PRODUTIVISMO NA PÓS-GRADUAÇÃO. NADA É TÃO RUIM, QUE NÃO POSSA PIORAR. É CHEGADA A VEZ DOS ORIENTANDOS!

Autores

  • Junior Vagner Pereira da Silva Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Luiza Lana Gonçalves-Silva Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Wagner Wey Moreira Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.46187

Palavras-chave:

Ciência. Educação. Indicadores de Ciência. Tecnologia e Inovação.

Resumo

Caracterizado como descritivo/exploratório, através da análise documental o estudo examinou os regulamentos/diretrizes dos programas de Mestrado/Doutorado em Educação Física, buscando avaliar os possíveis efeitos da política adotada pela CAPES sobre as exigências acadêmicas a mestres/doutores. Constatou-se que além do cumprimento de créditos e elaboração de dissertações/teses, a maioria dos programas exige também para titulação a submissão/publicação de trabalhos, sobretudo em periódicos webqualis A1-B5 no mestrado e A1-B1 no doutorado. Conclui-se que as exigências da CAPES tem recaído sobre os candidatos a mestre e doutor, pois a publicação de artigos ao longo do processo de titulação é exigência para titulação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Junior Vagner Pereira da Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutor em Educação Física pela Universidade Católica de Brásia, docente na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, desenvolve estudos relacionados ao Lazer, Políticas públicas e Educação Física Escolar.

Luiza Lana Gonçalves-Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Mestranda em Educação Física pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM; Docente no Curso de Educação Física da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS.

Wagner Wey Moreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Atualmente é professor do Curso de graduação e Mestrado em Educação Física e do Curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal do Tringulo Mineiro - UFTM e professor convidado do Programa de Pós Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação da Universidade Federal de Pará - UFPA

Publicado

2014-09-26

Como Citar

SILVA, J. V. P. da; GONÇALVES-SILVA, L. L.; MOREIRA, W. W. PRODUTIVISMO NA PÓS-GRADUAÇÃO. NADA É TÃO RUIM, QUE NÃO POSSA PIORAR. É CHEGADA A VEZ DOS ORIENTANDOS!. Movimento, [S. l.], v. 20, n. 4, p. 1423–1445, 2014. DOI: 10.22456/1982-8918.46187. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/46187. Acesso em: 1 abr. 2023.

Edição

Seção

Artigos Originais