IMPLANTAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE SISTEMATIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Claudio Kravchychyn Universidade do Oeste Paulista
  • Amauri Bássoli de Oliveira Universidade Estadual de Maringá
  • Sônia Maria Vicente Cardoso Universidade do Oeste Paulista

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.5753

Palavras-chave:

Educação Física. Educação primária e secundária. Metodologia.

Resumo

Esta pesquisa de caráter de pesquisa-ação objetivou sistematizar os conteúdos da área e propor o seu desenvolvimento baseada nos pressupostos da pedagogia histórico-crítica. Foram sujeitos do estudo: gestoras, professor e estudantes do Ensino Médio de uma escola particular de Maringá-PR. As ações centraram-se em diagnóstico inicial, através de entrevistas com gestoras e professor e questionário aplicado aos alunos; montagem do currículo, planejamento e desenvolvimento das aulas durante um semestre; avaliação através de observação, novas entrevistas e questionários. Como resultados, obteve-se a aprovação dos participantes ao novo formato, assim como a valorização do componente curricular para suas vidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio Kravchychyn, Universidade do Oeste Paulista

Professor Mestre do Centro Universitário de Maringá, PR, Brasil e Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, SP, Brasil. E-mail: claudiokrav@wnet.com.br

Amauri Bássoli de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Professor Doutor da Universidade Estadual de Maringá, PR, Brasil. E-mail: aaboliveira@uem.br

Sônia Maria Vicente Cardoso, Universidade do Oeste Paulista

Mestre em Educação Professora Doutora da Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, SP, Brasil. E-mail: svcardoso@superig.com.br

Publicado

2008-09-04

Como Citar

KRAVCHYCHYN, C.; OLIVEIRA, A. B. de; CARDOSO, S. M. V. IMPLANTAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE SISTEMATIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO. Movimento, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 39–62, 2008. DOI: 10.22456/1982-8918.5753. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/5753. Acesso em: 6 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais