CONTRIBUTOS DA ESTIMULAÇÃO DA RECORDAÇÃO PARA IDENTIFICAR E PROMOVER ESTRATÉGIAS DE AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM DURANTE O ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Luciana Toaldo Gentilini Avila Universidade Federal de Pelotas. Faculdade de Educação. Pelotas, RS.
  • Ana Margarida Veiga Simão Universidade de Lisboa. Faculdade de Psicologia. Lisboa, PT.
  • Lourdes Maria Bragagnolo Frison Universidade Federal de Pelotas. Faculdade de Educação. Pelotas, RS.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.56840

Palavras-chave:

Rememoração mental. Aprendizagem. Docentes. Estágio.

Resumo

Compreender as potencialidades da técnica da estimulação da recordação na promoção da reflexão de seis estagiários de um curso de licenciatura em Educação Física sobre o seu desempenho constitui o objetivo deste estudo. Por meio da análise textual discursiva emergiram quatro categorias (planejamento; antecipação de resultados e previsão de solução; promoção da autorregulação da aprendizagem dos aluno; autorreflexão), as quais buscam responder às questões levantadas no estudo. Os dados sugerem que a utilização da estimulação da recordação contribuiu para a promoção da autorregulação da aprendizagem dos estagiários e para a formulação de diferentes soluções frente aos desafios do estágio.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Toaldo Gentilini Avila, Universidade Federal de Pelotas. Faculdade de Educação. Pelotas, RS.

Licenciada em Educação Física e Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas. Doutoranda do programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas.

Ana Margarida Veiga Simão, Universidade de Lisboa. Faculdade de Psicologia. Lisboa, PT.

Professora do Programa Intercalar de Doutoramento em Psicologia da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.

Lourdes Maria Bragagnolo Frison, Universidade Federal de Pelotas. Faculdade de Educação. Pelotas, RS.

Professora do Programa de pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas.

Downloads

Publicado

2016-01-29

Como Citar

GENTILINI AVILA, L. T.; VEIGA SIMÃO, A. M.; BRAGAGNOLO FRISON, L. M. CONTRIBUTOS DA ESTIMULAÇÃO DA RECORDAÇÃO PARA IDENTIFICAR E PROMOVER ESTRATÉGIAS DE AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM DURANTE O ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Movimento, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 597–610, 2016. DOI: 10.22456/1982-8918.56840. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/56840. Acesso em: 5 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais