POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO

Autores

  • Marlon André da Silva Instituto Federal Rio Grande do Sul - Campus Canoas - Departamento de Educação Física.
  • Lisandra Oliveira e Silva Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Vicente Molina Neto Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.54333

Palavras-chave:

Ensino médio. Educação profissionalizante. Instituições. Políticas públicas.

Resumo

A educação profissional e tecnológica está em expansão no Brasil, com a atribuição de contribuir para o desenvolvimento material da nação. Porém, é tarefa dos Institutos Federais de Educação (IFes) avançar para além do desenvolvimento material, cabendo-lhes proporcionar a formação para o pensar, a qual não se restringe à formação de técnicos especializados. A partir desses pressupostos faz-se uma reflexão sobre as possibilidades e os desafios da Educação Física (EF) nos (IFes), partindo-se da seguinte questão orientadora: o fato de os estudantes dos IFes procurarem certificação e qualificação profissionalizante nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio lhes isenta o acesso à cultura corporal de movimento? Metodologicamente, trata-se de um ensaio reflexivo, sem a consideração de dados empíricos. Ao fim, chama-se a atenção para a relação existente entre as possibilidades da EF nos IFes e o embate político-epistemológico – em nível macro e micro – no contexto da criação dos IFes. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlon André da Silva, Instituto Federal Rio Grande do Sul - Campus Canoas - Departamento de Educação Física.

Docente de Educação Física do Instituto Federal Rio Grande do Sul – Câmpus Canoas. Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul (Unijuí). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da Escola de Educação Física (ESEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Lisandra Oliveira e Silva, Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Doutora em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS. Docente do Curso de Graduação em Educação Física da UFRGS.

Vicente Molina Neto, Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Doutor em Filosofia e Ciências da Educação – Universidad de Barcelona. Docente de Graduação e Pós-Graduação da ESEF/UFRGS.

Downloads

Publicado

2015-12-11

Como Citar

SILVA, M. A. da; SILVA, L. O. e; MOLINA NETO, V. POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO. Movimento, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 325–336, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.54333. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/54333. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios