos os programas. Uma análise a partir de Pierre Bourdieu apontou que a política da pós-graduação da Área 21, referendada e incentivada pela Capes, e seus impactos no campo têm favorecido essa construção do campo científico da Educação Física.

 

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Biografia do Autor

Pedro Henrique Zubcich Caiado de Castro, Faculdades São José - curso de Educação Física e curso de Pedagogia. EEFD/UFRJ - Departamento de jogos.

Faculdades São José - curso de Educação Física e curso de Pedagogia.
Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes / Escola de Educação Física e Desportos / Universidade Federal do Rio de Janeiro - Departamento de jogos.

Alan Camargo Silva, Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes / Escola de Educação Física e Desportos / Universidade Federal do Rio de Janeiro

Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes / Escola de Educação Física e Desportos / Universidade Federal do Rio de Janeiro

Luis Aureliano Imbiriba Silva, Escola de Educação Física e Desportos / Universidade Federal do Rio de Janeiro

Escola de Educação Física e Desportos / Universidade Federal do Rio de Janeiro

Sílvia Maria Agatti Lüdorf, Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes / Escola de Educação Física e Desportos / Universidade Federal do Rio de Janeiro

Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes / Escola de Educação Física e Desportos / Universidade Federal do Rio de Janeiro - Departamento de Ginástica

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Publicado

2017-09-30

Como Citar

CASTRO, P. H. Z. C. de; SILVA, A. C.; SILVA, L. A. I.; LÜDORF, S. M. A. A PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DE 2001 A 2010: CAMINHOS DA CONSTRUÇÃO DE UM CAMPO. Movimento, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 869–882, 2017. DOI: 10.22456/1982-8918.64610. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/64610. Acesso em: 7 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais