A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE A AVALIAÇÃO FORMATIVA: VANTAGENS, DIFICULDADES E SATISFAÇÃO

Autores

  • Rodrigo Atienza Universidad de Valencia
  • Alexandra Valencia-Peris Universidad de Valencia
  • Daniel Marts-García Universidad de Valencia
  • Víctor M. López-Pastor Universidad de Valladolid
  • José Devís-Devís Universidad de Valencia

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.59732

Palavras-chave:

Avaliação educacional. Educação superior. Docentes. Educação Física.

Resumo

O objetivo deste estudo é conhecer como os estudantes de formação inicial para professores de Educação Física percebem a aplicação de um modelo de avaliação formativa, enfocando as vantagens, dificuldades e satisfação deste modelo. O estudo foi realizado com uma amostra de 136 estudantes da Faculdade de Educação. A escala CMEFIEF foi aplicada e foram realizadas estatísticas descritiva e inferencial. Os resultados mostram um alto grau de satisfação do aluno e alta valorização dos benefícios, como oferecer alternativas para todos os alunos e proporcionar uma aprendizagem útil e ativa; enquanto as maiores dificuldades estão relacionadas com os requisitos relativos à participação dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Atienza, Universidad de Valencia

Departamento de Didáctica de la Expresión Musical, Plástica y Corporal. Facultad Magisterio. Universidad de Valencia.

Profesor asociado

Alexandra Valencia-Peris, Universidad de Valencia

Departamento de Didáctica de la Expresión Musical, Plástica y Corporal. Facultad Magisterio. Universidad de Valencia.

Ayudante doctora

Daniel Marts-García, Universidad de Valencia

Departamento de Didáctica de la Expresión Musical, Plástica y Corporal. Facultad Magisterio. Universidad de Valencia.

Contratado doctor

Víctor M. López-Pastor, Universidad de Valladolid

Departamento de Didáctica de la Expresión Musical, Plástica y Corporal. Facultad de Educación de Segovia. Universidad de Valladolid.

Titular universitario

José Devís-Devís, Universidad de Valencia

Departamento de Educación Física y Deportiva. Facultad de Ciencias de la Actividad Física y el Deporte. Universidad de Valencia.

Catedrático universitario

Publicado

2016-12-18

Como Citar

ATIENZA, R.; VALENCIA-PERIS, A.; MARTS-GARCÍA, D.; LÓPEZ-PASTOR, V. M.; DEVÍS-DEVÍS, J. A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE A AVALIAÇÃO FORMATIVA: VANTAGENS, DIFICULDADES E SATISFAÇÃO. Movimento, [S. l.], v. 22, n. 4, p. 1033–1048, 2016. DOI: 10.22456/1982-8918.59732. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/59732. Acesso em: 7 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais