AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: TRAJETÓRIA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA EM PERIÓDICOS (1932-2014)

Autores

  • Wagner dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Matheus Lima Frossard Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria).
  • Juliana Martins Cassani Matos Universidade Federal do Espírito Santos
  • Amarílio Ferreira Neto Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.63067

Palavras-chave:

Educação Física. Avaliação. Atividades científicas e tecnológicas.

Resumo

Tem por objetivo compreender como se constitui o debate no campo científico brasileiro sobre avaliação do processo ensino-aprendizagem em periódicos da área publicados entre 1932 e 2014. Revisa 14 periódicos da área e encontra 56 artigos. Com base em indicadores bibliométricos, estabelece três eixos de análise: distribuição dos artigos por ano de publicação; por periódico; por procedência autoral; por autor. Os resultados apontam para um aumento na produção sobre o tema nos últimos quatro anos, em comparação com a década anterior, entretanto, ainda há lacunas com referência a textos que abordem o ensino infantil e o ensino médio.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Professor Adjunto do Departamento de Ginástica da Universidade Federal do Espírito Santo. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos da Ufes. Pesquisador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA). Bolsista de Pordutividade em Pesquisa 2 - CA ED - Educação.

Matheus Lima Frossard, Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria).

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA).

Juliana Martins Cassani Matos, Universidade Federal do Espírito Santos

Doutoranda em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA).

Amarílio Ferreira Neto, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Professor titular do Departamento de Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos da Ufes. Pesquisador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA).

Downloads

Publicado

2018-03-29

Como Citar

SANTOS, W. dos; FROSSARD, M. L.; MATOS, J. M. C.; FERREIRA NETO, A. AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: TRAJETÓRIA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA EM PERIÓDICOS (1932-2014). Movimento, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 09–22, 2018. DOI: 10.22456/1982-8918.63067. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/63067. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais